Como escolher o melhor curso de marketing digital?

Qual o melhor curso de marketing digital? Escolher o melhor curso de marketing digital nem sempre é uma tarefa fácil. Vivemos numa era dominada pelo digital. Cada vez mais, os consumidores usam os smartphones, tablets e dispositivos móveis para comunicar, realizar pesquisas e tomar decisões de compra em qualquer parte do mundo.

À medida que o mundo digital evolui, as marcas, as empresas e os profissionais de marketing digital, precisam de acompanhar as mudanças e as últimas tendências da indústria impulsionando, regularmente, as suas competências de marketing digital.

Para as marcas e empresas que procuram fazê-lo neste admirável mundo digital, saber utilizar as competências de marketing digital da maneira certa é a chave para o sucesso.

Dito isto, a maioria das marcas e empresas de hoje procuram, cada vez mais, profissionais de marketing digital que são não só qualificados e competentes, mas que conhecem bem as últimas tendências do setor, as suas mudanças e as tecnologias emergentes para conduzir a sua organização para a frente.

Atualmente, 76% das empresas descrevem a sua relação com a tecnologia e a transformação digital como média ou acima da média. Não só, isto é um testemunho do poder cada vez maior do digital, como também mostra que para sobreviver neste mercado a longo prazo é necessário adotar as competências de marketing digital certas e para isto poderá contribuir a escolha do melhor curso de marketing digital e certificação.

Aumento da procura de competências de marketing digital

Para colocar em perspetiva a relevância das competências de marketing digital, eis algumas estatísticas apresentadas pelo Digital Marketing Institute que deve saber:

  • 76% das pessoas pensam que o marketing mudou mais nos últimos dois anos do que no meio século anterior. Um testemunho da rapidez com que o marketing digital evolui.
  • 60% das pessoas começaram a usar a pesquisa por voz no último ano. Este é um canal emergente que os profissionais podem aproveitar. Aqueles que obtêm as competências de marketing digital necessárias para usar novas metodologias como esta, estão na linha da frente para alcançar o sucesso na área.
  • Surpreendentemente 49% das empresas estão a fazer marketing digital ativamente, mas não têm uma estratégia definida em vigor. Os colaboradores com as competências de marketing digital certas podem tornar-se muito procurados por estas empresas.

O marketing digital é dividido em várias áreas, cada uma com uma grande quantidade de oportunidades de progressão, recompensas profissionais e evolução salarial. Basta que tenha as competências de marketing digital certas, para também aproveitar esta tendência.

Então, o que significa isto?

Essencialmente, significa que para prosperar e sobreviver num setor cada vez mais competitivo, saber qual o melhor curso de marketing digital para si, escolher o melhor curso de marketing digital e o mais adequado é essencial para ajudar a adquirir as competências de marketing digital fundamentais, necessárias para se tornar um profissional de sucesso.

Como referido anteriormente as vantagens de apostar numa certificação em marketing digital são inúmeras e inegáveis. No entanto na hora de escolher o melhor curso de marketing digital surgem diversas dúvidas sobre qual o que se enquadra às necessidades e que garante os conhecimentos e as competências chave para acelerar o sucesso profissional a longo prazo.

Mesmo aqueles que se consideram bastante experientes a nível digital podem ter algumas lacunas de conhecimentos e competências de marketing digital.

Teste aqui os seus conhecimentos e descubra onde estão os seus próprios pontos fortes.

Como decidir qual o melhor curso de marketing digital?

Percecionar qual o melhor curso de marketing digital depende muito dos objetivos, necessidades e competências que se pretende desenvolver.

Todos são diferentes e isso é que os torna interessantes, para ter sucesso é preciso uma compreensão firme dos fundamentos e o melhor curso de marketing digital cobrirá tudo o que precisa para começar da sua carreira da melhor forma possível.

Atualmente existe uma grande diversidade de cursos e certificações em marketing digital disponível no mercado, a oferta é bastante diversa tornando difícil a tarefa de escolher qual o melhor curso de marketing digital.

Havendo uma grande oferta nesta área e sendo os preços por vezes elevados, o objetivo de escolher o melhor curso de marketing digital é sempre chegar ao fim com a sensação de que o tempo e o dinheiro investidos foram bem aplicados e obtém uma certificação em marketing digital relevante.

O melhor curso de marketing digital deve incluir no seu programa as principais competências de marketing digital, nomeadamente:

  • O papel em constante evolução do marketing digital no mundo profissional de hoje;
  • Otimização de motores de busca (SEO);
  • Marketing de redes sociais;
  • Mobile marketing;
  • Web analytics.

Além disso, é importante verificar os seguintes atributos na hora de escolher o melhor curso de marketing digital:

  • O melhor curso de marketing digital deve ser validado, apoiado ou recomendado e projetado por profissionais líderes do setor.
  • Deve permitir aprender e progredir ao seu próprio ritmo, dando acesso a materiais e conteúdos do curso 24 horas por dia, 7 dias por semana, e no dispositivo à sua escolha.
  • A certificação em marketing digital que obtém deverá ser mundialmente reconhecida, provando os seus elevados padrões de aprendizagem, conhecimentos e competências de marketing digital.
  • O melhor curso de marketing digital oferece informações potenciais sobre o percurso profissional e até possíveis oportunidades de progressão na carreira.
  • O provedor do curso atualiza regularmente o seu material de curso para se manter relevante.
  • A empresa presta apoio aos participantes ao longo do curso, com acesso a chat online, linhas telefónicas, suporte de e-mail e informações adicionais da indústria, incluindo publicações de blog relevantes, eBooks, atividades práticas e estudos de caso.

Ao aprender os fundamentos práticos destes métodos, conceitos e disciplinas, estabelecerá bases sólidas para uma carreira de sucesso em marketing digital, também poderá tomar uma decisão confiante em que campo gostaria de se concentrar num futuro próximo.

Cursos de Marketing Digital online gratuitos

Para quem quer obter as competências de marketing digital essenciais, mas não tem disponibilidade financeira para fazer um investimento num curso pago o melhor curso de marketing digital pode passar por um curso online gratuito. Os cursos gratuitos apresentam uma grande flexibilidade de aprendizagem com programas nas diferentes áreas do marketing digital e disponibilizam os materiais e conteúdos do curso online.

Dentro dos cursos gratuitos destacamos o curso de marketing digital da Google Atelier Digital, um curso que permite obter conhecimentos básicos de marketing digital e que se pode escolher fazer apenas alguns módulos ou o curso integral.

Os cursos de marketing digital gratuitos podem ser uma vais valia para quem não quer investir muito tempo e dinheiro numa formação em marketing digital. No entanto, são cursos que garantem apenas umas noções básicas ministrados com recurso a vídeos expositivos e tutoriais, não havendo sessões live online com formadores, impossibilitando a interação e a partilha de conhecimentos e experiências e a aplicação prática no dia-a-dia.

Pós-graduação, mestrado ou certificação profissional em marketing digital?

As pós-graduações e mestrados são formações de nível superior voltadas para quem já concluiu o 1º ciclo de estudos (licenciatura) e são cursos regulamentados pelo Ministério da Educação.

Ambos são especialmente indicados para quem tem algum interesse em seguir a carreira académica, fazer investigação ou atuar como professor universitário.

Uma pós-graduação em marketing digital tem, no mínimo, 360 horas de duração. Ao fim desse tempo, o estudante recebe um certificado e passa a ter o título de especialista.

Os programas de mestrado em marketing digital costumam ter uma duração de 2 anos e exigem uma grande dedicação do indivíduo durante todo esse período, podendo ser algo muito exigente quando se tem outras coisas para conciliar.

Desta forma, as principais vantagens de escolher uma pós-graduação em marketing digital prendem-se, sobretudo, com o facto de permitirem aprofundar conhecimentos e aumentar a rede de contactos.

Relativamente a uma pós-graduação em Marketing Digital podemos dar o exemplo do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) que dentro dos vários cursos disponíveis, tem uma pós-graduação em Marketing Digital.

No entanto, uma pós-graduação em Marketing Digital nem sempre é a resposta pretendida, apresentando algumas desvantagens, nomeadamente, no que diz respeito aos preços elevados que implica um investimento considerável. Geralmente são cursos de longa duração que podem demorar entre 6 meses e 1 ano ou até mais. Os programas formativos são mais abrangentes e muitas vezes apresentam unidades curriculares pouco relevantes para os objetivos que se pretende atingir. Uma pós-graduação em Marketing Digital foca-se mais no “saber-saber” sendo necessário validar as competências com a experiência profissional para torná-la ainda mais significativa.

Para quem pretende especializar-se numa área específica, mas não quer perder tanto tempo como a duração de um mestrado, a pós-graduação em Marketing Digital parece o ponto intermédio perfeito.

Se, por outro lado o objetivo é seguir um percurso mais académico, de investigação, então, a opção mais adequada será, sem dúvida, um Mestrado em Marketing Digital.

E um curso de marketing digital certificado?

0%
Das empresas sem transformação digital acreditam que têm menos de um ano antes de começarem a perder quota de mercado. Fonte: Forbes, Dec 2019
0%
Dos líderes dizem que a força de trabalho é importante para apoiar a sua estratégia de transformação digital. Fonte: Forbes, Dec 2019
0%
Da rotatividade de colaboradores numa organização deve-se a más decisões na altura da contratação. Fonte: Forbes, Dec 2019

Com base apenas nesta visão, agora mais do que nunca, os empregadores procuram certificações profissionais como uma alternativa viável aos diplomas universitários como confirmação da proficiência e competências de marketing digital do candidato.

Ao concluir com sucesso o melhor curso de marketing digital com certificação profissional, está essencialmente a validar as suas competências e capacidades, provando que tem conhecimentos relevantes na sua área de especialização, ao mesmo tempo que demonstra uma vontade permanente de aprender e adquirir novas e valiosas competências no futuro.

Se tem algum conhecimento de marketing digital, sabe que vai estar constantemente à procura de mais. Mais conhecimento, mais competências e mais formas de mostrar aos clientes ou empregadores que pode diferenciar o seu negócio. Adicionar uma certificação em marketing digital ao currículo é uma das melhores formas de o fazer, ao mesmo tempo que se prepara para o sucesso.

Está a tornar-se um facto amplamente aceite que para se tornar um profissional de marketing digital não requer necessariamente um diploma de três anos. É uma área onde a capacidade comprovada substitui a formação académica em grande parte devido ao facto destes programas não ensinarem as competências de marketing digital específicas necessárias para se tornarem um profissional de sucesso.

Na verdade, muitos argumentam que a certificação em marketing digital é ainda melhor do que uma licenciatura ou pós-graduação e pode ser a melhor forma de demonstrar que investiu tempo e energia na aprendizagem e no domínio das competências do seu ofício.

Embora rico em informação e cobrindo uma ampla gama de materiais, o melhor curso de marketing digital deve ser orientado para o aluno, pois permite que um aluno aprenda ao ritmo das suas preferências e necessidades pessoais. Este tipo de suporte com um modelo de aprendizagem autónomo garante que o aluno vai adquirir também a capacidade para continuar a sua aprendizagem ao longo da vida, qualidade pessoal vital para manter-se relevante e desfrutar do sucesso continuado como profissional de marketing digital.

Esta aprendizagem contínua ou ao longo da vida não só garante que evolui com o mundo digital, mas também que pode progredir na carreira ao longo do tempo. Além disso, poderá aprofundar competências de marketing digital fundamentais baseadas na otimização de motores de busca – SEO, marketing de conteúdos, marketing de redes sociais, e-mail marketing, entre outras disciplinas, dando-lhe um excelente conhecimento fundamental da área e ferramentas para aplicar na prática ao seu dia-a-dia.

Digital Marketing Institute™

No que diz respeito ao melhor curso de marketing digital certificado não podemos deixar de referir o Digital Marketing Institute (DMI™), líder mundial no desenvolvimento de competências de marketing digital e reconhecido como padrão global em aprendizagem e certificação em marketing digital.

Fundado na Irlanda, o Digital Marketing Institute tem escritórios nos EUA e austrália, mais de 130.000 membros, e parceiros em mais de 100 países. Trabalha com universidades e empresas de todas as dimensões para fornecer aos profissionais as competências de marketing digital, a confiança e o know-how da indústria para se manterem relevantes e para causar impacto num mundo digital sempre em evolução.

O Digital Marketing Institute™ é o principal fornecedor mundial de Cursos de Marketing Digital, com um histórico comprovado na transformação das competências dos profissionais digitais para ajudar a construir carreiras de sucesso e promover a aprendizagem contínua para moldar a força de trabalho do futuro.

Os cursos de certificação do Digital Marketing Institute são os únicos reconhecidos globalmente e apoiados por alguns dos principais organismos do setor, incluindo a American Marketing Association.

O Digital Marketing Institute dispõe de quatro níveis de certificação reconhecidos globalmente e validados pela indústria, para atender as necessidades dos indivíduos e grupos empresariais:

  • Certificação Profissional – A certificação de Nível Profissional do Digital Marketing Institute demonstra uma compreensão extensiva da disciplina, dos seus conceitos, procedimentos e boas práticas, aquisição de competências práticas e validada por um processo de avaliação minuciosa.
  • Certificação Expert – A certificação de Nível Expert do Digital Marketing Institute demonstra um conhecimento técnico e comercial avançado em Marketing Digital.
  • Certificação Master – A Certificação de Nível Master do Digital Marketing Institute reflete uma compreensão complexa com pensamento crítico e domínio das principais competências de Marketing Digital, aliado a uma experiência profissional significativa ou qualificações académicas anteriores.
  • Certificação Associado – A Certificação de Nível Associado do Digital Marketing Institute reflete uma aprendizagem num âmbito educativo mais restrito (ou mesmo programas curtos). Os resultados das aprendizagens são predominantemente de nível de entrada. No entanto, os cursos do Digital Marketing Institute contêm algum conteúdo de nível intermédio e avançado.

Curso Marketing Digital Certificado de Smarter Execution

Em Portugal Smarter Execution é a única entidade licenciada pelo Digital Marketing Institute™ oferecendo o percurso formativo CDMP-DMI™ que constitui um exemplo concreto de um percurso formativo em marketing digital que permite aceder à certificação profissional Certified Digital Marketing Professional (CDMP™).

Esta certificação em marketing digital de Smarter Execution, aprovada pelo Digital Marketing Institute™, garante que possui as principais e mais recentes competências de marketing digital, com o know-how, experiência e insights necessários para poder trabalhar e falar com autoridade nesta indústria de ritmo acelerado garantindo o sucesso para a sua empresa ou negócio.

Ao frequentar o Curso de Marketing Digital Certificado tem acesso a um pacote de 10 cursos com prática de estratégia e técnicas para desenvolver as suas competências de marketing digital. Este percurso inclui a realização da prova Certified Digital Marketing Professional junto do Digital Marketing Institute™, sem qualquer outro investimento.

Se pretende investir na sua formação, as certificações em marketing digital pagas são um ativo incrivelmente valioso. Um curso que abrange todos os elementos fundamentais do marketing digital de uma forma prática e dinâmica e demonstra como todas as peças funcionam em conjunto irá garantir uma vantagem competitiva com conteúdos exclusivos desenvolvidos pelo Digital Marketing Institute™. Não se esqueça de ter este ponto em consideração quando escolher qual o melhor curso de marketing digital.

Parceria Digital Marketing Institute™ e Neil Patel

Recentemente o Digital Marketing Institute™ estabeleceu uma parceira com o Neil Patel, especialista em SEO e co-fundador da NP Digital, para desenvolver a certificação Certified Search Marketing Professional. Esta certificação permite ajudar os profissionais de marketing com competências de SEO e pesquisa paga, a progredir na carreira e impulsionar o sucesso da sua marca.

Benefícios de uma Certificação Profissional em Marketing Digital

Na análise por qual o melhor curso de marketing digital, o valor de uma certificação em marketing digital para o desenvolvimento da carreira é incomensurável. Quer tenha experiência no campo ou esteja apenas a começar, existe sempre forma de acrescentar valor. Um dos aspetos mais apelativos da obtenção de uma qualificação/certificação em marketing digital é que não é preciso ter experiência educativa prévia ou atualizar quaisquer cursos para começar.

Alguns dos benefícios específicos da obtenção de uma qualificação/certificação em marketing digital incluem:

  • Manter-se no topo de novos desenvolvimentos: Uma certificação em marketing digital ajuda a manter e a acompanhar os novos desenvolvimentos na indústria à medida que ocorrem.
  • Empregabilidade: Um estudo recente sugere que os formandos não parecem estar tão prontos para entrar no mercado de trabalho como pensam que estão. Ter uma certificação em marketing digital que comprove aos potenciais empregadores que tem o conhecimento prático necessário para ter sucesso é inestimável neste contexto.
  • Oportunidades Promocionais: O marketing digital envolve uma gama bastante diversificada de competências. Adicionar uma ou duas especialidades ao seu nicho pode ajudá-lo a avançar rapidamente numa empresa. Por exemplo, um escritor de conteúdos que domina o SEO pode facilmente tornar-se um gestor de conteúdos.
  • Exigir um salário mais alto: O teu potencial de ganho como profissional de marketing digital é elevado. É um dos dez melhores empregos que não requer diploma. Cada certificação em marketing digital que adiciona ao seu currículo aumenta a sua capacidade de exigir um salário mais elevado e dá-lhe a confiança de saber que o merece.
  • Afaste-se dos seus pares: Quando tudo o resto parecer igual, o número de certificações que compilou irá distingui-lo da sua concorrência. Não é só o facto de ter as certificações e as competências que as acompanham, mas demonstra um impulso de autoaperfeiçoamento que fala muito com o seu caráter.
  • Oferece legitimidade: A realidade é que ainda existe uma mentalidade persistente de que a educação formal é importante. Uma certificação em marketing digital é onde a educação e o conhecimento prático se cruzam. Satisfaz a exigência do ensino pós-secundário que se centra em ensinar-lhe as coisas que realmente precisa de saber no mundo real.
  • Reconhecimento profissional: Uma certificação em marketing digital dará a um potencial empregador a capacidade de reconhecer e entender que as suas competências de marketing digital cumprem um alto padrão profissional.
  • Prova de qualidade: 90% dos empregadores afirmam que os indivíduos certificados são mais propensos a ganhar uma promoção do que aqueles sem certificado, enquanto 89% consideram que, em geral, as pessoas têm melhores resultados do que pessoal não certificado em funções semelhantes.
  • Conhecimentos acrescidos da indústria: Como mencionado, obter uma certificação em marketing digital reconhecida pela indústria proporciona uma qualificação valiosa, mas também proporciona um nível de conhecimento de nicho melhorado numa área cada vez mais especializada, recurso inestimável num mundo digital em constante evolução.

Como vê, existir uma certificação de nível profissional aliada, pode fazer a diferença na escolha de qual o melhor curso de marketing digital.

Ainda tem dúvidas sobre qual o melhor curso de marketing digital?

O marketing digital é uma profissão fascinante e acelerada que requer conhecimentos especiais, competências específicas e uma grande paixão por todas as coisas digitais e tecnológicas. O trabalho também é altamente flexível, e muitos dos profissionais de marketing digital são freelancers, trabalham a partir de casa ou trabalham para si mesmos.

No entanto, o marketing digital não é para todos. Algumas das competências de marketing digital mais importantes incluem ser analíticos, criativos, ter excelentes capacidades de comunicação, e ser capaz de identificar tendências e novos desenvolvimentos.

É especialmente desafiante para quem quer um trabalho que o exige continuar a aprender, mudar e ter vontade de usar a tecnologia moderna, ajudar os clientes a conectarem-se com o seu público e a fazerem crescer os seus negócios.

Seja qual for a motivação é uma carreira gratificante e emocionante que justifica apostar no melhor curso de marketing digital e na melhor certificação.

Embora muitas das bases permaneçam iguais, esta é uma indústria que mantém até os mais experientes profissionais, porta-vozes e líderes da indústria em busca de atualizar constantemente os seus conhecimentos e competências de marketing digital.

Se gostaria de começar uma carreira da melhor maneira possível, adquirindo as principais competências de marketing digital, os atributos pessoais e validação comprovada que precisa para prosperar, apostar no melhor curso de marketing digital com acesso a uma certificação relevante não é opcional, é uma ferramenta obrigatória para o sucesso!

Veja o curso de Marketing Digital Certificado