fbpx
Loading...
Curso Gestão de Projetos Agile2022-09-22T09:46:50+01:00

Curso Gestão de Projetos Agile

Os Métodos Agile têm vindo a tomar conta do mundo dos negócios. O domínio dos métodos agile, nomeadamente do Scrum, é praticamente a segunda competência dos gestores. Esta capacidade de responder de forma rápida às exigências do mercado, está a transformar as empresas de vários setores em praticantes de metodologias Ágeis e em adeptos do Curso de Agile – Gestão de Projetos Agile.

Porquê o curso Gestão de Projetos Ágil?

Curso completo e abrangente da metodologia Agile, não se centra apenas em um método, garantindo o domínio de diferentes métodos ágeis.

Scrum, Lean, XP, kanban, entre outros e permitindo o desempenho de diversos papéis ao longo do projeto.

O conhecimento das técnicas e metodologia agile permite fazer a melhor escolha em função da equipa, do setor e do projeto.

DESCARREGUE A BROCHURA DA FORMAÇÃO

O Agile

Embora com origem no manifesto ágil ligado à indústria de software, atualmente organizações de todos os setores usam Scrum, Kanban, XP, e outras técnicas, combinando-as das mais diversas formas, criando o “seu” método agile com base nos princípios, ferramentas e eventos da filosofia agile.

O Agile assenta no desenvolvimento incremental e iterativo dos projetos, privilegia a eficácia e os resultados são progressivos. Dentro da filosofia ágil há alguns métodos, por exemplo o Scrum, XP ou Lean. De todos os métodos o mais reconhecido é o Scrum, que é um método de desenvolvimento de software, prevendo diferentes papéis por exemplo o Scrum Master e o Product Owner.

Qualquer que seja o método, a filosofia ágil assenta em 2 pilares; (i) a forma de organizar o ciclo de vida do projeto ou iniciativa e (ii) um conjunto de eventos e artefactos técnicos de gestão de projeto. Daily Standups, Scrum Meetings, Reuniões de Retrospetiva e de Revisão, Product Backlog, Sprint Backlog, são alguns dos eventos e artefactos técnicos que se aplicam em agile.

Um dos exemplos de artefactos agile acima mencionados é o Product Backlog. Este consiste numa lista de trabalho dirigida à equipa de desenvolvimento, resultante do Roadmap e requisitos associados. Os itens mais importantes são mostrados no topo do Product Backlog para que a equipa saiba o que entregar em primeiro lugar, priorizando tarefas recorrendo a uma metodologia agile.

Quer saber mais sobre o Product Backlog e aprender a construir um em 4 passos?

Descarregue o eBook

Módulo Assíncrono

Como deve ser usado e por que é aconselhável o acesso antecipado ao curso?

Uma vez que esta formação agile é frequentada por profissionais de diferentes setores e experiências variadas, este módulo é essencial para a imersão de todos na linguagem técnica de gestão de projetos. Este enquadramento vai permitir que o aproveitamento do curso de agile seja ainda maior.

O módulo assíncrono ocupa aproximadamente 7 horas, sendo essencialmente composto por vídeos demonstrativos. Embora este módulo possa ser feito durante a formação agile, é aconselhável aos participantes o acesso antecipado ao mesmo (cerca de 15 dias antes) para a realização deste como percurso de integração, preparação e nivelamento de conhecimentos.

Assista a um vídeo exemplificativo de uma das várias atividades disponíveis ao longo do módulo.

Inscrições e Próximas Edições

O que é o curso Gestão de Projetos Agile

O curso Gestão de Projetos Agile (Agile Certified Practitioner) está organizado em 21 horas live online síncrono e 7 horas de formato assíncrono onde são abordados em exclusivo a metodologia agile de gestão de projetos através de uma dinâmica formativa que permite a simulação completa de todas as ferramentas e técnicas fundamentais da gestão ágil de projetos, possibilitando uma sólida formação em métodos ágeis.

Ao longo do curso de Agile são abordados os 2 pilares da filosofia ágil de forma prática. Os participantes escolhem o projeto que pretendem e em grupo, ao longo da formação agile, são colocados perante diversos cenários e situações reais às quais dão resposta utilizando os métodos agile (Scrum, Kanban, etc) de gestão de projetos. Durante a formação agile são utilizadas ferramentas online de Scrum, Kanban e Planeamento.

Ágil ou Tradicional. Qual o curso mais indicado para mim?

Está a pensar inscrever-se num curso de gestão de projetos, mas tem dúvidas sobre o reforço de competências e o valor das mesmas? Face à oferta diferenciada de cursos em gestão de projetos que vão desde o Scrum/Agile ao tradicional PMBOK® Guide não tem a certeza sobre o que melhor se adequa a si? Muitos dos participantes na formação de gestão de projetos têm dúvidas sobre qual o curso que melhor se adequa à situação. Daí que aspetos como experiência, formação de base, setor de atividade, intenção de certificação e perspetivas de carreira condicionam esta análise. Em suma, se está nesta situação, descarregue o Infográfico que pode ajudá-lo a perceber qual o curso mais adequado para si.

DESCARREGAR INFOGRÁFICO

Ao longo do curso de Agile são trabalhados casos de projeto de diversos setores de atividade e os formadores têm domínio dos vários métodos, permitindo uma visão abrangente e prática do Kanban e do Scrum. Em resumo, a frequência desta formação Agile permite-lhe obter um conhecimento prático dos principais métodos Agile; Scrum e Kanban; e dos eventos e ferramentas da gestão ágil de projetos.

A componente prática é um dos grandes benefícios de frequentar o curso de Gestão de Projetos Agile.

Apresentações, análise de casos, desafios para solucionar e muita interação entre formador e participantes são as dinâmicas.

Vídeo da dinâmica das sessões Live Online do curso Gestão de Projetos Ágil

Veja na prática como as nossas sessões e o formato Live Online são repletos de prática, sendo que 75% do tempo síncrono é passado a realizar atividades práticas.

Assista a um vídeo ilustrativo da dinâmica das sessões live online da formação Agile!

Agile Certified Practitioner é a acreditação pessoal com maior crescimento no mundo na área de gestão de projetos, sendo, por isso, um reconhecimento mais importante que o obtido através de qualificações relacionadas com papéis em projeto, do tipo Scrum Master ou Product Owner. O PMI-ACP comprova as competências e a experiência como parte de uma equipa ágil.

Uma vez que Smarter Execution é Authorized Training Partner do PMI® [ATP ID: 4569], a formação é reconhecida pelo Project Management Institute® (PMI®), tendo por base o referencial desenvolvido em parceria com a Agile Alliance e atribuindo as horas de contacto necessárias que possibilitam o acesso à qualificação Agile Certified Practitioner (PMI-ACP).

A quem se dirige o curso Gestão de Projetos Agile

(i) Profissionais das áreas do setor das Tecnologias da Informação que pretendem obter conhecimento profundo e amplo sobre técnicas agile de gestão de projetos;

(ii) Profissionais do setor de Tecnologias da Informação que pretendem obter a certificação do PMI®, Agile Certified Practitioner;

(iii) Profissionais dos mais diversos setores (ex. indústria, serviços, etc) que atuam em projetos por períodos inferiores a 4 meses e cujo planeamento é sujeito a adaptações contínuas;

(iv) Profissionais dos mais diversos setores que atuam em projetos com equipas dedicadas a 100% ao projeto desde o início até ao encerramento.

Veja a Próxima Edição do Curso
Gestão de Projetos Agile

PMI-ACP® ou DASM® qual o curso Agile que devo escolher?

O PMI Agile Certified Practitioner (PMI-ACP)® reconhece formalmente os conhecimentos de princípios ágeis e as competências com técnicas ágeis. A preparação para esta certificação PMI-ACP® pode ser obtida mediante a frequência do curso Gestão de Projetos Ágil.

O Curso DA® Scrum Master permite aceder à certificação DASM® do PMI® e é dirigido a profissionais da área de IT e conexas que desenvolvem a sua atividade dentro de equipas ágeis. Os métodos e técnicas que são abordados têm especial aplicação no desenvolvimento de aplicações, software, etc.

Saber Mais

O Project Management Institute® oferece uma abordagem para formação e certificação através de um caminho progressivo para o domínio ágil, tendo disponível certificações para cada fase da carreira profissional.

O Curso de Agile (Certificação PMI-ACP®) é adequado a profissionais ligados à gestão de projetos dos mais variados setores, uma vez que os métodos e técnicas abordados no curso têm aplicação a setores como: indústria, IT, serviços, etc.

O curso Gestão de Projetos Ágil aborda de forma prática os conceitos sobre a gestão ágil de projetos incluindo Scrum, SAFe®, Kanban e Lean e permite aceder à Certificação PMI-ACP® (Agile Certified Practitioner do PMI®).

Para aceder à certificação PMI-ACP é necessário frequentar um curso de (no mínimo) 21 horas sobre práticas agile, 12 meses de experiência em gestão de projetos ou ter a certificação PMP® ou PgMP® atualizada e ter 8 meses de experiência em projetos agile nos últimos 3 anos.

Ao frequentar o curso de Agile obtém as horas de contacto necessárias e a preparação para aceder à certificação PMI-ACP®.

Por outro lado, a certificação DASM® comprova os conhecimentos, capacidades e competências profissionais para transformar metas desafiadoras em resultados e valor para a empresa, clientes, projetos e carreira profissional. Para aceder à certificação é necessário frequentar a formação promovida ou autorizada pelo PMI® e obter aprovação no exame (preço do mesmo já está incluído no preço da inscrição com Smarter Execution).

Benefícios de frequentar o curso de Agile

  • Aprende um conjunto alargado de métodos ágeis: Scrum, Lean, Kanban, etc;
  • Fica preparado para exercer diferentes papéis no projeto; quer como contratante, como líder ou membro de equipa;
  • Conhece e explora a aplicabilidade de todas as reuniões tipificadas (eventos/cerimónias) da abordagem agile, reforçando a capacidade de planear e melhorando mecanismos de controlo;
  • Contacta com softwares (cloud) de gestão ágil de projetos e utiliza todas as peças e ferramentas técnicas de suporte à gestão agile;
  • Reforça a capacidade de definir e comprometer as pessoas com o trabalho a realizar num período, reduzindo os desvios de tempo nos seus projetos;
  • Impacto imediato na carreira em termos de performance e oportunidades (remuneração, reconhecimento, progressão de carreira);
  • Acede à Certificação Profissional “Agile Certified Practitioner” do principal organismo internacional em gestão de projetos, o Project Management Institute®. Faça o assessment Agile Certified Practitioner.
Gestão de Projetos Agile

Condições de pagamento

2 pagamentos: 50% no ato da inscrição e 50% até 7 dias após a primeira sessão presencial da formação Agile

Características e Recursos

No final do curso de Agile os participantes dominam o ciclo de vida ágil dos projetos, têm conhecimento alargado sobre os diversos métodos nomeadamente Scrum e Kanban, sabem implementar os eventos, aplicar os artefactos ágeis e, acima de tudo, dispõem de saber para distinguir, escolher e adaptar técnicas ágeis mais adequadas a um projeto concreto.

  • Os participantes dominam a framework das metodologias Scrum , XP, TDD, Lean e Kanban;
  • Dotar os participantes de condições de elegibilidade para o exame Agile Certified Practitioner PMI-ACP® do PMI®;
  • Assegurar que durante a formação agile os participantes têm contacto e experiência na resolução de questionários semelhantes aos do exame PMI-ACP®;
  • Atribuição de 28 Professional Development Units (PDU’s).
  • Introdução ao Ágil. Princípios Ágeis e Mindset. Ciclos de Vida e sua seleção.
  • Entrega Orientada ao Valor. Product backlog. Unidades de Entrega. Definição de incremento.
  • Engajamento de Stakeholders. Colaboração Efetiva. Definição de Papeis. Eventos.
  • Desempenho de Equipa. Colaboração e Cooperação. Valores partilhados. Retrospetiva. Visão comum.
  • Planeamento Adaptativo. Planeamento por níveis (global, Release, sprint, dia). Promoção da participação. Eventos. Dimensionamento de pontos.
  • Deteção e Resolução de Problemas. Ambiente. Identificação e visibilidade de issues e riscos.
  • Melhoria Contínua (Produtos, Processos, Pessoas). Revisão e Retrospetiva. Análise de Valor. Ajuste de práticas e processos.
  • Simulação de testes.
Veja a Próxima Edição do Curso
  • Questionários de simulação de perguntas PMI-ACP® online;
  • Manual de Formação;
  • Templates de resolução de caso;
  • Conteúdos assíncronos de preparação – Tutoriais, demonstrações, quizzes, vídeos expositivos.

A documentação essencial ou extra está disponível no portal de formação para acesso livre pelos participantes.

A formação é ministrada por formadores especializados, com qualificação igual ou superior à Certificação PMI-ACP® e todo o material do curso é revisto pelos mesmos, sendo posteriormente aperfeiçoado por especialistas na área que asseguram os níveis de qualidade.

Certificação Agile e Scrum

A Certificação Agile Certified Practitioner apresenta duas vantagens face às restantes certificações na área do Agile:

  • É mais abrangente pois assegura que o seu detentor conhece mais técnicas e sabe desempenhar mais papeis, bem como compreender a metodologia agile como um todo;
  • É promovida pelo organismo mais reconhecido a nível mundial em gestão de projetos o PMI®

Caso queira saber mais sobre cada uma destas certificações pessoais no universo do Agile, criámos uma página com um breve comparativo entre elas. Aceda aqui.

Cronograma e Inscrições

Go to Top