PMI® Authorized PMP® Exam Prep

A formação PMI® Authorized PMP® Exam Prep ajuda-o a desenvolver as suas competências de gestão de projetos e a preparar-se para o exame de certificação PMP®.

Regista-se um crescente reconhecimento e procura por parte das empresas de Gestores de Projeto experientes e certificados.

A certificação Project Management Professional (PMP®) é diferenciadora na carreira de um Gestor de Projetos, demonstra que este tem a experiência e as competências necessárias para liderar e gerir equipas de projeto, alcançando os objetivos propostos.

Num mundo cada vez mais orientado ao projeto, a certificação profissional em gestão de projetos garante que estará pronto para corresponder às exigências dos projetos e empregadores, nos mais variados sectores e em qualquer parte do mundo.

A Certificação PMP® faz parte das certificações do PMI® e constitui um requisito obrigatório para quem atua a nível sénior em gestão de projetos, independentemente de privilegiar o uso das técnicas tradicionais ou ágeis.

A formação PMI® Authorized PMP® Exam Prep ajuda-o a desenvolver as suas competências de gestão de projetos e a preparar-se para o exame de certificação PMP®.

Regista-se um crescente reconhecimento e procura por parte das empresas de Gestores de Projeto experientes e certificados.

A certificação Project Management Professional (PMP®) é diferenciadora na carreira de um Gestor de Projetos, demonstra que este tem a experiência e as competências necessárias para liderar e gerir equipas de projeto, alcançando os objetivos propostos.

Num mundo cada vez mais orientado ao projeto, a certificação profissional em gestão de projetos garante que estará pronto para corresponder às exigências dos projetos e empregadores, nos mais variados sectores e em qualquer parte do mundo.

A Certificação PMP® faz parte das certificações do PMI® e constitui um requisito obrigatório para quem atua a nível sénior em gestão de projetos, independentemente de privilegiar o uso das técnicas tradicionais ou ágeis.

Project Management Institute® (PMI)®

pmi site

O Project Management Institute (PMI®) é a principal associação de profissionais para a profissão de gestor de projetos.

Fundado em 1969, o PMI oferece valor para mais de 2,9 milhões de profissionais que trabalham em quase todos os países do mundo para aprimorar as suas carreiras, melhorar o sucesso organizacional e amadurecer a profissão.

O PMI oferece oito certificações que reconhecem conhecimento e competência, incluindo a certificação Project Management Professional (PMP)®, a Certified Associate in Project Management (CAPM)® a Agile Certified Practitioner (PMI-ACP)® e a certificação Disciplined Agile Scrum Master (DASM)®. Os standards de boas práticas de gestão de projetos, programas e portfólio são, acima de tudo, os mais reconhecidos na profissão, sendo utilizados como modelos de gestão de projetos em todas as áreas de negócio.

No seu desenvolvimento estão envolvidos milhares de voluntários do PMI® com experiência em todos os tipos de projetos e fornecem uma linguagem comum para a gestão de projetos em todo o mundo. O interessante dos referenciais é que o seu desenvolvimento é realizado por “práticos”, por isso respondem de forma objetiva aos problemas do dia a dia dos profissionais.

Certificações do PMI®

As certificações do PMI® são reconhecidos em todo o mundo e permitem qualificar profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar em gestão de projetos nas mais diversas indústrias.

É possível escolher entre uma variedade de certificações do PMI® dependendo da experiência, competências e objetivos de carreira. Desde profissionais de nível de entrada a líderes seniores, os profissionais de gestão de projetos podem obter uma ou várias certificações do PMI® para desenvolver os seus conhecimentos e competências.

As certificações do PMI® ajudam os profissionais de gestão de projetos a aprender novas competências e a crescer nas suas carreiras. Cada certificação serve o seu próprio propósito dentro do âmbito da gestão de projetos. Apresentamos uma breve descrição das opções de certificações do PMI®.

Certified Associate in Project Management (CAPM)®

Se é um profissional de gestão de projetos júnior e aplica as suas competências como membro da equipa de projeto, então a certificação Certified Associate in Project Management (CAPM)® é a melhor opção pois irá obter conhecimento fundamental de processos e terminologia que o ajudarão a gerir eficazmente projetos.

PMI Scheduling Professional (PMI-SP)®

Se o seu papel envolve desenvolver e trabalhar na programação do projeto, então PMI-SP® é a certificação do PMI® certa para si. Os seus conhecimentos especializados no desenvolvimento e manutenção do calendário do projeto serão melhorados com o PMI Scheduling Professional.

PMI Risk Management Professional (PMI-RMP)®

Se tem conhecimentos e experiência avançada na gestão de riscos ou se é um gestor de projetos focado na gestão de risco de projeto, incluindo para grandes projetos em ambientes complexos, então o PMI-RMP® é uma excelente escolha para si.
Com a certificação PMI-RMP®, irá desenvolver a experiência na identificação dos riscos do projeto e na mitigação de ameaças e capitalização das oportunidades.

Program Management Professional (PgMP)®

Lida com vários projetos direcionados para um objetivo estratégico de negócio?

Gere programas que contenham atividades complexas que abrangem funções, organizações, regiões geográficas e culturas?

Neste caso, a certificação PgMP® é a certificação que deve optar pois irá ajudá-lo a obter uma visão de vários projetos alinhados com objetivos organizacionais.

Project Management Professional (PMP)®

Se é líder de uma equipa e dirige todas as tarefas do projeto, então deve optar por obter a certificação PMP®, uma vez que, permite desenvolver uma compreensão aprofundada e competências para liderar e dirigir equipas de projeto para entregar resultados dentro dos limites do orçamento, tempo e âmbito.

Atualmente, a certificação PMP® é a certificação em gestão de projetos mais procurada do mundo.

As certificações do PMI® conduzem frequentemente a novas oportunidades de crescimento na carreira. Será reconhecido como um profissional competente em processos de gestão de projetos pelos quais será profundamente valorizado pelos seus empregadores. O PMI® serve como um apoio imparcial ao conhecimento e experiência de gestão de projetos a nível global.

Smarter Execution é Authorized Training Partner by PMI®

Desde 29 de Dezembro de 2020 que Smarter Execution é Authorized Training Partner (ATP) do PMI®.

Desde 2016 que éramos Registered Education Provider (REP) do PMI®, contudo, tendo em consideração que comparativamente ao programa REP este programa ATP é muito mais exigente e seletivo, foi com enorme satisfação que recebemos o “badge”!

Em Portugal, atualmente, existem 3 entidades ATP, sendo que REP’s eram mais de uma dezena. Para uma empresa da nossa dimensão e que se dedica exclusivamente à formação em gestão de projetos e marketing digital, estar neste restrito grupo responsabiliza-nos fortemente.

PMI® Authorized PMP® Exam Prep

No processo de avaliação, para além da análise da performance e competências de Smarter Execution, dois dos nossos formadores foram qualificados como PMP® Instructor.

A aposta do PMI® com o encerramento do programa REP e o lançamento do programa ATP passa por selecionar um conjunto restrito de entidades que têm acesso aos materiais e cursos desenvolvidos diretamente pelo PMI®, com o objetivo de elevar o nível da formação em gestão de projetos e impedir que os interessados nas certificações PMI® frequentem formação não adequada.

Esta mudança não foi a única. A prova de exame para obter a certificação PMP® mudou em 2 janeiro de 2021.

Este exame que anteriormente estava centrado em métodos tradicionais, passou a incluir uma importante componente de métodos ágeis. O PMI® fornece aos ATP’s o curso oficial de Preparação para PMP’s já para esta nova versão do exame.

Caso pretenda preparar-se para o exame de certificação PMP®, a formação com um afiliado Authorized Training Partner garante aos participantes que estão a receber o programa de estudo autorizado pelo PMI®: o curso PMI Authorized PMP® Exam Prep.

Os nossos participantes recebem uma chave de acesso ao portal de formação do PMI®, onde obtêm toda a documentação desenvolvida pelo PMI®; manual de formação, perguntas, vídeos de apoio, etc. Para além disso as horas de contacto relativas à formação ministrada pelos ATP’s estão pré-aprovadas, não sendo os candidatos auditados aquando da inscrição no exame para obter a certificação PMP®.

Formação PMI® Authorized PMP® Exam Prep

PMI® Authorized PMP® Exam Prep

Certificação PMI-PMP®

Programa | Cronograma | Inscrições

PMI® Authorized PMP® Exam Prep

Todos os cursos de gestão de projetos promovidos por Smarter Execution, nomeadamente Preparação PMP®, o Gestor de Projetos Profissional, Gestão de Projetos Agile e DA® Scrum Master são originais ou reconhecidos pelo PMI®.

Este reconhecimento é obtido de 2 formas; quando o PMI® tem a sua estrutura de formação (por exemplo o caso do PMI® Authorized PMP® Exam Prep) nós ministramos com os materiais oficiais do PMI®, quando determinada estrutura de formação não é desenvolvida pelo PMI® (ex.: Gestor de Projetos Profissional) antes da colocação junto do mercado, temos de obter a aprovação pelo PMI®.

Daí que todos os cursos de Smarter Execution estejam registados no portal do PMI® possibilitando a obtenção automática dos créditos (Professional Developmnet Units -PDU’s) pelos participantes.

O PMI® não restringe o acesso às provas de exame (PMP®, PMI-ACP®, DASM®) a participantes que frequentam formação promovida por ATP’s.

Participantes que frequentem formação promovida por entidades não ATP também se podem candidatar, embora o processo tenha algumas diferenças; (i) as horas de contacto ou PDU’s obtidos em formação de ATP são creditadas automaticamente no perfil do participante junto do PMI®, ao passo que as obtidas junto de outras entidades são sujeitas a análise, eventualmente, sujeitas a auditoria e podendo não vir a ser consideradas, (ii) os cursos promovidos por ATP como ou são do PMI® ou são previamente aprovados pelo PMI® estão garantidamente alinhados com os objetivos de formação identificados, designadamente a preparação para as provas de qualificação profissional, contrariamente aos que são promovidos por terceiros que podem indicar determinado alinhamento mas na realidade o mesmo poderá não existir, (iii) os formadores de entidades ATP são qualificados e/ou aprovados pelo PMI® garantindo um grau de experiência e um domínio adequado dos temas, as outras entidades não estão sujeitas a estes processos de avaliação.

Ao fazer a formação PMI® Authorized PMP® Exam Prep com a Smarter Execution, terá a garantia que está a receber a formação com um programa de estudo desenvolvido ou autorizado pelo PMI® e que lhe garante a melhor preparação para obter a certificação PMP® ou outras.

A nós responsabiliza-nos, a si dá-lhe segurança!

Smarter Execution é ATP® do PMI®. A Smarter Execution é [PMI® ATP ID: 4569; L.Teixeira & Melo lda]. Este programa de afiliação visa atestar junto do Mercado a conformidade da formação ministrada com as melhores práticas globais, constituindo-se como uma recomendação e um selo de qualidade da formação na área de gestão de projetos.

Cursos ATP do PMI®

PMI® Authorized PMP® Exam Prep®

Certificação PMI-PMP®

Programa | Cronograma | Inscrições

Gestão de Projetos Ágil

Certificação PMI-ACP®

Programa | Cronograma | Inscrições

Gestor de Projetos Profissional

30 PDUs

Programa | Cronograma | Inscrições

DA Scrum Master

Certificação DA® Scrum Master

Programa | Cronograma | Inscrições

Formação em gestão de projetos

A escolha da formação em Gestão de Projetos, nem sempre é fácil! É normal existirem dúvidas sobre qual o curso que melhor se adequa à situação e interesses. Um curso sobre agile centrado em técnicas fundamentais, PMP®?

Aspetos como experiência, formação de base, entre outros condicionam esta análise. Perceba qual o curso mais adequado para si!

DESCARREGAR INFOGRÁFICO

Certificação PMP® Project Management Professional

Com o crescimento da Gestão de Projetos existe a necessidade de certificar os profissionais na área. Surge assim a certificação internacional de Project Management Professional (PMP)® do PMI®.

A certificação PMP® visa garantir o entendimento compreensivo das técnicas e processos da Gestão de Projetos no seu todo, permitindo um ganho de conhecimento aplicável em qualquer setor e indústria.

A Certificação PMP® (Project Management Professional) é o standard de certificação de gestão de projetos, reconhecida e exigida por organizações em todo o mundo. Esta licença certifica que o gestor tem formação, experiência e competência para gerir projetos, tanto ao nível do conhecimento, como da capacidade de liderança.

É bastante bem vista pelos gestores de projetos e igualmente aceite pelas grandes organizações porque dá retorno, uma vez que, uma organização que tenha mais do que um terço dos gestores de projetos certificados consegue completar os projetos no tempo devido, com a qualidade pretendida, dentro do orçamento e do âmbito com maior frequência (dados retirados de Pulse of the Profession® study, PMI, 2021).

Em janeiro de 2021 existem no ativo cerca de 1.000.000 de Gestores de Projetos certificados com a certificação PMP® em mais de 185 países. O número de pessoas com certificado, cresce à razão de 60/80.000 por ano.

O PMI® entende que a experiência prática não pode estar concentrada no domínio de um método ou algumas práticas de gestão de projetos. Para ultrapassar esta questão e garantir que os candidatos têm o conhecimento suficiente dos processos e técnicas de gestão de projetos, o PMI® define como requisito obrigatório a frequência de formação com um mínimo de 35 horas, conforme o PMI® Authorized PMP® Exam Prep.

Requisitos de acesso à certificação PMP®

A nível mundial o PMI ® é a entidade mais reconhecida na área de Gestão de Projetos, daí que as certificações que promove sejam também as mais comummente aceites e mais valorizadas designadamente, a certificação PMP®.

Podem candidatar-se a exame PMP os possuidores de:

  • Licenciatura
  • Experiência de 36 meses em gestão de projetos (seguida ou não)
  • 35 horas de formação em gestão de projetos reconhecida

ou

  • Diploma de formação de nível secundário
  • Experiência de 60 meses em gestão de projetos
  • 35 horas de formação em gestão de projetos reconhecida

Acesso ao exame PMP

Os exames são realizados em centro PearsonVue ou Prometric e têm o custo de:

  • Membro do PMI: US$405.00
  • Não membro do PMI: US$555.00

Em alternativa aos centros PearsonVue ou Prometric, o PMI® agora permite que os candidatos realizem o exame a partir de casa, com o mesmo rigor, qualidade e maior comodidade e segurança.

Características do exame (após Jan 2021)

Os conteúdos abrangem todo o espectro de entrega de valor da gestão de projetos, incluindo abordagens preditivas, ágeis e híbridas.

  • O novo exame é composto por: 180 perguntas (no exame anterior eram 200). O mesmo número de perguntas são pontuadas.
  • Dispõe de 230 minutos para completar o exame, acrescendo tempo de pausa para testes baseados em computador. Sem pausas marcadas para exames em papel, que são solicitadas no momento.
  • As perguntas são uma combinação de escolha múltipla, ordenação, correspondência e preenchimento limitado em branco.

Descarregue a informação completa dos requisitos para a prova!

Encontrará informações sobre como comprova a sua experiência, como faz a candidatura, o que fazer em caso de reprovação e como revalida a certificação.

Ver informação

Benefícios da formação PMI® Authorized PMP® Exam Prep

Conhecimento técnico

A gerir projetos começamos por aplicar o bom senso e as técnicas de gestão que aprendemos em outras áreas. Acima de tudo a formação PMI® Authorized PMP® Exam Prep para gestores de projetos permite-lhe adquirir um leque alargado de técnicas especificas da área que lhe facilitarão a gestão de projetos futuros. Em simultâneo irá sistematizar o conhecimento adquirido com a prática, sendo capaz de explorar algumas ferramentas que já utiliza.

Domínio da Linguagem e conceitos técnicos

A formação PMI® Authorized PMP® Exam Prep permite-lhe o acesso à linguagem técnica da área. Vai deixar de pesquisar terminologia em reuniões! Este domínio traduz-se em benefícios através da maior capacidade de integração em equipas/empresas, reforço de capacidade de influência em reuniões, facilidade de troca de informações em projetos internacionais, etc.

Contributo enquanto membro de equipa

A formação PMI® Authorized PMP® Exam Prep permite-lhe descodificar porque determinadas decisões são tomadas e compreender as técnicas utilizadas, que nem sempre são facilmente percetíveis a todos os membros da equipa. A compreensão das ferramentas e técnicas associadas à gestão de projetos transforma-o num membro ativo e valorizado na implementação de projetos, pela compreensão dos fins e restrições das tarefas que lhe são atribuídas.

Entrega de Resultados

A formação PMI® Authorized PMP® Exam Prep, particularmente a de cariz prático como a nossa permite-lhe familiarizar-se com as técnicas e sua aplicação, reforçando a sua capacidade de adotar em contexto real as abordagens e práticas de gestão que se traduzem, no final do dia, em entregar projetos com melhores resultados.

Portal do PMI®

Todos os conteúdos do PMI® Authorizes PMP® Exam Prep® foram desenvolvidos pelo Project Management Institute® e são entregues no portal do PMI®.

Veja o vídeo para conhecer o portal e todos os recursos oficiais a que tem acesso!

Ver Vídeo do portal

Gestão de Equipas

Quer tenha 2 envolvidos quer 200 no seu projeto, a formação em gestão de projetos vai sensibilizá-lo para o cuidado na adoção das práticas adequadas em função das características da equipa. A análise e simulação de casos reais durante a formação em gestão de projetos irá permitir-lhe obter o comprometimento de todos com maior facilidade.

Eficácia Pessoal

Com a experiência percebemos que muitas das práticas que implementamos em projetos não tiveram qualquer utilidade. A frequência da formação em gestão de projetos orienta-o e torna-o mais eficaz, garantindo que não realiza atividades desnecessárias ou perde tempo a tentar enquadrar um problema.

Empregabilidade

Mais de 30% das ofertas de emprego publicitadas para Técnicos e Quadros têm uma forte componente de trabalho realizado ao projeto. Assim a formação em gestão de projetos será, para qualquer técnico, uma mais valia curricular que o pode ajudar a ascender na carreira.

Quer saber o que as empresas procuram atualmente num gestor de projetos? Quais as competências e requisitos?

Aconselhamos a consultar o site de procura de emprego Indeed e a fazer uma pesquisa por gestor de projetos e certificação PMP®.

Ficará surpreendido com o número de empresas que estão a recrutar gestores de projetos e que colocam a certificação PMP® como requisito ou mais-valia.

Visibilidade

A maior parte dos projetos internos têm visibilidade interdepartamental e junto de órgãos superiores de gestão, possibilitando o reconhecimento daqueles que neles estão envolvidos em caso de bom desempenho. Ao dominar as técnicas de gestão de projetos terá maior facilidade em atingir o sucesso dos seus projetos.

Certificação e reconhecimento

A certificação internacional é diferenciadora na carreira de um Gestor de Projetos, demonstra que este tem a experiência e as competências necessárias para liderar e gerir equipas de projeto, nos mais variados setores.

Num mundo cada vez mais orientado ao projeto, a certificação profissional em gestão de projetos garante que estará pronto para corresponder às exigências dos projetos e empregadores, nos mais variados sectores e em qualquer parte do mundo.

Vantagens da certificação PMP®

Adaptabilidade

Atualmente é necessário dispor de um conjunto abrangente de competências para liderar projetos. A certificação PMP® comprova que possui essas competências, incluindo o domínio de abordagens waterfall, ágeis e híbridas.

Flexibilidade

A certificação PMP® comprova as competências para utilizar abordagens híbridas nas incertezas do mundo atual. Os modelos híbridos possibilitam que se torne mais flexível e obtenha melhores resultados.

Desempenho

A certificação PMP® demonstra que sabe trabalhar de forma mais inteligente e obtém melhores desempenhos. Confirma que possui a capacidade de liderar qualquer projeto e que é capaz de alcançar os resultados desejados pela sua organização.

Reconhecimento

As organizações de todo o mundo reconhecem a certificação PMP® como o padrão da gestão de projetos e insistem que os seus gestores de projetos obtenham esta certificação. Por isso, os profissionais com a certificação PMP® recebem normalmente um salário médio superior a outros gestores de projeto.

Salário gestor de projetos

A crescente procura por gestores de projetos por parte das empresas deve-se, sobretudo ao facto destes profissionais desempenharem um papel fundamental para ajudar as organizações a cumprirem os seus objetivos de negócio.

O gestor do projeto desempenha um papel importante para ajudar a poupar tempo, reduzir custos, prevenir riscos, atribuir e gerir recursos entre departamentos, e apresentar planos de ação calculados que ajudem a empresa a alcançar o crescimento futuro.

A necessidade das empresas de contratarem gestores de projetos torna esta uma profissão atrativa no que diz respeito ao salário do gestor de projetos e às perspetivas de progressão na carreira.

Em Portugal e no mundo, a procura de Gestores de Projetos com formação e certificação específicas nesta área começou a sentir-se de forma constante e crescente há poucos anos, sendo uma qualificação cada vez mais valorizada pelas organizações. Mas na verdade qual é o salário do gestor de projetos?

PMI® Authorized PMP® Exam Prep

Segundo estudos do Project Management Institute, a nível mundial o salário de um gestor de projeto ronda os 73.602€, podendo este valor ser influenciado por vários fatores tais como o país de empregabilidade, experiência na área, certificação PMP®, cargo, setor de atividade e dimensão dos projetos. A experiência na área é considerada um dos fatores mais relevantes na variação do salário do gestor de projetos. Por exemplo, na Austrália um gestor de projetos com pouca experiência ganha em média 62.541€ anuais, enquanto um gestor de projetos com carreira consolidada (20 anos ou mais) tem um salário de 121.608€ anuais. Com a formação em gestão de projetos e a certificação PMP® tem a possibilidade de acelerar esta aprendizagem que resulta da experiência e melhorar as perspetivas de salário.

PMP® salário

O estudo do PMI® Project Management Salary Survey – Twelfth Edition, referente aos salários de gestão de projetos, revela que os inquiridos que detêm a certificação PMP® reportam salários mais elevados, na maioria dos países incluídos neste estudo, em comparação com os seus homólogos sem a certificação PMP® (16%, em média, mais elevados nos 40 países que fazem parte deste estudo). No entanto, a percentagem do aumento do salário do PMP® varia muito de país para país.
O país que apresenta um maior aumento para os detentores da certificação PMP® é a Colômbia, onde o salário do PMP® é 50% superior àqueles que não possuem a certificação.

Salário gestor de projetos em Portugal

No caso de Portugal a título de exemplo, o salário do gestor de projetos júnior é cerca de 1400€ mensais, ao passo que o salário do gestor de projetos sénior que exerce atividade no setor da saúde, por exemplo, pode rondar os 7000€ mensais, dentro desta amplitude há vários escalões que variam conforme o setor, experiência, qualificação e certificação PMP®.

Salário do Gestor de Projetos

Segundo um estudo realizado em 2021, pelo PMI®, Portugal é o 3º país onde os detentores da certificação PMP® demonstram o maior aumento salarial, tendo um salário 40% superior face aos que não detêm a certificação.

Quer saber quanto ganha um gestor de projeto com a certificação PMP® em Portugal?

Descarregue o guia de salários

Salário do Gestor de Projetos

Segundo um estudo realizado, em 2021, pelo PMI® sobre o salário dos gestores de projeto, em cerca de 40 países, Portugal é o 3º país onde os gestores de projetos que detêm a certificação PMP® demonstram o maior aumento salarial, reportando um salário 40% superior aos gestores de projetos que não detêm a certificação.

Quer saber quanto ganha um gestor de projeto com a certificação PMP® em Portugal?

Descarregue o guia de salários do gestor de projetos

PMO – Project Management Office

No que diz respeito às diferentes funções dentro da área de gestão de projetos destacamos as questões diretamente relacionadas com Project Management Office – PMO.

Project Management Office (PMO) é um departamento, dentro de uma organização, que que define e mantém os padrões de gestão de projetos e facilita a partilha de recursos, metodologias, ferramentas e técnicas. As responsabilidades de um PMO podem ir desde a prestação de funções de apoio à gestão de projetos até à gestão direta de um ou mais projetos.

As organizações iniciam e executam projetos para lançar um novo produto, melhorar um processo ou para responder a requisitos legais.

As organizações estabelecem um PMO com um benefício fundamental em mente: melhorar a gestão de projetos em termos de tempo, custo, qualidade e risco.

O PMO pode ter muitos papéis no alinhamento do projeto com os objetivos estratégicos: envolver e colaborar com as partes interessadas, desenvolver talento e concretizar valor a partir de investimentos em projetos.

Numa organização média a grande, o PMO, é o cérebro da organização para liderar, gerir e controlar a entrega do projeto. Nas grandes organizações, o cargo de Diretor de Gestão de Projetos é o líder do PMO.

Funções do PMO

No PMBOK Guide – Fifth Edition, o Project Management Office (PMO) é definido como “uma estrutura de gestão que normaliza os processos de governação relacionados com os projetos e facilita a partilha de recursos, metodologias, ferramentas e técnicas”.

O PMI refere que “uma função primária de um PMO é apoiar os gestores de projetos de variadas de maneiras que podem incluir:

  • Gestão de recursos partilhados em todos os projetos administrados pelo PMO;
  • Identificar e desenvolver metodologia de gestão de projetos, boas práticas e padrões;
  • Coaching, mentoring, formação e supervisão;
  • Monitorização do cumprimento das normas, políticas, procedimentos e modelos de gestão de projetos através de auditorias de projetos;
  • Desenvolver e gerir políticas de projetos, procedimentos, modelos e partilha de documentação.

Um PMO eficiente é responsável por garantir 3 contribuições chave para a entrega de valor:

  • Fomentar as capacidades orientadas para a entrega de resultados;
  • Avaliar os processos para alcançar os objetivos do projeto;
  • Melhoria contínua, transferência de conhecimento e gestão de mudanças.

O PMO é formado por vários profissionais de gestão de projetos e são liderados por gestores de PMO, diretores ou gestores de projetos.

O salário médio de um diretor do PMO é de $218.000 nos Estados Unidos. Dependendo das competências, formação, certificação PMP®, também da indústria e da empresa.

Em Portugal o salário do diretor de um Project Management Office (PMO) varia entre os 37.000€ e os 54.325€ por ano. Sendo que o salário médio para gestores de projetos e diretores PMO com a certificação PMP® é 40% mais alto do que aqueles que não detêm a certificação PMP®.

Quer ser PMP®?

O seu objetivo é ser Project Management Professional (PMP®)?

Tem dúvidas sobre a facilidade (ou dificuldade) em o atingir?

Criamos um autodiagnóstico que lhe permite avaliar a facilidade com que poderá obter a qualificação PMP®.

Saber Mais

Referenciais e Standards do PMI® Authorized PMP® Exam Prep

Certificação PMP® têm por base o domínio das técnicas e boas práticas incluídas no referencial abaixo, só sendo possível o acesso aos exames de qualificação a quem demonstre ter frequentado formação (horas de contacto) que garanta o conhecimento e capacidade de uso desses referenciais.

PMBOK GUIDE – A Guide to the Project Management Body of Knowledge

A Gestão de Projetos é uma área que se tem vindo a desenvolver nos últimos trinta anos.

Existem, atualmente, standards de boas práticas internacionais que solidificam a profissão de Gestor de Projetos, sendo o referencial mais conhecido e utilizado o “A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide, 7th ed)” do Project Management Institute (PMI)®.

Os referenciais do PMI®, são desenvolvidos por uma larga comunidade profissional que trabalha em gestão de projetos em todo o mundo.

O PMBOK Guide suporta a Certificação PMP®. Atualmente, desde janeiro de 2021, a prova de PMP®, avalia o conhecimento e proficiência do candidato quer em métodos tradicionais quer em métodos ágeis de gestão de projetos.

smarterexecution-pmbok

Os cursos Gestor de Projetos Profissional e Preparação PMP® são suportados neste referencial, sendo o segundo curso desenvolvido pelo PMI® e licenciado aos ATP’s (Authorized Training Partner) como recomendado para a obtenção da certificação PMP®, constituindo portanto uma oferta formativa mais exigente para o participante.

Renovação de PMP®

Renovar as certificações do PMI garante a oportunidade de aprender as mais recentes competências que o ajudarão a progredir na sua vida profissional, em rede com outros profissionais, bem como a partilhar os seus conhecimentos e voluntariado.

As PDUs são a unidade de medição utilizada para quantificar as atividades de aprendizagem e serviço profissional aprovados.

As atividades para obter PDUs devem estar relacionadas com as áreas de competência do PMI Talent Triangle® e tópicos relacionados com domínios e áreas de conhecimento representados no respetivo esboço de conteúdo de exame para a sua certificação.

Todos os detentores de certificação PMI® devem obter PDUs para manter a certificação PMP. Devem obter 60 PDUs a cada ciclo de 3 anos.

Estas PDUs podem ser adquiridos através de várias atividades de desenvolvimento profissional que se centram numa de duas áreas:

  1. Educação – Oportunidades de aprendizagem que lhe permitem expandir e melhorar as suas competências técnicas, de liderança ou estratégicas e de gestão de negócios. Podem ser cursos, leituras, coaching, etc.;
  2. Devolver a Profissão – Atividades que lhe permitam partilhar e utilizar os seus conhecimentos e competências como forma de contribuir e ajudar a desenvolver a profissão. São atividades do tipo: ensino, voluntariado, etc.

PDU’s do PMI®

O PMI® dispõe de um programa para manter as certificações o chamado PMI’s Continuing Certification Requirements (CCR). Este programa apoia o desenvolvimento educativo e profissional dos detentores de certificação, a fim de estarem sempre preparados para satisfazer os requisitos do complexo ambiente de negócios de hoje.

O objetivo do programa CCR é:

  • Melhorar a aprendizagem e o desenvolvimento contínuo dos detentores de certificação;
  • Fornecer orientação nas áreas de desenvolvimento para garantir a relevância dos profissionais certificados;
  • Incentivar e reconhecer oportunidades de aprendizagem individualizadas;
  • Oferecer um mecanismo para a obtenção e registo de atividades de desenvolvimento profissional;
  • Sustentar o reconhecimento global e o valor das credenciais PMI®;

Todos os que obtiverem uma certificação PMI® devem manter ativamente as suas certificações. O ciclo de renovação é de 3 em 3 anos para PMP, PgMP, PfMP, PMI-PBA, PMI-ACP, PMI-RMP, PMI-SP e CAPM.

Há um ciclo de renovação de 1 ano para certificações Disciplined Agile.

A participação em atividades de desenvolvimento profissional e aprendizagem permite que os detentores de certificação ganhem Professional Development Units (PDUs), cumprindo os requisitos de certificação contínua e, em última análise, crescendo e desenvolvendo-se como profissionais de gestão de projetos.

Cursos para renovação de PDUs do PMI®

PMI® Authorized PMP® Exam Prep®

Certificação PMI-PMP®

Programa | Cronograma | Inscrições

Gestão de Projetos Ágil

Certificação PMI-ACP®

Programa | Cronograma | Inscrições

Gestor de Projetos Profissional

30 PDUs

Programa | Cronograma | Inscrições

DA Scrum Master

Certificação DA® Scrum Master

Programa | Cronograma | Inscrições

PMI Talent Triangle® PDUs

A componente de educação do programa CCR está alinhada com o PMI Talent Triangle® para garantir que está equipado para se manter relevante num ambiente de negócios em constante mudança. Os detentores de certificações do PMI devem obter um número mínimo de PDUs em cada uma das áreas de competência do PMI Talent Triangle® – Ways of Working, Power Skills e Business Acumen.

Se possuir uma certificação Project Management Professional (PMP), Program Management Professional (PgMP), Portfolio Management Professional (PfMP) ou Professional in Business Analysis (PMI-PBA), deve obter 60 PDUs num ciclo de 3 anos.

Reportar PDUs

Cada profissional é responsável por registar as suas atividades PDU à medida que ocorrem. A forma mais eficiente de registar PDUs é através da página do site CCRS .

Tem de registar as PDUs e concluir o processo de renovação antes do fim do ciclo de CCR para manter um estado de certificação ativo. Se não obter e registar as PDUs necessárias dentro do ciclo de CCR, a certificação é suspensa.