O PMBOK® Guide 7ª Edição já está disponível!

O que é o PMBOK® Guide

O PMBOK® Guide é um conjunto de práticas de gestão de projetos, desenvolvido pelo Project Management Institute® que inclui padrões fundamentais, diretrizes e terminologia para ajudar os profissionais do setor a gerir vários projetos.

O PMBOK® Guide é uma compilação de todos os conhecimentos de gestão de projetos “geralmente aceites”. Geralmente aceite significa que os conhecimentos e práticas descritos são aplicáveis à maioria dos projetos na maior parte do tempo, e que existe um consenso generalizado sobre o seu valor e utilidade. O PMBOK® Guide é um recurso amplamente visto como um dos documentos mais influentes na área de gestão de projetos.

O Project Management Institute define o Project Management Body of Knowledge (PMBOK®) como um termo que descreve o conhecimento dentro da profissão de gestão de projetos. O órgão de gestão de projetos inclui práticas tradicionais comprovadas que são amplamente aplicadas, bem como práticas inovadoras que estão a emergir na profissão.

PMBOK® Guide 7ª Edição

Veja aqui o curso de Preparação PMP® com base nos referenciais do PMI® onde tem disponível a 7ª Edição do PMBOK® Guide para consulta.

O PMBOK® Guide constitui um documento fundamental, proporcionando uma forma organizada de pensar sobre a gestão de projetos para aqueles que apenas começam a explorar a profissão. O PMBOK® Guide também fornece novas ferramentas e técnicas que quem entende a gestão do projeto pode não ter considerado. O PMBOK® Guide estabelece uma linguagem comum para discutir a gestão de projetos.

O PMBOK® Guide é diferente de uma metodologia. Uma metodologia é um sistema de práticas, técnicas, procedimentos e regras utilizados por quem trabalha numa disciplina. O PMBOK® Guide é uma fundação sobre a qual as organizações podem construir metodologias, políticas, procedimentos, regras, ferramentas e técnicas, e fases de ciclo de vida necessárias para a prática da gestão de projetos.

Ao longo dos anos o PMBOK® Guide, passou por diversas mudanças, adaptando-se aos novos processos corporativos.

Atualmente já foram publicadas 7 edições oficiais:

  • PMBOK® Guide 1st Edition: criado como um documento para instruir a gestão de projetos, com diversos conceitos e procedimentos.
  • PMBOK® Guide 2nd Edition: lançado em 2000, com a revisão de informações e a atualização de novas práticas utilizadas por gestores de projetos.
  • PMBOK® Guide 3rd Edition: a partir da 3ª edição, lançada em 2004, as orientações podiam ser aplicadas a quase todo o tipo de projeto, e não apenas aos empresariais.
  • PMBOK® Guide 4th Edition: a revisão de 2009 trazia a diferenciação entre gestão e documentos do projeto, sendo um material mais acessível.
  • PMBOK® Guide 5th Edition: publicada em 2013, esta edição traz atualizações sobre ciclo de vida adaptativo e outros avanços na gestão de projetos.
  • PMBOK® Guide 6th Edition: lançado em 2017, engloba 50 processos, com melhor definição sobre as responsabilidades do gestor, além de incluir aspetos estratégicos e de adaptação de processos.
  • PMBOK® Guide 7th Edition: o PMBOK 7 é de 2021 e contempla abordagens ágeis, adaptativas e híbridas, e enfatiza a gestão de projetos orientada a mudanças.

PMBOK® Guide 7ª Edição

A cada 2-3 anos, o PMI® atualiza o Guia PMBOK®, de forma a permanecer relevante e continuar a responder às necessidades dos clientes e da comunidade profissional, uma vez que, as rápidas mudanças tecnológicas e a necessidade de organizações e profissionais se adaptarem mais rapidamente às mudanças do mercado fazem com que a gestão de projetos evolua continuamente.

Comparativamente ao PMBOK® Guide 6ª Edição, que era maioritariamente focada em ciclos preditivos, o PMBOK® Guide 7ª Edição foi atualizado para atender aos desafios que os gestores de projetos enfrentam atualmente e alinhada às novas abordagens.

Veja aqui o curso de Gestor de Projetos Profissional com base nos referenciais do PMI®, aborda os fundamentos do PMBOK® Guide.

Enquanto a 6ª edição do PMBOK® Guide está alicerçada em processos técnicos, entradas, ferramentas e técnicas e saídas para o gestor do projeto, a sétima edição do PMBOK® Guide é impulsionada por competências e recursos para a equipa entregar resultados baseados em valor. A diferença mais significativa entre as 7ª e 6ª edições do PMBOK® Guide é a mudança de foco de processos e ferramentas muito orientadas tecnicamente para princípios mais exagerados que qualquer pessoa envolvida no trabalho de gestão de projetos pode usar para ter sucesso.

Com a gestão do projeto a evoluir mais rapidamente do que nunca, a orientação baseada no processo das edições passadas do PMBOK® Guide não pode ser mantida de uma forma propícia a refletir o panorama de entrega de valor completo. Por isso, a 7ª Edição do PMBOK® Guide passa para uma norma baseada em princípios para apoiar a gestão eficaz do projeto e para se concentrar mais nos resultados pretendidos em vez de entregas.

A 7ª edição do PMBOK® Guide baseia-se no “Padrão para Gestão de Projetos (The Standard for Project Management)” e está estruturada não em torno das Áreas de Conhecimento, ferramentas e técnicas, inputs e outputs, mas em torno dos Domínios de Desempenho do Projeto, um grupo de atividades relacionadas que são críticas para a entrega eficaz dos resultados do projeto.

Os Domínios incluem importantes práticas de gestão, mas não são prescritivos, isto é, não descrevem “como fazer”. Cada seção do PMBOK® Guide 7th Edition explica porque o domínio específico é importante para a gestão eficaz do projeto.

Este novo formato do PMBOK® Guide reflete melhor as necessidades dos profissionais atuais e futuras, bem como que continuará a ser relevante enquanto os profissionais identificam as abordagens mais apropriadas para alcançar os resultados pretendidos.

A 7ª edição do PMBOK® Guide centra-se na entrega de resultados independentemente da abordagem utilizada pela equipa do projeto. No entanto, os praticantes de projeto que usam o PMBOK® Guide também beneficiam de algum nível de compreensão de como entregar projetos.

O principal objetivo PMBOK® Guide 7th Edition é facilitar o trabalho do gestor de projeto, dar aos profissionais de gestão de projetos maior flexibilidade de forma a serem mais proativos, inovadores e ágeis em resposta à mudança.

A passagem de uma norma baseada em processos para uma baseada em princípios requer uma abordagem diferente para pensar sobre os vários aspetos da gestão de projetos. Assim, os domínios de desempenho do projeto representam um conjunto de atividades relacionadas que são fundamentais para a entrega efetiva dos resultados do projeto. Existem oito domínios de desempenho do projeto no PMBOK® Guide 7ª edição.

Ao abraçar todo o espectro de abordagens de projetos, a 7ª Edição do PMBOK® Guide reconhece que nenhuma publicação pode capturar todas as ferramentas, técnicas ou práticas que as equipas de projeto possam usar. Por isso, a 7ª edição do PMBOK® Guiden apresenta uma variedade de modelos, métodos e artefactos comumente usados que os praticantes do projeto podem usar para realizar o seu trabalho.

Os domínios de desempenho do projeto são áreas interativas, interrelacionadas e interdependentes de foco que trabalham em uníssono para alcançar os resultados desejados do projeto.

O PMBOK® Guide 7ª edição aborda oito domínios de desempenho do projeto:

Juntos, os domínios de desempenho formam um todo. Desta forma, funcionam como um sistema integrado, sendo cada domínio de desempenho interdependente dos outros para permitir a entrega bem-sucedida do projeto e os seus resultados pretendidos.

As atividades específicas realizadas dentro de cada um dos domínios de desempenho são determinadas pelo contexto da organização, do projeto, dos resultados, da equipa do projeto, das partes interessadas e de outros fatores.

O novo formato digital PMBOK® Guide também permite um acesso mais fácil, mais opções de feedback, ciclos de atualização mais curtos e novo conteúdo original escrito por especialistas. Os gestores de projeto podem ter acesso a um conjunto mais rico e profundo de recursos para colocar os padrões em prática com ferramentas e técnicas para os vários aspetos da gestão de projetos.

Sendo assim, a 7ª edição do PMBOK® Guide inclui:

  • Toda a gama de abordagens de desenvolvimento (preditivas, tradicionais, adaptativas, ágeis, híbridas, etc.);
  • Uma secção inteira dedicada à adaptação da abordagem e dos processos de desenvolvimento;
  • Uma lista mais ampla de ferramentas e técnicas na secção “modelos, métodos e artefactos”
  • Foco nos resultados para além de entregas

TESTE OS SEUS CONHECIMENTOS!

Descubra, em 5 minutos, o seu grau de conhecimento em Gestão de Projetos através da realização de um assessment com perguntas semelhantes às que constam na prova PMP®.


Realize aqui o Assessment!

Segundo o PMI®, a 7ª Edição do PMBOK® Guide reflete a evolução constante da gestão de projetos e tem como objetivo garantir que os profissionais entreguem resultados com valor. Os interessados no PMBOK® Guide podem adquiri-lo em diversos sites como o PMI® ao contrário dos Membros do PMI® que poderão descarregá-lo gratuitamente.

Embora a 7ª Edição do PMBOK® Guide tenha uma abordagem diferente, não invalida nem substitui os conhecimentos técnicos previamente divulgados na 6ª Edição do PMBOK® Guide. Além disso, todos os conteúdos da sexta edição do PMBOK® Guide devem ainda ser considerados relevantes e testáveis para o exame de certificação PMP®.

As empresas de formação que estão a utilizar os materiais do curso de preparação para o exame fornecidos pelo PMI® são a melhor opção para garantir que os alunos recebem todo o conhecimento necessário para obter aprovação no exame de certificação PMP®.

Smarter Execution sendo Authorized Training Partner do PMI®, tem automaticamente acesso aos conteúdos atualizados do PMI® que vão de encontro à nova edição do PMBOK® Guide. Os participantes dos nossos cursos de gestão de projetos terão ainda acesso para consultarem o PMBOK® Guide no nosso portal de formação.

Porque é tão importante aprender gestão de projetos?

A gestão de projetos é, de facto, abreviatura para gestão de projetos, programas e portfolios. Cada vez mais empresas estão claramente a perceber de que forma podem beneficiar em termos de investimento de tempo, dinheiro e recursos para construir conhecimentos de gestão de projetos organizacionais: custos mais baixos, maior eficiência.

As principais organizações têm vindo a abraçar continuamente a gestão de projetos como forma de controlar os gastos e melhorar os resultados dos projetos. Quando a recessão começou, esta prática tornou-se ainda mais importante. Os executivos descobriram que aderir a métodos e estratégias de gestão de projetos permitiu reduzir os custos e melhorar as taxas de sucesso, fatores vitais para sobreviver à crise económica.

A implementação da gestão de projetos em toda a organização ajuda a criar uma cadeia de valor estratégico que dá às empresas uma vantagem sobre os seus concorrentes, particularmente em setores e mercados de alto risco. Ser capaz de entregar projetos a tempo e dentro do orçamento muitas vezes determina se uma empresa conseguirá o próximo projeto ou se o seu novo produto chega ao mercado.

Ao utilizar as diretrizes estabelecidas pelo PMBOK®, o gestor de projetos poderá gerir melhor os projetos da sua empresa, tornando a sua execução mais coordenada e eficiente.

Cursos de gestão de projetos em Portugal ATP do PMI®

PMI® Authorized PMP® Exam Prep®

Certificação PMI-PMP®

Programa | Cronograma | Inscrições

Este curso dirige-se a todos os profissionais de gestão de projetos que pretendem desenvolver as suas competências e obter a certificação Project Management Professional (PMP®).

Para aceder à Certificação PMP é necessária experiência mínima de 36 meses em ambiente de projeto (esta experiência pode ser seguida ou intervalada). Muitos percursos profissionais compreendem atividades que combinam ações em projeto e outras atividades, em outros percursos o profissional só atua em projetos. O curso dirige-se para profissionais com qualquer um dos percursos, salvaguardando a duração da experiência em ambiente de projeto.

Gestão de Projetos Ágil

Certificação PMI-ACP®

Programa | Cronograma | Inscrições

Se trabalha em equipas agile ou se a sua organização está a adotar práticas ágeis, o PMI-ACP® é uma boa escolha para si. O PMI-ACP® é a prova da sua experiência e competências como parte de uma equipa agile.

O curso dirige-se a quem quer ter uma abordagem global do agile, para além das técnicas aplicadas somente em desenvolvimento de software. Indicado para profissionais das áreas do setor das Tecnologias da Informação que pretendem obter conhecimento profundo e amplo sobre técnicas agile de gestão de projetos e candidatar-se à certificação Agile Certified Practitioner PMI-ACP®.

Gestor de Projetos Profissional

30 PDUs

Programa | Cronograma | Inscrições

Dirigido a todos aqueles que trabalham em ambiente de projeto e que pretendem dominar as ferramentas e técnicas específicas da gestão de projetos e/ou não possuem formação em gestão de projetos.

Indicado para profissionais técnicos de diferentes áreas (Engenharia, T.I., Compras, Qualidade, Recursos Humanos, Operações) interessados em obter conhecimento geral sobre a Gestão de Projetos e as suas potencialidades de aplicação organizacional.

DA Scrum Master

Certificação DA® Scrum Master

Programa | Cronograma | Inscrições

O curso dirige-se a membros de equipas de IT que pretendem dominar os mais relevantes métodos para o setor como Agile, Scrum e SAFe® e procuram formas mais eficazes de trabalhar.

Gestores de projetos, e Praticantes de DevOps; Profissionais de IT nomeadamente, Arquitetos de Software, Developers, Engenheiros de Software, Team Leaders ou Team Members interessados em aprender mais sobre Scrum e Agile e que querem aceder à certificação DA® Scrum Master do PMI®.