Requisitos de candidatura PMI-PMP®

A certificação PMP (Project Management Professional) é uma das certificações mais reconhecidas e conceituadas na área de gestão de projetos em todo o mundo. É uma certificação globalmente reconhecida, concedida pelo PMI (Project Management Institute). Estabelece as normas para a gestão de projetos e traz diversas vantagens profissionais, como aumento da empregabilidade, melhoria da remuneração e reconhecimento da especialização em gestão de projetos.

Para se tornar num PMP, é necessário cumprir uma série de requisitos estabelecidos pelo PMI. Além dos requisitos relacionados com habilitações académicas, experiência profissional e exame de certificação, existem algumas outras considerações a serem levadas em conta antes de iniciar o processo.

É necessário possuir formação ao nível do ensino superior (licenciatura), com pelo menos 3 anos de experiência profissional em liderança e gestão de projetos. Caso tenha concluído apenas o ensino secundário (12.º Ano), serão necessários 5 anos de experiência em gestão de projetos. Além disso, é obrigatório ter 35 horas de formação em gestão de projetos, obtidas através de cursos específicos.

Outro requisito importante é a adesão ao Código de Ética e Conduta Profissional do PMI. Os candidatos devem concordar em seguir as regras e regulamentos estabelecidos no código e manter altos padrões éticos e profissionais em todas as suas atividades de gestão de projetos.

Estando cumpridos todos os requisitos de formação e experiência, o candidato deve submeter um pedido de elegibilidade junto do PMI, que avaliará o cumprimento dos pré-requisitos. Em caso de aprovação, o candidato poderá agendar a prova de certificação.

A prova de certificação do PMP é composta por 200 questões de escolha múltipla, que devem ser respondidas até 4 horas. A avaliação foca-se em diversos temas relacionados com a gestão de projetos, como planeamento, execução, monitorização e controlo, encerramento, ética e responsabilidade profissional, entre outros.

O que vai obter?

Através do documento disponibilizado irá encontrar todas as informações que necessita para saber se está em conformidade com os requisitos do Project Management Institute® para aceder à prova PMP. Encontrará também informação sobre como comprova a sua experiência, como faz a sua candidatura, o que fazer em caso de reprovação e como revalida a sua certificação.

Se tem dúvidas quanto à sua elegibilidade para realizar a prova este é o guia mais claro para as esclarecer.

Descarregue o documento e fique a saber tudo o que precisa para obter a certificação PMI-PMP®:

• Requisitos de elegibilidade para o exame PMP®;

• Como comprova a experiência necessária;

• Valor do exame;

• O que fazer em caso de reprovação em exame;

• Processo de renovação da certificação.

Se está conforme os requisitos, invista na formação e certificação capazes de alavancar a sua carreira!