Cursos de Gestão de Projetos em Portugal

Atualmente, a oferta de cursos de gestão de projetos em Portugal é bastante diversificada desde mestrados, pós-graduações a cursos com acesso a certificações internacionais.

Isto deve-se sobretudo à crescente importância do papel do gestor de projetos para as organizações dos mais diversos setores e indústrias.

Existem muitas razões para fazer formação em gestão de projetos, quer esteja a procurar uma carreira como gestor de projetos ou se o seu objetivo é atualizar conhecimentos e aprender novas competências para manter-se relevante num setor em constante mudança.

O que é gestão de projetos?

A gestão de projetos é a aplicação de conhecimentos, competências, ferramentas e técnicas para projetar atividades e atender aos requisitos do projeto.

A gestão de projetos é realizada através da aplicação e integração adequadas dos processos de gestão identificados para o projeto e permite que as organizações executem projetos de forma eficaz e eficiente.

Os projetos são uma forma chave de criar valor e benefícios nas organizações. No ambiente de negócios de hoje, os líderes organizacionais precisam de ser capazes de gerir orçamentos mais apertados, prazos mais curtos, escassez de recursos e tecnologia em rápida mudança.

O ambiente de negócios é dinâmico com uma taxa de mudança acelerada. Para se manterem competitivas na economia mundial, as empresas estão a abraçar a gestão de projetos para entregar consistentemente o valor do negócio.

O que significa ser um gestor de projetos?

Um profissional de gestão de projetos desempenha um papel fundamental na liderança de uma equipa de projeto para alcançar os objetivos do projeto. Este papel é claramente visível em todo o projeto. Muitos gestores de projetos envolvem-se num projeto desde o início até ao encerramento. No entanto, em algumas organizações, um gestor de projeto pode estar envolvido em atividades de avaliação e análise antes do início do projeto. Estas atividades podem incluir consultar líderes executivos e unidades de negócio sobre ideias para avançar objetivos estratégicos, melhorar o desempenho organizacional ou satisfazer as necessidades dos clientes.

Em alguns contextos organizacionais, o gestor do projeto pode também ser chamado a gerir ou ajudar na análise de negócios, desenvolvimento de casos de negócios e aspetos da gestão de carteiras de clientes para um projeto. Um gestor de projeto também pode estar envolvido em atividades de acompanhamento relacionadas com a realização de benefícios empresariais do projeto. O papel de um profissional de gestão de projetos pode variar de organização para organização.

Em última análise, a função do gestor do projeto é adaptada à organização da mesma forma que os processos de gestão do projeto são adaptados para se adaptarem ao projeto.

Algumas das funções de um gestor de projetos incluem: participar no processo de criação do projeto, executar o projeto, preparar métodos de comunicação, encontrar soluções para questões recorrentes, monitorizar o progresso do projeto do início ao fim, garantir que a sua equipa está realmente a fazer as coisas e estabelecer a ligação de cada projeto ao mundo dos negócios e aos seus clientes.

Aumento da procura de profissionais de gestão de projetos

Globalmente, continua a persistir uma lacuna entre a procura de competências de gestão de projetos por parte das empresas e a disponibilidade de profissionais. Isto abre uma série de novas oportunidades de emprego para profissionais de projeto e para todos aqueles que, independentemente do seu papel, são inspirados e equipados para impulsionar a mudança e transformar ideias em realidade.

Uma pesquisa publicada pelo Project Management Institute (2021 PMI Talent Gap Report) revela três razões para a persistência desta falta de profissionais em gestão de projetos:

  • Aumento do número de postos de trabalho que requerem competências orientadas para a gestão de projetos;
  • Maior procura de profissionais de gestão de projetos em países emergentes e em desenvolvimento alavancada pelo crescimento económico;
  • Elevada taxa de profissionais em idade da reforma ou já aposentados;

Aumentar a mão-de-obra e capacitar uma nova geração de profissionais com as competências de gestão de projetos necessárias é fundamental para reduzir a falta de profissionais.

Neste estudo o PMI afirma que a economia global precisa de 25 milhões de novos profissionais do projeto até 2030. Para colmatar a falta de profissionais de gestão de projetos, 2,3 milhões de pessoas terão de ingressar na área todos os anos apenas para acompanhar a procura.

À medida que cada vez mais indústrias se tornam orientadas para o projeto, as organizações terão de garantir que os seus colaboradores possam adquirir as competências de gestão de projetos de que necessitam, através da formação em gestão de projetos, para serem bem-sucedidas.

A escassez de profissionais de gestão de projetos é um risco considerável para as organizações que contam com estes profissionais para implementar iniciativas estratégicas dentro do prazo e dentro do orçamento, tornando-se fundamental apostar na formação em gestão de projetos, uma vez que, esta falta de profissionais qualificados pode resultar em potenciais perdas avultadas para as organizações.

A procura global por profissionais de gestão de projetos é improvável que seja preenchida até 2030, a menos que as organizações promovam uma cultura de aprendizagem contínua tornando a formação em gestão de projetos fundamental para empresas e profissionais.

A formação em gestão de projetos e a construção de capacidades dos colaboradores será um foco central para as organizações mais resistentes.

Project Management Course

Um curso de gestão de projetos permite melhorar as suas competências à medida que aprende a gerir melhor as pessoas, as equipas e os orçamentos e analisar as últimas tendências do setor.

Na sua vida pessoal e profissional, a formação em gestão de projetos pode ajudá-lo com o planeamento, gestão de tempo, organização e liderança. É por isso que os cursos de gestão de projetos são tão populares.

A capacidade de planear, organizar e atingir objetivos de forma eficiente tornam os gestores de projetos muito procurados por parte das empresas, comprovando a importância da frequência de um curso de gestão de projetos ou obter uma qualificação para fazer com que o seu currículo se destaque da multidão.

Estas competências também podem ajudá-lo a gerir orçamentos, delegar responsabilidades e gerir o seu tempo aplicando a qualquer indústria ou situação.

Cursos de gestão de projetos em Portugal

A gestão de projetos é uma parte essencial de qualquer negócio independentemente da escala de operações ou da indústria a que a empresa pertence. Como referido anteriormente, a procura de profissionais qualificados na gestão de projetos é bastante elevada e não parece que irá reduzir tão cedo, isto torna a formação em gestão de projetos uma parte vital para os profissionais das empresas.

Analisámos alguns dos cursos de gestão de projetos em Portugal de forma a ajudar no processo de escolha, apresentamos aqui algumas alternativas.

Pós-graduação e cursos de especialização em gestão de projetos

Existem várias ofertas no mercado de formação e cursos de gestão de projetos em Portugal, como pós-graduações em gestão de projetos ou especializações, dirigidos a profissionais com experiência em Gestão de Projetos, que pretendem aprofundar e enriquecer os seus conhecimentos ou profissionais executivos que desejam adquirir conhecimentos nesta área, como forma de ampliarem as suas possibilidades no mercado de trabalho.

Porto Business School

A Porto Business School oferece uma pós-graduação em gestão de projetos de 270 horas. Esta pós-graduação em gestão de projetos da Porto Business School tem como objetivo aprofundar aspetos de gestão geral das organizações, essenciais para a qualificação, planeamento, execução, monitorização, avaliação e fecho de projetos e garantir uma visão integrada da gestão de projetos que abrange áreas como gestão e planeamento estratégico, análise financeira e de risco, liderança, gestão de risco, negociação e comunicação.

Católica Porto Business School

A Católica Porto Business School oferece um curso de gestão de projetos de 54 horas dirigido a profissionais técnicos e gestores intermédios, de diferentes áreas interessados em obter conhecimento geral sobre a Gestão de Projetos e as suas potencialidades em contexto organizacional.

ISAG – European Business School

O ISAG dispõe de um Curso de Especialização em Gestão de Projetos de 39 horas.

O Curso de Especialização em Gestão de Projetos está preparado para responder às atuais necessidades do mercado para dar apoio às dificuldades e oportunidades que existe na área de Gestão de Projetos. Curso com dois módulos, tradicional e agile, dando assim uma maior abrangência de conhecimento nas duas maiores vertentes de conhecimento em gestão de projetos reconhecidas no mercado.

ISCTE – Executive Master Gestão de Programas e Projetos

O ISCTE apresenta o Executive Master Gestão de Programas e Projetos, um programa de 9 meses, pós-laboral que se destina a profissionais com experiência consolidada e que procuram formação em gestão de projetos para aprofundar conhecimentos e desenvolver competências, tendo em vista a valorização e a progressão na carreira.

Este programa de formação em gestão de projetos aborda os conceitos e as principais tendências na área da Gestão de Projetos, como as metodologias ágeis e permite a obtenção de PDU’s para a candidatura ao exame de PMP® ou CAPM® do PMI®.

Mestrado em Gestão de Projetos

Num programa de mestrado em gestão de projetos, pode esperar aprender competências críticas relacionadas com liderança, desenvolvimento de equipas, análise de risco, gestão de custos de projeto, organização de horários e tarefas, comunicação eficaz e controlo de qualidade.

Escola superior de Tecnologia e Gestão

A Escola superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico do Porto inclui na sua oferta formativa um mestrado em gestão de projetos dirigido aos profissionais das empresas com necessidades de melhorar a forma como gerem os seus projetos e aos profissionais de outras áreas que pretendam enriquecer os seus conhecimentos ou obter boas bases para realizarem a sua certificação PMP® do PMI®.

Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa

O Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa tem um mestrado em gestão de projetos para técnicos, quadros e gestores de empresas, com licenciatura, que desejam aprofundar os seus conhecimentos em Gestão de Projetos de forma a alargarem os seus horizontes profissionais e recém-licenciados que desejam adquirir conhecimentos nesta área como forma de ampliarem as suas possibilidades no mercado de trabalho.

Cursos de gestão de projetos em Portugal certificados

À medida que avança na sua carreira em gestão de projetos poderá sentir a necessidade de obter uma certificação para comprovar a sua experiência e conhecimentos, poderá ser solicitado pela sua empresa ou para concorrer a uma oferta de emprego na área, subir na carreira e melhorar as suas perspetivas salariais.

Os cursos de gestão de projetos certificados permitem o acesso a certificações profissionais internacionais.

O que é uma certificação em gestão de projetos?

Uma certificação é um processo formal padronizado que valida e garante que uma pessoa ou instituição tem o nível mínimo de competência para lidar com os desafios do dia-a-dia do comércio (como a gestão de projetos) de qualquer tipo ou indústria.

Tipicamente, as certificações são concedidas por instituições privadas que investem em recursos e tempo para estruturar um processo para garantir a qualidade e preparação dos indivíduos que são submetidos a processos de certificação.

Uma certificação de gestão de projetos centra-se na validação de conhecimentos básicos sobre as ferramentas, técnicas e boas práticas que um bom gestor deve implementar para aumentar a probabilidade de um projeto ser bem-sucedido (a tempo, custo e qualidade).

Em Portugal existem várias empresas que oferecem cursos de gestão de projetos com acesso a certificações internacionais.

Esta pode ser uma opção para profissionais com pouco tempo para frequentar cursos de longa duração como mestrados e pós-graduações.

A oferta de certificações em gestão de projetos no mercado é bastante variada sendo que as certificações mais relevantes são as certificações internacionais atribuídas por três organizações: Project Management Institute, International Project Management Association e Axelos (PRINCE2).

Certificações do Project Management Institute

O Project Management Institute® (PMI)® é a principal associação profissional de gestão de projetos, e a autoridade para uma comunidade global crescente de milhões de profissionais de projetos e indivíduos que utilizam competências de gestão de projetos.

O PMI® oferece certificações em gestão de projetos e outras áreas relacionadas reconhecidas e valorizadas globalmente.

Pode preparar-se para obter as certificações do PMI® através de cursos oferecidos por Authorized training Partners do PMI como Smarter Execution.

Todas as certificações PMI® requerem prova de experiência e educação relacionadas. Isto faz com que sejam qualificações populares para profissionais que procuram provar o seu valor aos empregadores e progredir nas suas carreiras.

Dentro das certificações do PMI® destaca-se a certificação PMP®, a certificação em gestão de projetos mais reconhecida e valorizada internacionalmente. Outra das certificações do PMI® que tem registado uma crescente procura é a certificação Agile Certified Practitioner (PMI-ACP)® para profissionais que trabalham em equipas agile e utilizam as metodologias ágeis no seu dia-a-dia.

Cursos de gestão de projetos em Portugal ATP do PMI®

PMI® Authorized PMP® Exam Prep®

Certificação PMI-PMP®

Programa | Cronograma | Inscrições

Gestão de Projetos Ágil

Certificação PMI-ACP®

Programa | Cronograma | Inscrições

Gestor de Projetos Profissional

30 PDUs

Programa | Cronograma | Inscrições

DA Scrum Master

Certificação DA® Scrum Master

Programa | Cronograma | Inscrições

Certificações do International Project Management Association

A International Project Management Association é uma associação europeia que oferece vários níveis de certificações em gestão de projetos.

As certificações do IPMA são baseadas em competências e para além de obter aprovação no exame é necessário apresentar provas documentadas da experiência em gestão de projetos “bem-sucedida” e participar numa entrevista de 2 horas com 2 avaliadores independentes.

Em Portugal a Associação Portuguesa de Gestão de Projetos estabeleceu uma parceria com a IPMA para oferecer as certificações em Portugal.

Para obter as certificações do IPMA não é necessário apresentar horas de estudo, no entanto, existem empresas em Portugal que englobam no seu leque de serviços de formação em gestão de projetos adequada para preparação da certificação IPMA APOGEP.

Certificações PRINCE2

PRINCE2 ® ou PRojects In a Controlled Environment, é um método de gestão de projetos. Este método foi desenvolvido por uma agência governamental do Reino Unido, a Office of Government Commerce. O seu objetivo era melhorar as práticas de gestão de projetos no sector público. Mais tarde, o sector privado foi adaptando o modelo.

As certificações PRINCE2 verificam a compreensão de abordagens sistemáticas para a entrega de projetos de sucesso através da utilização de processos, etapas e modelos. Centram-se nos quadros e nos princípios gerais para proporcionar uma abordagem padronizada da gestão dos projetos e fornece informações sobre a delegação de responsabilidades e funções dos projetos.

Estas certificações têm mais relevância no Reino Unido, sendo mais apelativas para profissionais que pretendem trabalhar nesta região nomeadamente em cargos governamentais.

Embora existam algumas empresas em Portugal que oferecem cursos de preparação para o exame, para obter a certificação basta obter aprovação no exame.

Benefícios de um curso de gestão de projetos

Os cursos de gestão de projetos certificados abordam competências e metodologias que podem ser adaptadas a projetos de todos os setores.

Os cursos de gestão de projetos certificados utilizam referenciais e frameworks desenvolvidas por entidades internacionais de forma a garantir melhores resultados dos seus projetos.

Obter uma certificação em gestão de projetos reconhecida e valorizada internacionalmente demonstra o nível de competências para potenciais empregadores e clientes. Para além disso, destaca a capacidade e dedicação à profissão e para melhorar a qualidade dos projetos.

A progressão na carreira tem por base um desenvolvimento pessoal e profissional contínuo, e expandir os conhecimentos e competências em gestão de projetos através da formação em gestão de projetos e da obtenção de certificações garante esta progressão.

Os gestores de projetos certificados tendem a ter melhores salários quando comparado com gestores de projetos sem certificação.

Os conhecimentos que se podem obter ao frequentar um curso de gestão de projetos permitem aos profissionais gerir eficazmente os seus projetos. Por sua vez, irá também beneficiar as empresas, uma vez que contribui para a realização de projetos bem geridos.

A formação em gestão de projetos garante que vai adquirir as competências fundamentais para garantir o sucesso dos projetos como planeamento, gestão do risco, gestão de qualidade e competências de liderança.