Exercício de Python para criar um jogo
Descarregue o exercício de Python para criar um jogo que representa um exemplo dos projetos que vai aprender a criar ao longo do curso de Introdução Prática à Programação Python.
Programar é fácil enquanto se limita a seguir tutoriais do tipo print(‘Hello, world!’).
No entanto, quando chega a altura de escrever os próprios programas, vai tornar-se mais díficil fazê-lo sozinho.
Seguir um tutorial é ótimo para aprender conceitos, mas não é necessariamente a mesma coisa que aprender a criar programas originais a partir do zero.
O conselho comum dado nesta fase é examinar o código-fonte de software de código aberto ou trabalhar nos próprios projetos, mas os projetos de código aberto nem sempre estão bem documentados ou são especialmente acessíveis para quem está a começar. E embora seja motivador trabalhar no próprio projeto, fica completamente sem orientação ou estrutura.
No entanto, não precisa de ser um génio da informática para programar programas divertidos e criativos.
Criar pequenos projetos em Python permite aplicar e consolidar os conhecimentos teóricos adquiridos. A prática é fundamental na programação, e ao enfrentar desafios reais, como desenvolver um programa que resolva um problema específico ou criar um jogo os programadores ganham confiança e competências para aplicar conceitos e encontrar soluções concretas.
Descarregue o exercício e veja um exemplo para criar um jogo de Sudoku.
O Sudoku é um jogo de quebra-cabeças popular em jornais e aplicações em telemóveis.
O tabuleiro de Sudoku é uma grelha de 9 × 9 na qual o jogador deve colocar os dígitos de 1 a 9 uma única vez em cada linha, coluna e subgrelha 3 × 3.
O jogo começa com alguns espaços já preenchidos com dígitos, chamados de premissas. Um puzzle de Sudoku bem elaborado terá apenas uma solução possível e válida.
Descarregue o exercício e descubra como pode ser divertido aprender a programar com Python.