Scrum o que é?
Scrum o que é ou o que é a metodologia Scrum?
Estas são questões que suscitam cada vez mais interesse.
O Scrum é uma framework agile flexível que ajuda pessoas, equipas e organizações a desenvolver projetos, produtos e serviços.
Atualmente é utilizada em todas as indústrias para fornecer produtos e serviços complexos e inovadores que garantem a satisfação dos clientes.
Scrum é simples de entender, mas difícil de dominar.
Para além de perceber o que é o Scrum, é relevante compreender também a metodologia. Esta orienta o desenvolvimento de um projeto, focando-se no valor e na elevada visibilidade do progresso. A equipa trabalha a partir de uma lista dinâmica das coisas mais importantes para fazer e utiliza-a como um guia para transparência, inspeção e adaptação, transformando ideias em entregas.
Um conceito fundamental para compreender o que é o Scrum, é ter em conta que a framework Scrum é um modelo de exposição empírica, o que significa que o conhecimento é adquirido com a experiência e as decisões são tomadas com base nessa experiência.
Do mesmo modo, representa uma forma de organizar o projeto para expor se a abordagem utilizada está a gerar os resultados pretendidos e fornece uma estrutura para aumentar a eficiência e obter resultados mais rápido.
Metodologia Scrum
O que é o Scrum ou a metodologia Scrum?
Ao passo que o Agile é uma filosofia ou orientação, o Scrum consiste numa metodologia específica para a forma como se gere um projeto com os diferentes papéis bem definidos.
Tem como objetivo manter uma forte colaboração entre pessoas que trabalham em produtos complexos, num ambiente em que os requisitos e os detalhes estão a ser alterados ou adicionados.
É uma framework que proporciona clareza de responsabilidades através de funções, visibilidade através de artefactos e oportunidades de inspeção e adaptação através dos eventos ou cerimónias Scrum.
Baseia-se nas interações constantes e sistemáticas entre os três principais papéis: Scrum Master, Product Owner e Development Team.
Caracteriza-se por fases curtas ou “sprints” quando ocorrem trabalhos de projeto. Durante o planeamento do Sprint, a equipa do projeto identifica uma pequena parte do âmbito a ser concluído durante esse Sprint, que normalmente é um período de duas a quatro semanas.
Ajuda as equipas a trabalharem em conjunto, incentivando as equipas a aprenderem através de experiências, a organizarem-se enquanto trabalham num problema e a refletir sobre as suas vitórias e perdas para melhorar continuamente.
Embora seja mais utilizado pelas equipas de desenvolvimento de software, os seus princípios e lições podem ser aplicados a todos os tipos de trabalho em equipa.
Muitas vezes considerado como uma framework ágil de gestão de projetos, a metodologia Scrum descreve um conjunto de eventos ou cerimónias, ferramentas e papéis que trabalham em conjunto para ajudar as equipas a estruturar e a gerir o seu trabalho.
Visto o que é o Scrum, porque se chama Scrum?
Quando Jeff Sutherland criou o processo de Scrum em 1993, utilizou o termo “Scrum” depois de ver uma analogia num estudo de 1986 de Takeuchi e Nonaka, publicado na Harvard Business Review. Nesse estudo, Takeuchi e Nonaka comparavam o alto desempenho de equipas multifuncionais com a formação Scrum usada por equipas de Rugby.
As pessoas pensam muitas vezes que a framework Scrum e Agile são a mesma coisa porque a metodologia Scrum está centrado em torno da melhoria contínua, que é um princípio fundamental do Agile.
No entanto, é uma framework para fazer o trabalho, enquanto o Agile é uma filosofia ou mindset.
Uma das vantagens de Scrum e da adoção e implementação da metodologia em relação a outras frameworks de gestão de projetos é o ciclo de feedback gerado. A equipa percebe mais cedo e de forma contínua o que está a funcionar, o que não está e o que falta.
Qualquer negócio com projetos complexos e produtos concretos em desenvolvimento pode beneficiar desta framework, seja na criação de um novo produto ou no desenvolvimento de uma nova campanha de vendas.
Esta é uma ferramenta a ser considerada para ter equipas mais organizadas e tornar o seu trabalho mais ágil.
Todos os tipos de equipas, como recurso humanos, marketing e design, podem beneficiar da metodologia e utilizá-la de forma eficaz. Porém, tem um maior destaque em equipas de desenvolvimento e engenharia de software pois permite que as equipas reajam às mudanças de requisitos com mais rapidez, sem deixar os custos e orçamentos saírem do controlo.
Os 3 pilares de Scrum Framework
O Scrum, uma estrutura Agile amplamente adoptada, baseia-se em três pilares essenciais: transparência, inspeção e adaptação. Estes pilares são a base do Scrum e moldam os seus princípios, práticas e a forma como as equipas trabalham em conjunto para entregar produtos de valor.
Transparência
Uma das características distintivas da Scrum framework, e das técnicas ágeis em geral, é a sua transparência sem restrições. Através de canais de comunicação claros e acessíveis, a informação é acessível a todos os membros da equipa e stakeholders. Toda a organização é capaz de saber o que foi feito, o que está a ser trabalhado e o que falta fazer. Desde o início, está a produzir resultados reais que são testados e aprovados ou imediatamente enviados para ajustes. A transparência permite a confiança dentro da equipa e com todos os intervenientes.
No Scrum, a transparência é alcançada através de vários mecanismos:
a. Sprint Backlog: As equipas mantêm um Sprint Backlog, uma lista de tarefas e histórias de utilizadores a serem concluídas durante um sprint. Proporciona visibilidade sobre o trabalho planeado para o sprint.
b. Daily Standup Meetings: As reuniões diárias, ou Daily Scrum, correspondem a uma breve reunião diária onde os membros da equipa partilham o seu progresso, planos e obstáculos. Promove a transparência ao assegurar que todos sabem em que é que os outros estão a trabalhar e se encontram algum impasse.
c. Sprint Review: No final de cada sprint, é efetuada uma revisão do sprint para mostrar o trabalho concluído. Esta revisão proporciona, às partes interessadas, uma visão transparente do progresso do produto e permite o feedback.
Inspeção
A inspeção no Scrum envolve uma avaliação regular e sistemática do produto e do processo. Os projetos são divididos em partes mais pequenas (user stories) e as metas são definidas dentro de prazos fixos – o sprint, o lançamento e o projeto. À medida que cada item é realizado, é inspecionado para se certificar de que realmente funciona e que responde às necessidades do cliente. Trata-se de examinar o trabalho realizado para identificar quaisquer desvios em relação ao resultado ou processo desejado. A inspeção é fundamental porque ajuda as equipas a detetar problemas precocemente, a tomar decisões informadas e a adaptar-se em conformidade.
Os principais pontos de inspeção no Scrum incluem:
a. Sprint Review: Como mencionado anteriormente, a revisão do Sprint é um momento para inspecionar o produto e reunir feedback. Ela garante que o produto esteja alinhado com as expectativas das partes interessadas.
b. Daily Standup: As reuniões diárias permitem que os membros da equipa inspecionem o progresso uns dos outros e identifiquem potenciais bloqueadores ou desvios do plano do sprint.
c. Sprint Retrospective: Após cada sprint, as equipas Scrum realizam uma retrospetiva do Sprint para inspecionar o seu processo. Discutem o que correu bem, o que não correu muito bem e como podem melhorar. Este ciclo de inspeção e adaptação faz do Scrum uma estrutura em constante evolução.
Adaptação
A adaptação é o último pilar do Scrum. Assim que os desvios são identificados através da inspeção, a equipa deve adaptar-se prontamente para os resolver. A adaptação deve ser efetuada o mais rapidamente possível e antes de passar para o próximo ponto exequível na lista de ações. Por outras palavras, antes de seguir em frente, é possível saber que tudo o que foi feito está a funcionar corretamente. Também permite que inspeções e adaptações sejam realizadas imediatamente a nível de equipa e projeto sob a forma de revisões, retrospetivas e daily scrum.
A adaptação é incorporada no Scrum através das seguintes práticas:
a. Sprint Planning: No início de cada sprint, a equipa adapta o seu plano com base no backlog do produto e no feedback do sprint anterior. Selecionam o trabalho que pode ser completado no próximo sprint.
b. Daily Standup: As equipas adaptam-se diariamente, discutindo quaisquer impedimentos e ajustando o seu trabalho para garantir que se mantêm no caminho certo.
c. Sprint Review and Retrospective: A revisão do Sprint oferece uma oportunidade para adaptar o produto com base no feedback dos intervenientes, enquanto a retrospetiva do Sprint se concentra na adaptação dos processos da equipa para o próximo sprint.
Em conclusão, os três pilares do Scrum – transparência, inspeção e adaptação – formam a base do sucesso da estrutura. Ao promover a transparência, as equipas e os intervenientes criam confiança e têm uma compreensão partilhada do estado do projeto. A inspeção garante que os problemas são identificados atempadamente, permitindo decisões informadas. E a adaptação permite que as equipas façam melhorias contínuas, tanto no seu processo, como no próprio produto. Em conjunto, estes pilares permitem que as equipas Scrum forneçam produtos de alta qualidade que satisfazem as necessidades dos clientes, ao mesmo tempo que promovem a colaboração e a inovação.
Scrum Events
O Scrum define cinco eventos-chave, também conhecidos como cerimónias ou reuniões, que são essenciais para a implementação bem sucedida da estrutura. Os eventos ou cerimónias Scrum são reuniões ou atividades planeadas que ocorrem em intervalos regulares durante o ciclo de vida do projeto. Estes eventos fornecem estrutura ao processo Scrum, promovem a colaboração e facilitam a realização dos objetivos do projeto. Os principais eventos são:
1. Sprint: é uma iteração de tempo limitado (geralmente de 1 a 4 semanas) durante o qual a equipa trabalha para entregar um incremento funcional do projeto.
Propósito: no início de cada Sprint, a Equipa Scrum define um Objetivo do Sprint, que é uma declaração clara e concisa acerca do que a equipa pretende alcançar até ao final do Sprint.
Participantes: Os participantes do evento Sprint normalmente incluem membros da Equipa Scrum, como o Product Owner, o Scrum Master e a Equipa de Desenvolvimento.
Agenda: No início do Sprint, a equipa realiza uma reunião de Sprint Planning, ao longo do Sprint, a equipa realiza reuniões diárias de Daily Scrum e no final do Sprint, a equipa realiza uma reunião de Sprint Review. Após a reunião de Sprint Review, a equipa realiza uma reunião de Sprint Retrospective.
2. Sprint Planning: é uma reunião realizada no início de cada Sprint, durante a qual a equipa planeia o que será entregue durante o Sprint atual.
Propósito: A cerimónia de Sprint Planning inicia um Sprint, definindo a direção para o próximo trabalho. Esta reunião ajuda a Equipa Scrum a selecionar itens do Product Backlog e a determinar o que eles irá ser trabalhado durante o Sprint, definindo, assim, a Meta do Sprint a atingir.
Participantes: Os participantes do evento Sprint Planning normalmente incluem membros da Equipa Scrum, como o Product Owner, o Scrum Master e a Equipa de Desenvolvimento.
Agenda: Durante o Sprint Planning, o Product Owner apresenta os itens do Product Backlog que são de maior prioridade para a equipa de desenvolvimento. A equipa discute e concorda com o escopo do trabalho a ser concluído durante o Sprint, quais os itens do Product Backlog que serão incluídos e quais os critérios de aceitação para cada item.
3. Daily Scrum: é uma reunião diária curta, realizada pela equipa de desenvolvimento, para discutir o progresso do projeto e identificar obstáculos.
Propósito: O Daily Scrum é uma reunião de sincronização diária que ajuda a equipa a inspecionar o progresso e adaptar o seu plano para o dia. Promove a comunicação e a colaboração entre os membros da equipa.
Participantes: Os participantes do evento Daily Scrum normalmente incluem o Scrum Master e a Equipa de Desenvolvimento. O Product Owner também pode participar, mas normalmente não fala durante a reunião.
Agenda: Durante o Daily Scrum, a equipa centra-se na sincronização do trabalho, na discussão do progresso e na identificação de quaisquer impedimentos ou obstáculos. Cada membro da equipa responde a três perguntas-chave: O que é que eu fiz ontem? O que é que vou fazer hoje? Há algum impedimento a bloquear o meu progresso?
4. Sprint Review: é uma reunião no final do Sprint, durante a qual a equipa demonstra o que foi entregue e discute o que pode ser melhorado.
Propósito: A Sprint Review marca o final de um Sprint e é uma oportunidade para a Equipa Scrum mostrar o trabalho concluído durante o Sprint para as partes interessadas. O seu objetivo é reunir o feedback dos intervenientes e discutir o que foi feito, o que não foi feito e que ajustes são necessários.
Participantes: Os participantes do evento Sprint Review incluem membros da Equipa Scrum (Product Owner, Scrum Master e Equipa de Desenvolvimento) e os Stakeholders (clientes, usuários finais e qualquer pessoa interessada no produto).
Agenda: A equipa apresenta o trabalho concluído, discute o que foi feito e o que não foi feito, e recolhe feedback. O Product Owner analisa o Product Backlog e as possíveis alterações com base no feedback.
5. Sprint Retrospective: é uma reunião de revisão no final do Sprint, durante a qual a equipa reflete sobre o seu próprio desempenho e identifica oportunidades de melhoria.
Propósito: A Sprint Retrospective é uma reunião em que os membros da equipa discutem o que correu bem e o que não correu bem. Serve para refletir sobre os processos desenvolvidos e identificar oportunidades de melhoria.
Participantes: Os participantes do evento Sprint Retrospective normalmente incluem membros da Equipa Scrum, como o Product Owner, o Scrum Master e a Equipa de Desenvolvimento.
Agenda: Os membros da equipa discutem o que correu bem, o que não correu bem, e quais as ações que podem ser tomadas no próximo Sprint para melhorar a eficiência, a eficácia e o trabalho em equipa no próximo Sprint.
Equipa de Scrum
A unidade fundamental da framework Scrum é uma pequena unidade de pessoas composta por três papéis.
Dentro de uma Equipa de Scrum não há subequipas ou hierarquias. É uma unidade coesa de profissionais focada num objetivo de cada vez, o Product Goal.
Estas equipas são interfuncionais, o que significa que os membros têm todas as competências necessárias para criar valor a cada Sprint. Também são auto-gestores, o que significa que internamente decidem quem faz o quê, quando e como.
A Equipa é pequena o suficiente para permanecer ágil e grande o suficiente para completar um trabalho significativo dentro de um Sprint, sendo composta tipicamente por 10 ou menos pessoas. Este é um ponto crucial para que seja possível aplicar todos os eventos de forma eficaz.
Responsabilidades
A Equipa de Scrum tem responsabilidades específicas que precisam de cumprir:
- Dividir user stories, criar tarefas, definir prioridades e estimativas e auto-organizar a implementação. Por outras palavras, tem de criar, processar e entregar o Sprint Backlog;
- Realizar reuniões de Daily Scrum;
- Assegurar que, no final do Sprint, o incremento potencialmente exequível do produto é entregue e demonstrado;
- Atualizar o estado e os esforços de trabalho restantes para as suas tarefas para permitir a criação de um Burndown Chart.
Na metodologia Scrum, existem 3 papéis: o Product Owner, o Scrum Master e a Equipa de Desenvolvimento:
Product Owner
O Product Owner é responsável pela maximização do valor do produto resultante do trabalho da Equipa de Scrum. Como isto é feito pode variar muito entre organizações, equipas e indivíduos.
De entre os três papéis Scrum, o Product Owner é responsável por uma gestão eficaz do Product Backlog, que inclui:
- Desenvolver e comunicar explicitamente o Product Goal;
- Criar e comunicar claramente os itens do Product Backlog;
- Solicitar itens do Product Backlog;
- Garantir que o Product Backlog é transparente, visível e compreendido.
Para que os Product Owners sejam bem-sucedidos, toda a organização deve respeitar as suas decisões. Estas decisões são visíveis no conteúdo do Product Backlog, e através do Incremento inspecionável na Sprint Review.
Scrum Master
Outros dos papéis Scrum, o Scrum Master, é responsável pela criação do Scrum tal como definido no Scrum Guide. Fazem-no ajudando todos a compreender a teoria e a prática, tanto dentro da equipa como na organização.
O Scrum Master é responsável por garantir que o processo de Scrum é mantido e trabalha para garantir que a equipa adere às práticas e regras, bem como ajuda e treina a equipa na remoção de impedimentos.
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Development Team
O último dos papéis Scrum, a Development Team, dentro da Equipa de Scrum corresponde às pessoas responsáveis por criar qualquer aspeto de um Incremento utilizável a cada Sprint.
As competências específicas necessárias pelos membros da Development Team são muitas vezes amplas e variam com o domínio do trabalho.
No entanto, a Development Team é responsável por:
- Criar um plano para o Sprint – o Sprint Backlog;
- Incutir qualidade aderente a uma Definição de “Done”;
- Adaptar o seu plano todos os dias para o Sprint Goal;
- Responsabilizar-se como profissionais.
A equipa de desenvolvimento é o talento responsável pela criação e desenvolvimento do produto. Conduzem o “como” e o “quanto”. Por outras palavras, determinam como vão desenvolver os requisitos e quantos podem fazer em qualquer sprint. Dedicam-se exclusivamente a um projeto de cada vez.
Scrum artifacts
Os artefactos de Scrum são elementos tangíveis que representam o progresso e o estado do projeto. Alguns dos artefactos mais importantes são:
- Product Backlog: uma lista de tarefas que precisam ser realizadas para concluir o projeto.
- Sprint Backlog: uma lista de tarefas que serão realizadas durante o Sprint atual.
- Sprint Goal: uma declaração clara e concisa do que será realizado durante o Sprint.
- Sprint Retrospective: uma reunião de revisão no final de cada Sprint, para avaliar o que funcionou bem e o que precisa ser melhorado.
- Increment: uma entrega parcial do projeto, que inclui todas as funcionalidades implementadas até o momento.
Esses artefactos são fundamentais para o sucesso do projeto, pois ajudam a garantir que o projeto está no caminho certo, e que todas as partes interessadas têm conhecimento do progresso e das prioridades. Além disso, também ajudam a garantir a transparência e a colaboração entre todos os membros da equipa.
Esta metodologia flexível e adaptável, permite que a equipas se adaptem às mudanças no projeto de forma rápida e eficiente. Isso é possível graças à sua abordagem iterativa e incremental, que permite que a equipa entregue valor ao cliente de forma frequente e garanta que o projeto esteja sempre alinhado às expectativas do cliente.
Em resumo, oferece uma forma eficiente e flexível de gerir projetos, permitindo que a equipa entregue valor de forma frequente e se adapte às mudanças no projeto de forma rápida.
Contraste entre Scrum e Metodologia Waterfall no Desenvolvimento de Software
No panorama do desenvolvimento de software, dois modelos se destacam: o Scrum, representante de uma abordagem ágil, e a metodologia Waterfall, que traduz uma abordagem mais tradicional e sequencial. Ao comparar estes dois métodos, torna-se evidente uma série de diferenças significativas que influenciam tanto os resultados obtidos quanto a adaptabilidade do processo.
O Scrum, com sua natureza iterativa e incremental, contrasta fortemente com a abordagem linear e preditiva da metodologia Waterfall. Enquanto o Waterfall exige uma definição rigorosa de requisitos no início do projeto e uma sequência fixa de etapas, o Scrum favorece a flexibilidade e a adaptação contínua às mudanças de requisitos e feedback do cliente ao longo do desenvolvimento.
Uma das principais diferenças reside na forma como o trabalho é organizado. No Scrum, o projeto é dividido em iterações chamadas de “sprints”, cada uma com uma duração fixa, geralmente de duas a quatro semanas. Durante cada sprint, uma equipa multifuncional trabalha para entregar um incremento do produto funcional. Por outro lado, no Waterfall, as fases do projeto são sequenciais e não há sobreposição entre elas, o que pode resultar em atrasos significativos na entrega do produto final.
Além disso, a abordagem do Scrum promove a colaboração constante entre a equipa de desenvolvimento e o cliente, garantindo que o produto final responda às necessidades reais do utilizador. Por outro lado, o Waterfall muitas vezes apresenta dificuldades em incorporar mudanças de requisitos durante o processo, o que pode levar a produtos que não respondem às expectativas do cliente.
Em termos de resultados, o Scrum tende a oferecer uma maior velocidade de entrega e maior qualidade de produto devido à sua capacidade de adaptação contínua e feedback regular. Por outro lado, o Waterfall pode ser mais adequado para projetos com requisitos estáveis e bem definidos desde o início, embora corra o risco de não responder às necessidades emergentes do cliente.
Em suma, enquanto o Scrum se destaca pela sua adaptabilidade e capacidade de resposta às mudanças, o Waterfall é mais adequado para projetos com requisitos estáveis e previsíveis. A escolha entre estes dois métodos depende das necessidades específicas do projeto e das preferências da equipa de desenvolvimento, mas é crucial reconhecer as diferenças e entender como elas podem impactar o resultado final.
Exemplos de Sucesso na Adoção do Scrum por Organizações
A implementação do Scrum tem sido um marco para muitas organizações em diferentes setores, proporcionando melhorias significativas nos processos de desenvolvimento e resultados tangíveis. Vamos explorar alguns exemplos de sucesso de empresas que adotaram o Scrum e os benefícios que alcançaram ao longo do caminho.
1. Spotify:
O Spotify é um exemplo emblemático de uma organização que abraçou o Scrum de maneira eficaz. Ao adotar uma abordagem ágil, o Spotify conseguiu melhorar drasticamente a sua capacidade de resposta às necessidades do mercado, lançando regularmente novos recursos e atualizações. Além disso, a implementação do Scrum permitiu uma maior colaboração entre as equipas, promovendo uma cultura de inovação e aprendizagem contínua.
2. Adobe Systems:
A Adobe Systems é outra empresa que obteve sucesso ao adotar o Scrum nos seus processos de desenvolvimento de software. Ao aplicar os princípios do Scrum, a Adobe conseguiu reduzir significativamente o tempo de lançamento de novos produtos e melhorar a qualidade geral do software. Além disso, a abordagem ágil permitiu uma maior flexibilidade para lidar com mudanças nos requisitos do cliente, resultando numa maior satisfação do cliente e uma vantagem competitiva no mercado.
3. Toyota:
Embora seja mais conhecida pela sua abordagem Lean na fabricação, a Toyota também tem adotado práticas ágeis, incluindo o Scrum, em algumas das suas operações de desenvolvimento de software. Ao aplicar o Scrum, a Toyota conseguiu melhorar a eficiência e a qualidade dos seus processos de desenvolvimento, reduzindo custos e aumentando a velocidade de entrega dos produtos.
Estes exemplos destacam a versatilidade e eficácia do Scrum em diferentes contextos organizacionais. No entanto, é importante reconhecer que a adoção bem-sucedida do Scrum requer um compromisso contínuo com a mudança, bem como uma cultura de colaboração e aprendizagem. Ao seguir os princípios do Scrum e aprender com as lições dessas organizações, outras empresas podem alcançar resultados semelhantes e impulsionar o seu sucesso no mercado.
Benefícios do Scrum
Um dos principais benefícios do Scrum é a capacidade de promover a entrega de valor de forma rápida e frequente. A framework divide o projeto em ciclos chamados “sprints“, que geralmente têm duração de duas a quatro semanas. No início de cada sprint, a equipa define as tarefas que serão realizadas e estabelece um objetivo claro. Durante o sprint, ocorrem reuniões diárias de acompanhamento, chamadas de “daily scrums“, onde são discutidos os avanços, impedimentos e próximas ações. Ao final de cada sprint, a equipa entrega um incremento do produto, pronto para ser avaliado e utilizado pelos stakeholders. Esta abordagem permite uma rápida adaptação às mudanças e uma maior visibilidade do progresso do projeto.
Outro benefício do Scrum é a transparência e a colaboração entre os membros da equipa. A framework promove a criação de equipas multifuncionais e auto-organizadas, nos quais cada membro tem responsabilidades bem definidas, mas também partilha conhecimentos e colabora com os demais. Além disso, as reuniões diárias de acompanhamento e as reuniões de planeamento e revisão proporcionam um ambiente propício para a troca de informações e o alinhamento de expectativas. Desta forma, o Scrum estimula a comunicação efetiva e reduz os ruídos que podem ocorrer em projetos tradicionais.
A flexibilidade é outro aspeto importante do Scrum. Durante o desenvolvimento de um projeto, é comum que requisitos e prioridades sejam alterados. O Scrum permite que essas mudanças sejam incorporadas de forma rápida e eficiente. Através de uma lista de requisitos priorizada, chamada de “Product Backlog“, a equipa pode ajustar o escopo a cada novo sprint, priorizando as funcionalidades mais relevantes para o momento. Esta abordagem iterativa e incremental garante que o produto seja entregue de forma contínua, mesmo diante de mudanças no ambiente de negócio.
Implementação do Scrum
Para utilizar o Scrum nas empresas, é necessário estabelecer uma cultura ágil e promover a capacitação das equipas. É fundamental que todos compreendam os princípios e valores do Scrum, bem como as suas práticas e papéis. Além disso, é importante ter o apoio da administração ou da direção para a adoção da framework e a remoção de possíveis obstáculos. Os projetos devem ser estruturados em sprints, com reuniões de planeamento, acompanhamento e revisão bem definidas. É recomendável também que seja designado um Scrum Master, responsável por garantir que o processo seja seguido corretamente e por auxiliar a equipa na eliminação de obstáculos.
Considerações Finais
Como já foi referido anteriormente, o Scrum é uma framework ágil utilizada para a gestão de projetos, que se tem mostrado eficaz para as empresas. Foi desenvolvida com o objetivo de aumentar a eficiência e a produtividade das equipas de desenvolvimento, proporcionando maior flexibilidade, adaptação e foco nos resultados.
Scrum o que é? - Perguntas frequentes
Scrum o que é?
O Scrum é uma framework agile flexível que ajuda pessoas, equipas e organizações a desenvolver projetos, produtos e serviços. Atualmente é utilizada em todas as indústrias para fornecer produtos e serviços complexos e inovadores que garantem a satisfação dos clientes.
O que é a Metodologia Scrum?
Consiste numa metodologia específica para a forma como se gere um projeto com os diferentes papéis bem definidos. Tem como objetivo manter uma forte colaboração entre pessoas que trabalham em produtos complexos, num ambiente em que os requisitos e os detalhes estão a ser alterados ou adicionados. É uma framework que proporciona clareza de responsabilidades através de funções, visibilidade através de artefactos e oportunidades de inspeção e adaptação através dos eventos ou cerimónias Scrum. Baseia-se nas interações constantes e sistemáticas entre os três principais papéis: Scrum Master, Product Owner e Development Team.