Para que serve uma certificação em Business Analysis (BA)?

Uma certificação em Business Analysis, por exemplo PMI-PBA, serve para validar os conhecimentos e a experiência profissional em análise de negócios. As certificações em Business Analysis são oferecidas por organizações de renome, como o Project Management Institute (PMI) e o International Institute of Business Analysis (IIBA), e geralmente requerem que os candidatos demonstrem a sua experiência e conhecimento em áreas-chave de análise de negócios.

Obter uma certificação em Business Analysis (PMI-PBA) pode ajudar os profissionais a:

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  1. Aumentar a credibilidade: As certificações em Business Analysis (PMI-PBA) são altamente reconhecidas no mercado e ajudam os profissionais a demonstrar as suas competências em análise de negócios.
  2. Melhorar as oportunidades de emprego: A obtenção de uma certificação em Business Analysis (PMI-PBA) contribui para os profissionais se destacarem no mercado de trabalho.
  3. Progredir na carreira: As certificações em Business Analysis (PMI-PBA) podem ajudar os profissionais a demonstrar o seu compromisso com a profissão e a qualificarem-se para cargos mais avançados em análise de negócios.
  4. Aumentar a eficácia em projetos: As competências desenvolvidas durante a preparação para uma certificação em Business Analysis (PMI-PBA) ajudam os profissionais a serem mais eficazes nos seus projetos

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Quem (ou quais as profissões) que devem obter certificação em Business Analysis (BA)?

As certificações em Business Analysis (PMI-PBA) são altamente recomendadas para profissionais que desejam construir carreira em análise de negócios, independentemente da sua área de atuação ou setor de mercado. Algumas das profissões que podem beneficiar com a obtenção de uma certificação em Business Analysis (PMI-PBA) incluem:

Analistas de negócios

Analistas de negócios são os profissionais que têm como principal responsabilidade identificar as necessidades dos negócios e projetar soluções para dar resposta a essas mesmas necessidades. Analistas de negócios aplicam uma ampla variedade de conhecimentos em Business Analysis, incluindo técnicas de elicitação de requisitos, análise e documentação de requisitos, modelagem de processos de negócios, análise de custo-benefício e gerenciamento de projetos.

Gestores de projetos

Gestores de projetos são responsáveis por liderar e coordenar a equipa de projeto para atingir os objetivos de negócios. Os gestores de projetos utilizam competências de análise de negócios para compreender as necessidades de negócios e identificar as metas do projeto. Também aplicam técnicas de gestão de projetos para liderar e coordenar a equipa do projeto e garantir a entrega de um produto final bem-sucedido que responda aos requisitos do negócio.

Especialistas em IT

Especialistas em tecnologia da informação são responsáveis por projetar e implementar soluções de tecnologia da informação que respondam às necessidades do negócio. Os Especialistas em IT aplicam conhecimentos e competências em Business Analysis (BA) para compreender as necessidades do negócio e apresentar soluções de IT que satisfaçam essas necessidades. Utilizam técnicas de análise para avaliar soluções existentes e identificar oportunidades de melhoria.

Analistas financeiros

Analistas financeiros utilizam dados financeiros para fornecer informações e análises para ajudar as empresas a tomar decisões de negócios informadas. Aplicam competências em Business Analysis (BA) para perceber quais as necessidades do negócio e fornecer análises financeiras que ajudem a organização a tomar decisões informadas. Recorrem a técnicas de análise financeira para avaliar o desempenho financeiro da empresa e identificar formas de melhorar o desempenho do negócio.

Consultores de negócios

Consultores de negócios trabalham com organizações para identificar oportunidades de negócios e melhorias, além de disponibilizarem soluções que vão de encontro às suas necessidades. Usam conhecimentos de Business Analysis (BA) para compreenderem as necessidades dos clientes e propor soluções de negócios que colmatem essas necessidades. Aplicam técnicas de análise de negócios para avaliar as operações de negócios existentes e identificar formas de melhorar a performance do negócio.

Product Owners

Utilizam a Business Analysis (BA) para determinar os requisitos, as funcionalidades e a prioridade dos itens a incluir em product backlog, da mesma forma que utilizam os conhecimentos de Business Analysis (BA) para manterem o Product Backlog alinhado com a visão do projeto.

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Que profissionais beneficiam com a certificação em Business Analysis (BA)?

Recursos humanos

Embora a função de recursos humanos possa não envolver diretamente a análise de negócios, os conhecimentos em Business Analysis (BA) podem ser úteis no desenvolvimento de soluções eficazes para problemas de pessoal, na avaliação do desempenho da equipa e na elaboração de políticas de RH. O domínio de técnicas de análise de negócios também ajuda os profissionais de RH a desenhar e avaliar programas de formação e desenvolvimento.

Marketing

Os profissionais de marketing beneficiam dos conhecimentos em Business Analysis (BA), especialmente na análise de dados de mercado e nas tendências do setor. A análise de negócios pode ajudar os profissionais de marketing a entender melhor as necessidades e desejos dos clientes, a desenvolver planos de marketing mais eficazes e a medir o desempenho dos programas de marketing.

Vendas

Os profissionais de vendas podem aplicar técnicas de análise de negócios para demonstrar o valor das suas propostas na ótica do cliente.

Principais Certificações em Business Analysis (BA)

As certificações em Business Analysis (BA) são uma forma de validar as competências e conhecimentos dos profissionais da área. Essas certificações são oferecidas por organizações reconhecidas mundialmente e com base em padrões internacionalmente aceites para a prática da análise de negócios.

Algumas das certificações mais conhecidas em Business Analysis (BA) são:

PMI-PBA (PMI Professional in Business Analysis)

Oferecida pelo Project Management Institute (PMI), a certificação PMI-PBA é destinada para profissionais que têm experiência em análise de negócios e em gestão de projetos. Para obter a certificação, é necessário ter pelo menos 4.500 horas de experiência em análise de negócios e em gestão de projetos, além de ter concluído pelo menos 35 horas de formação em análise de negócios.

CBAP (Certified Business Analysis Professional)

Oferecida pelo International Institute of Business Analysis (IIBA), a certificação CBAP é voltada para profissionais que têm experiência em análise de negócios. Para obter a certificação, é necessário ter pelo menos 7.500 horas de experiência em análise de negócios e ter concluído pelo menos 35 horas de educação em análise de negócios.

CCBA (Certification of Capability in Business Analysis)

Também oferecida pelo IIBA, a certificação CCBA é voltada para profissionais que têm pelo menos 3.750 horas de experiência em análise de negócios e que concluíram pelo menos 21 horas de formação em análise de negócios.

ECBA (Entry Certificate in Business Analysis)

Também oferecida pelo IIBA, a certificação ECBA é dirigida para profissionais que estão a iniciar as suas carreiras em análise de negócios. Para obter a certificação, é necessário ter concluído pelo menos 21 horas de formação em análise de negócios e ter conhecimentos básicos em análise de negócios.

CPRE (Certified Professional for Requirements Engineering)

É uma certificação que valida as competências e conhecimentos em engenharia de requisitos. A certificação CPRE é oferecida pelo International Requirements Engineering Board (IREB) e tem por base um conjunto de padrões e práticas comuns em engenharia de requisitos.

IREB Certified Professional for Business Analysis (CPRE-BA)

É uma certificação que atesta as competências em análise de negócios. A certificação CPRE-BA é oferecida pelo International Requirements Engineering Board (IREB) e centra-se num combinado de padrões e práticas comuns em análise de negócios.

Competências Essenciais para Profissionais de Análise

Os profissionais de análise precisam desenvolver uma série de competências, técnicas e não técnicas, para terem sucesso nas suas funções. Descarregue o infográfico e saiba quais as competências que precisa para ser um bom profissional da área!

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Mas quais são as certificações em BA mais relevantes?

As mais relevantes são PMI-PBA (PMI Professional in Business Analysis) e CBAP (Certified Business Analysis Professional).

A certificação PMI-PBA é dirigida para profissionais de análise de negócios que desejam se destacar-se nas suas carreiras. Os candidatos à certificação PMI-PBA devem demonstrar competências em áreas como planeamento e análise de requisitos, gestão de stakeholders, gestão de escopo e de mudanças, entre outras. A certificação PMI-PBA é reconhecida em todo o mundo como uma certificação que atesta o conhecimento de um profissional em análise de negócios.

A certificação CBAP, por sua vez, é voltada para profissionais experientes em análise de negócios que desejam alcançar um nível mais alto de reconhecimento e credibilidade.

Ambas as certificações são altamente valorizadas pelos empregadores em todo o mundo.

A escolha entre a certificação PMI-PBA e CBAP dependerá das necessidades individuais de cada profissional. A certificação PMI-PBA é mais adequada para aqueles que desejam validar suas competências em análise de negócios em geral, enquanto a certificação CBAP é mais indicada para profissionais experientes que desejam alcançar um nível mais alto de reconhecimento e credibilidade.

As certificações do IIBA são semelhantes variam é na experiência do candidato e, portanto, no grau de dificuldade da prova. Estas são baseadas no BABOK, que é um guia de referência para a prática de análise de negócios.

IIBA e PMI – Referenciais

O BABOK é considerado um dos principais recursos para o desenvolvimento de capacidades em análise de negócios, e é utilizado pelo IIBA como base para as suas certificações profissionais em análise de negócios. O BABOK descreve as principais áreas de conhecimento em análise de negócios, incluindo planeamento e monitorização, elicitação de requisitos, gestão e comunicação de requisitos, análise e design de soluções, validação e verificação de soluções e gerenciamento de mudanças.

Já as certificações do PMI (Project Management Institute) são baseadas no PMBOK Guide (Project Management Body of Knowledge), que é um guia de referência para a prática de gestão de projetos.

O PMBOK Guide descreve as melhores práticas em gestão de projetos e é amplamente utilizado como referência para o desenvolvimento de competências em gestão de projetos. As certificações do PMI, como PMI-PBA, são orientadas para validar o conhecimento dos profissionais em gestão de projetos, com base nas práticas recomendadas descritas no PMBOK Guide.

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Certificação CBAP (Certified Business Analysis Professional)

A certificação CBAP (Certified Business Analysis Professional) é uma das mais reconhecidas e respeitadas no campo da Análise de Negócios. É concedida pelo IIBA (International Institute of Business Analysis), uma organização global dedicada ao avanço da profissão de análise de negócios.

A certificação CBAP é destinada a profissionais que possuem pelo menos cinco anos de experiência em Análise de Negócios e que cumprem outros requisitos de elegibilidade, como a conclusão de pelo menos 35 horas de formação em Análise de Negócios e um determinado número de horas de trabalho em áreas específicas da Análise de Negócios.

CBAP abrange diversos conhecimentos relacionados com a Análise de Negócios, incluindo planeamento e monitorização, identificação de requisitos, análise e documentação de requisitos, gestão de requisitos, comunicação e colaboração, técnicas de análise, avaliação de soluções, entre outras.

Obter a certificação CBAP pode trazer uma série de benefícios para os profissionais de Análise de Negócios. Ajuda a sinalizar a competência, o que pode ser especialmente importante num campo onde as empresas podem ter dificuldade em avaliar a competência dos candidatos.

Além disso, a certificação CBAP pode ajudar os profissionais a destacarem-se no mercado de trabalho, aumentando as possibilidades de conseguir novas oportunidades de emprego ou de serem promovidos nas empresas onde trabalham. A certificação é também uma fonte de motivação e de desenvolvimento profissional, incentivando os profissionais a procurar conhecimentos e competências adicionais, obrigando o profissional a manter-se atualizado.

Em síntese, a certificação CBAP (Certified Business Analysis Professional) é uma certificação concedida pelo IIBA (International Institute of Business Analysis) para aqueles que demonstram um nível elevado de conhecimento e competência na área de análise de negócios. A certificação CBAP é um bom cartão de visita para profissionais de análise de negócios que desejam elevar o seu nível de domínio e destacarem-se nas respetivas carreiras. Valida as suas competências, aumenta a confiança e melhora as oportunidades profissionais.

Quais são os requisitos para candidatura à certificação CBAP?

Para se qualificar para a certificação CBAP (Certified Business Analysis Professional), oferecida pelo International Institute of Business Analysis (IIBA), é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  1. Experiência em análise de negócios: deve ter, no mínimo, 7.500 horas de experiência profissional em Análise Empresarial nos últimos 10 anos. Dentro desta experiência, um mínimo de 900 horas completadas em 4 das 6 Áreas de Conhecimento do Guia BABOK®, num total de, pelo menos, 3.600 das 7.500 horas totais exigidas.
  2. Formação em análise de negócios: deve ter concluído pelo menos 35 horas de formação em análise de negócios nos últimas quatro anos. Esta formação pode ter sido obtida através de cursos online ou formação presencial.
  3. Carta de recomendação: necessita de apresentar duas cartas de recomendação de um gestor, supervisor ou colega que possa validar a sua experiência em análise de negócios.
  4. Exame CBAP: deve obter aprovação no exame CBAP para obter a certificação CBAP

Quais são as características do exame CBAP?

O exame CBAP (Certified Business Analysis Professional) é projetado para avaliar o conhecimento e a competência dos profissionais em análise de negócios. Algumas das características do exame CBAP incluem:

  1. Formato do exame: O exame é composto por 120 perguntas de escolha múltipla, que devem ser respondidas em 3,5 horas.
  2. Conteúdo do exame: Formulado a partir do Guia BABOK®, as perguntas do exame são baseadas em cenários e estudos de caso. O exame abrange seis domínios de prática em análise de negócios, incluindo planeamento e acompanhamento de análises empresariais, elicitação e colaboração, gestão do ciclo de vida dos requisitos, análise da estratégia, análise dos requisitos e definição da conceção e avaliação da solução.
  3. Realização do exame: O exame CBAP® pode ser feito online através de um monitor ou num centro de testes PSI. Os exames de certificação do IIBA com controlo remoto online permitem-lhe fazer qualquer exame do IIBA de forma segura online, no seu horário e a partir da comodidade da sua casa.
  4. Pontuação de aprovação: Os candidatos devem atingir uma pontuação mínima para serem aprovados no exame CBAP. O IIBA, geralmente, não divulga a pontuação exata necessária para aprovação.
  5. Recursos permitidos: Durante o exame, não pode usar nenhum recurso, incluindo livros, notas ou dispositivos eletrónicos.
  6. Renovação da certificação: Depois de se tornar um CBAP certificado, é necessário renovar a certificação a cada três anos através de um processo de formação contínua e desenvolvimento profissional.

O Impacto da Análise de Dados na Tomada de Decisões

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Certificação PMI-PBA (PMI Professional in Business Analysis)

A certificação PMI-PBA (PMI Professional in Business Analysis) é oferecida pelo PMI (Project Management Institute) sendo destinada a profissionais de Análise de Negócios que trabalham em projetos ou em estreita colaboração com gestores de projeto.

A certificação PMI-PBA é baseada no Guia PMI de Análise de Negócios, que fornece um conjunto de práticas e técnicas para a Análise de Negócios num ambiente de projeto. A certificação PMI-PBA abrange competências como análise de requisitos, gestão de requisitos, comunicação e colaboração, análise de dados, gestão de mudanças e avaliação de soluções.

Para se candidatar à certificação PMI-PBA, os profissionais têm de ter um mínimo de três anos de experiência em Análise de Negócios, com pelo menos 4.500 horas de experiência em gestão de projetos relacionados com a Análise de Negócios. Além disso, os candidatos necessitam de concluir um mínimo de 35 horas de formação em Análise de Negócios.

A certificação PMI-PBA pode trazer uma série de vantagens para os profissionais de Análise de Negócios. A certificação PMI-PBA é reconhecida em todo o mundo como uma validação das competências e capacidades do profissional em Análise de Negócios. Isto pode aumentar a credibilidade do profissional e ajudá-lo a sobressair no mercado de trabalho.

Além disso, a certificação PMI-PBA ajuda os profissionais de Análise de Negócios a melhorar as suas skills em gestão de projetos e a trabalhar de forma mais eficiente em projetos. Da mesma forma possibilita aos profissionais de gestão de projetos o conhecimento necessário da envolvente de negócio e técnicas associadas, para melhor gerirem o projeto e suas restrições.

Quais são os requisitos para candidatura à certificação PMI-PBA?

Para se candidatar ao exame PMI-PBA, deve cumprir os seguintes requisitos:

  1. Habilitações académicas: É necessário possuir licenciatura.
  2. Experiência em análise de negócios: 36 meses de experiência em análise de negócios (esta experiência deve ter sido adquirida nos últimos 8 anos).
  3. Formação em análise de negócios: deve ter concluído pelo menos 35 horas de formação em análise de negócios.

Depois de cumprir todos estes requisitos, pode inscrever-se para o exame PMI-PBA e, se aprovado, tornar-se um PMI-PBA certificado.

Quais são as características do exame PMI-PBA?

O exame PMI-PBA (Professional in Business Analysis) é uma avaliação rigorosa do conhecimento e competências de um profissional em análise de negócios. Algumas das características do exame PMI-PBA incluem:

  1. Formato do exame: O exame é composto por 200 perguntas de escolha múltipla, que devem ser respondidas em até 4 horas.
  2. Conteúdo do exame: O exame abrange cinco domínios de prática em análise de negócios, incluindo avaliação de necessidades e definição de requisitos, planeamento e monitorização de análise de negócios, validação e verificação de soluções e competências essenciais em análise de negócios.
  3. Nível de dificuldade: O exame PMI-PBA é desafiador, com perguntas que requerem uma compreensão aprofundada dos conceitos de análise de negócios e a sua aplicação em situações reais.
  4. Pontuação de aprovação: Para obter aprovação no exame PMI-PBA, é necessário obter uma pontuação mínima de 60%.
  5. Recursos permitidos: Durante o exame, não pode usar nenhum recurso, incluindo livros, notas ou dispositivos eletrónicos.
  6. Renovação da certificação: Depois de se tornar um PMI-PBA certificado, é necessário renovar a certificação a cada três anos através de um processo de formação contínua e desenvolvimento profissional

Como manter a certificação PMI-PBA?

Para manter a certificação PMI-PBA (PMI Professional in Business Analysis), os profissionais devem cumprir os requisitos de Desenvolvimento de Formação Profissional (PDUs) do PMI e renovar sua certificação a cada três anos.

Os requisitos de PDUs do PMI exigem que os profissionais participem de atividades de desenvolvimento profissional, como formações, cursos, seminários, workshops, palestras, atividades voluntárias, entre outras. Cada atividade concede um determinado número de PDUs, dependendo do seu tipo e duração.

Para manter a certificação PMI-PBA, os profissionais devem obter 60 PDUs em um período de três anos. Pelo menos 35 desses PDUs devem ser na área de análise de negócios, enquanto os outros 25 podem ser noutras outras áreas relacionadas com a gestão de projetos. Além disso, os profissionais devem cumprir um requisito mínimo de 8 PDUs em competências de liderança.

Os profissionais também devem cumprir os requisitos de elegibilidade para a renovação da certificação PMI-PBA. Isso inclui manter a filiação ativa ao PMI, estar em conformidade com o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI e ter cumprido os requisitos de formação e experiência profissional necessários para a certificação.

A renovação da certificação PMI-PBA pode ser feita online, através do portal do PMI. Os candidatos devem apresentar evidências das suas atividades de desenvolvimento profissional e pagar a taxa de renovação da certificação.

O que ganham as empresas com Business Analysts certificados?

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Referencial BABOK

O Guia BABOK (Business Analysis Body of Knowledge) é um guia completo e autoritário que descreve as melhores práticas de análise de negócios. O guia é publicado pelo International Institute of Business Analysis (IIBA) e é amplamente reconhecido como o principal recurso para analistas de negócios em todo o mundo.

O guia é dividido em seis seções principais.

A primeira secção – Introdução

Descreve o papel da análise de negócios e a estrutura do guia. A seção descreve o objetivo do guia, o escopo da análise de negócios e o público-alvo do guia.

A segunda secção – Conceitos-chave

Descreve os principais conceitos e terminologia usados na análise de negócios. A seção descreve termos como requisitos, stakeholders, solução e processo de análise de negócios.

A terceira secção – Tarefas de análise de negócios

É a seção mais extensa do guia e descreve as atividades e tarefas que um analista de negócios deve executar durante o processo de análise de negócios. A seção descreve as tarefas em seis áreas principais: planeamento e monitorização, elicitação, análise, gestão e comunicação de requisitos.

A quarta secção – Técnicas de análise de negócios

Apresenta as técnicas que podem ser usadas para recolher, analisar e documentar requisitos. A seção descreve técnicas como brainstorming, entrevistas, prototipagem e modelagem de processos de negócios.

A quinta secção – Perspetivas de análise de negócios

Refere como a análise de negócios pode ser aplicada em diferentes perspetivas, como a perspetiva de negócios, a perspetiva de utilizador, a perspetiva de sistemas e a perspetiva de projeto.

A sexta secção – Informações adicionais

Identifica os recursos adicionais que um analista de negócios pode usar para aprimorar as suas competências, como ferramentas de software, modelos de requisitos e padrões de análise de negócios.

Ao longo do guia, o IIBA enfatiza a importância da colaboração e da comunicação em análise de negócios. Os analistas de negócios devem ser capazes de colaborar com outras partes interessadas e comunicar eficazmente para garantir que as soluções de negócios respondam às necessidades e expectativas dos utilizadores finais.

Referencial BA Practice Guide

A certificação PMI-PBA assenta em dois referenciais:

The PMI Guide to Business Analysis:

É um livro importante para profissionais interessados em aprimorar suas habilidades em análise de negócios. O guia é publicado pelo Project Management Institute (PMI) e é um recurso fundamental para a certificação PMI-PBA. O livro é dividido em seis capítulos principais.

O primeiro capítulo

Descreve o papel do analista de negócios e explica como os conhecimentos em análise de negócios podem ser usados para identificar e resolver problemas de negócios complexos. Apresenta também as principais áreas de conhecimento em análise de negócios, incluindo gestão de requisitos, análise e design de negócios, gestão de stakeholders e avaliação e validação de soluções.

O segundo capítulo

Explora o ciclo de vida do projeto, que descreve as etapas do projeto, desde a conceção até a conclusão. Descreve como a análise de negócios se encaixa no ciclo de vida do projeto e explica como os profissionais de análise de negócios podem contribuir para cada etapa do ciclo de vida.

O terceiro capítulo

É dedicada à gestão de requisitos, que é uma área fundamental em análise de negócios. Apresenta as principais técnicas e ferramentas usadas para gerir requisitos e explica como os analistas de negócios podem garantir que os requisitos sejam recolhidos e geridos de forma eficaz durante todo o ciclo de vida do projeto.

O quarto capítulo

Explora a análise e design de negócios, que é outra área importante em análise de negócios. Expõe as principais técnicas e ferramentas usadas para analisar e projetar processos de negócios e explica como os analistas de negócios podem trabalhar com outras partes interessadas para desenvolver soluções de negócios eficazes.

O quinto capítulo

É orientado para a gestão de stakeholders, que é uma competência crítica para qualquer analista de negócios. Menciona como os analistas de negócios podem gerir as expectativas dos stakeholders e trabalhar com eles para garantir que as soluções de negócios respondam às suas necessidades.

O sexto capítulo

Explora a avaliação e validação de soluções, que é a fase final do ciclo de vida do projeto. Identifica as técnicas e ferramentas usadas para avaliar e validar soluções de negócios e explica como os analistas de negócios podem trabalhar com as partes interessadas para garantir que as soluções de negócios entronquem nos requisitos e expectativas.

Ao longo do livro, o PMI enfatiza a importância da comunicação em análise de negócios. Os analistas de negócios devem ter competências excelentes de comunicação para trabalhar eficazmente com outras partes interessadas e garantir que os requisitos de negócios sejam claramente definidos e compreendidos por todos.

Business Analysis for Practitioners: A Practice Guide

É um guia prático publicado pelo Project Management Institute (PMI) que fornece informações detalhadas sobre as melhores práticas de análise de negócios. O guia é destinado a analistas de negócios, gestores de projetos e outros profissionais que desejam aperfeiçoar suas competências em análise de negócios. O guia é dividido em seis seções principais.

Secção 1

Começa com uma introdução à análise de negócios e seu papel nos projetos. Aqui é descrito o papel do analista de negócios e as competências necessárias para se tornar um analista eficaz.

Secção 2

A segunda secção do guia é dedicada ao processo de análise de negócios. Refere as atividades e tarefas que um analista de negócios deve executar durante o processo de análise de negócios. Também descreve as técnicas e ferramentas que podem ser usadas para recolher e documentar requisitos.

Secção 3

A terceira secção define a abordagem da análise de negócios em projetos ágeis. Explica como os analistas de negócios podem trabalhar eficazmente em ambientes ágeis e descreve as técnicas e ferramentas que podem ser usadas para recolher e documentar requisitos em projetos ágeis.

Secção 4

A quarta secção é destinada à análise de negócios em projetos de tecnologia da informação. São descritas as considerações únicas que devem ser feitas ao trabalhar em projetos de tecnologia da informação e percorre as técnicas e ferramentas específicas que podem ser usadas nesses projetos.

Secção 5

A quinta secção relata a análise de negócios em programas e portfólios. Explica como a análise de negócios pode ser usada em programas e portfólios para garantir que as iniciativas de negócios sejam alinhadas com as metas e objetivos estratégicos da organização.

Secção 6

A sexta e última secção do guia traça a comunicação em análise de negócios. Elucida como os analistas de negócios podem comunicar eficazmente com outras partes interessadas, incluindo gestores de projeto, developers, utilizadores finais e outros membros da equipa do projeto.

Em todo o guia, o PMI enfatiza a importância da colaboração e da liderança em análise de negócios. Os analistas de negócios devem ser capazes de liderar e colaborar com outras partes interessadas para garantir que as soluções de negócios respondam às necessidades e expectativas dos utilizadores finais.

O que distingue o CBAP do PMI-PBA?

A certificação CBAP (Certified Business Analysis Professional) é oferecida pelo International Institute of Business Analysis (IIBA) foca-se exclusivamente nas técnicas de análise de negócios. O CBAP é pensado para profissionais com mais de cinco anos de experiência em análise de negócios e é focado em validar competências em seis áreas de conhecimento de análise de negócios:

  1. Estratégia de negócios
  2. Análise de requisitos e design de soluções
  3. Análise de dados e modelagem de processos
  4. Determinação de requisitos
  5. Análise de requisitos e validação
  6. Gestão de mudanças e comunicações

A certificação PMI-PBA (Professional in Business Analysis) é oferecida pelo Project Management Institute (PMI) e valida a aplicação das melhores práticas de análise de negócios em ambiente de projeto. O PMI-PBA é orientado para a validação das competências em cinco áreas de domínio de prática:

  1. Análise de necessidades
  2. Planeamento de gestão de negócios
  3. Definição de requisitos
  4. Análise e rastreamento de requisitos
  5. Avaliação e validação de soluções

Enquanto ambas as certificações abrangem competências em análise de negócios, o CBAP é mais dirigido para competências específicas de análise de negócios, enquanto o PMI-PBA é mais orientado para projetos e é mais apropriado para profissionais que trabalham em ambiente orientado ao projeto.

Caso o seu interesse na análise de negócio seja a definição da estratégia global de um negócio é claro que CBAP é a certificação que deve obter. Contudo se na sua organização os resultados da análise de negócios se traduzem na implementação de projetos e iniciativas então PMI-PBA é a certificação mais adequada para si.

Curso Business Analysis de Smarter Execution

Smarter Execution, enquanto Parceira Oficial do Project Management Institute®, oferece o curso Certified Professional in Business Analysis PMI-PBA®. Dirige-se a todos aqueles que tem experiência em Business Analysis e pretendem obter uma das certificações que apresenta maior crescimento na área, a de Professional in Business Analysis (PMI-PBA®). O curso está alinhado com o referencial The PMI Guide to Business Analysis e visa preparar os candidatos para serem bem-sucedidos no exame PBA do PMI®. Ao frequentar o Curso Certified Professional in Business Analysis obterá acesso a diversos materiais, incluindo perguntas de simulação de exame para uma boa preparação para a certificação PMI-PBA®.

Curso Certified Professional In Business Analysis (PMI-PBA)®

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PMI-PBA - Perguntas frequentes

Para que serve uma certificação em Business Analysis (BA)?

Uma certificação em Business Analysis, por exemplo, PMI-PBA, serve para validar os conhecimentos e a experiência profissional em análise de negócios. As certificações em Business Analysis são oferecidas por organizações de renome, como o Project Management Institute (PMI) e o International Institute of Business Analysis (IIBA), e geralmente requerem que os candidatos demonstrem a sua experiência e conhecimento em áreas-chave de análise de negócios.

O que distingue o CBAP do PMI-PBA (CPBA vs PBA)?

A certificação CBAP (Certified Business Analysis Professional) é oferecida pelo International Institute of Business Analysis (IIBA) foca-se exclusivamente nas técnicas de análise de negócios. O CBAP é pensado para profissionais com mais de cinco anos de experiência em análise de negócios. A certificação PMI-PBA (Professional in Business Analysis) é oferecida pelo Project Management Institute (PMI) e valida a aplicação das melhores práticas de análise de negócios em ambiente de projeto. O PMI-PBA é orientado para a validação das competências em 5 áreas de domínio de prática: 1. Análise de necessidades; 2. Planeamento de gestão de negócios; 3. Definição de requisitos; 4. Análise e rastreamento de requisitos; 5. Avaliação e validação de soluções.