Marketing Digital Para Iniciantes
O marketing digital é uma ótima escolha de carreira neste mundo digital onde os orçamentos de marketing estão a ser, cada vez mais, direcionados para a publicidade digital e longe dos canais de marketing tradicionais. Neste artigo vai encontrar tudo o que precisa de saber sobre marketing digital para iniciantes.
Marketing digital é uma estratégia fundamental para empresas que desejam expandir a sua presença online e alcançar um público mais amplo. Se está agora a dar os primeiros passos nesta área, pode parecer um pouco intimidante, mas com as informações certas, é possível entender e utilizar as principais técnicas.

De seguida apresentamos algumas dicas de marketing digital para iniciantes, oferecemos conselhos de especialistas e exploramos as opções de carreira disponíveis.
Competências de marketing digital para iniciantes
Com cada vez mais empresas a apostar no digital e a contratar profissionais de marketing digital é importante para quem está a começar, garantir que tem as competências necessárias para se destacar neste mercado tão competitivo. Apresentamos algumas das competências mais procuradas de marketing digital para iniciantes.
Análise de dados
Data Analytics refere-se à utilização de procedimentos funcionais e softwares modernos para reunir e processar uma ampla gama de informações de diferentes interações on-line do público-alvo.
Essas interações podem ser na forma de conteúdo consumido, transações, consultas de pesquisa e outras interações relevantes para o negócio. Com o número de ferramentas on-line agora disponíveis para medir dados em diferentes plataformas, torna-se relativamente mais fácil para os profissionais de marketing analisar e tomar decisões relevantes.
Os profissionais de marketing precisam entender o conceito de limpeza de dados, que se refere ao processo de eliminar dados incorretos, duplicados ou incompletos da base de dados. Recomenda-se atualizar constantemente a base de dados para tomar decisões mais eficazes.
Criação de conteúdo
A base do marketing digital é gerar conteúdo que atraia o público-alvo para uma marca ou produto.
O objetivo não deve ser apenas criar conteúdo de alta qualidade e conteúdo SEO-friendly, mas também entender o processo de como garantir o envolvimento do público que interessa. Recomenda-se tornar a “criação de conteúdo evergreen” uma parte do objetivo. Isto significa que, se um cliente encontrar o conteúdo um dia depois ou anos depois, as informações ainda serão relevantes para suas necessidades.
SEO & SEM
O algoritmo da Google está em constante atualização e a importância de utilizar palavras-chave aplicáveis e específicas disparou. Portanto, Search Engine Optimization (SEO) torna-se uma competência fundamental que todos os profissionais de marketing digital precisam para dominar todos os níveis de marketing digital. Ter um conhecimento sólido sobre a dinâmica do SEO é crucial, juntamente com ter um conhecimento sobre o procedimento de como otimizar todas as formas de conteúdo para executar uma campanha de marketing digital de sucesso. Tanto o SEO como o SEM (search engine marketing) ajudam a alcançar o público-alvo que realmente interessa.
CRM
A monitorização da experiência do cliente ajuda as empresas a entender as necessidades crescentes do público-alvo. Os profissionais de marketing digital precisam desenvolver competências de Customer Relationship Management (CRM) que envolvem estratégias para monitorar e maximizar a experiência do cliente.
Conectar-se com seus clientes a um nível mais emocional e pessoal é sempre uma vantagem adicional para a marca, pois aumenta a probabilidade de fidelização do cliente. Competências como empatia e comunicação devem fazer parte do perfil em um profissional de marketing para melhorar a Gestão de Atendimento ao Cliente (CRM).
Competências de comunicação
Boas competências de comunicação incluem variáveis como espalhar mensagens impactantes, estabelecer confiança e construir relacionamentos. O objetivo é criar uma mensagem impactante e entregá-la aos clientes de uma forma clara, concisa, interessante e relevante. Um profissional de marketing digital deve ter a capacidade de olhar para as coisas de uma perspetiva diferente, para ser capaz de comunicar ideias de uma forma que o público entenda, juntamente com entender o que o público vai achar divertido e vale a pena.
Ao longo do curso de marketing digital online com certificado tem a possibilidade de:
(i) Estruturar, sistematizar e integrar conhecimentos de estratégia e de operacionalização nas áreas de marketing digital;
(ii) Alargar ou aprofundar conhecimentos e práticas em determinadas áreas;
(iii) Construir um perfil de competências profissionais amplo e completo;
(iv) Dispor de um certificado obtido mediante prova de avaliação com largo reconhecimento.
Gestão de redes sociais
As redes sociais estão a tornar-se o centro das conversas públicas. Os profissionais de marketing digital podem usar isso a seu favor para transmitir mensagens relevantes para o público relevante. Há mais na habilidade das Redes Sociais do que apenas postar conteúdo de forma consistente. A qualidade do conteúdo, a relevância do conteúdo e o envolvimento com o público são outros 3 fatores fundamentais para criar estratégias de redes sociais. Cada plataforma tem um algoritmo próprio que ajuda as empresas a direcionar o conteúdo para o público específico, o que ajuda a obter dados precisos. Algumas das novas ferramentas, como publicidade paga, publicações impulsionadas, hashtags e grupos empresariais ajudam as empresas a estabelecer a sua presença nas redes sociais.
Competências Básicas de Design
Atualmente, o conteúdo visual dá mais exposição do que o conteúdo escrito. Os vídeos estão a tomar conta da internet porque agora são conhecidos por terem uma maior taxa de conversão, engajamento e rankings de SEO mais altos.
É uma boa prática para os profissionais de Marketing Digital ter conhecimentos básicos de softwares como Adobe Creative Suite (Photoshop, After Effects, illustrator, InDesign, etc), Canva, Inkscape que permitem criar conteúdo visual.
Recomenda-se ter o conhecimento básico de cada competência com especializações em algumas. Embora os conhecimentos e competências técnicas possam ser aprendidos, as características e qualidades para alcançar o conhecimento não podem ser adquiridas da mesma forma.
Com o mercado digital em constante expansão, os negócios estão a crescer o que torna fundamental obter as competências necessárias e estar devidamente treinado para garantir uma carreira de sucesso nesta área.
Em termos de profissões, o marketing digital é relativamente jovem. E foi identificada como uma área de crescimento. No entanto, a educação formal nos níveis de graduação e pós-graduação e a formação ficaram aquém do seu crescimento, o que apresenta problemas tanto para os candidatos como para as empresas que procuram profissionais qualificados. Para obter oportunidades na carreira de marketing digital, concentre-se em fechar as lacunas de competências que existem ao procurar adquirir as competências necessárias, apresentando-as de forma mais benéfica para potenciais empregadores e destacar-se da concorrência.
Dicas de marketing digital para iniciantes
Vontade de aprender
A indústria de marketing digital está a crescer rapidamente e em constante evolução sendo cada vez mais competitiva. Como um aspirante a profissional de marketing digital, isto significa que deve fazer um esforço para estar a par das tendências e desenvolvimentos que podem ter impacto nas atividades de marketing.
Estas atividades podem ser tão simples como um novo software que ajuda a agendar posts nas redes sociais, um optimizador de imagem online ou um novo recurso no Google que terá impacto no envolvimento do cliente e na geração de leads.
Nas entrevistas, é fácil para as empresas identificar se um candidato tem ou não vontade de aprender. Em última análise, esta indústria requer paixão e um desejo de sucesso.
Manter-se atualizado
Para continuar a aprender é necessário manter-se atualizado e seguir as notícias do setor, através dos principais sites de marketing digital e das pessoas mais influentes do setor nas redes sociais.
Empresas como Google, Facebook, Instagram e Twitter fazem ajustes regulares nas suas plataformas de publicidade paga e algoritmos o que torna necessário estar sempre a par das mudanças. Embora exista muita informação disponível, sugerimos alguns sites para começar a utilizar e construir o seu conhecimento nestas áreas especializadas:
- SEO – Moz, Distilled, SEOGadget, Search Engine Land
- Pay Per Click (PPC) – PPC Hero, Search Engine Land
- Redes sociais – Social Media Examiner, Social Media Today
- Conteúdo – Hubspot, Content Marketing Institute Digital Marketing – Marketing Week, Think with Google, Econsultancy
- Publicidade – Campaign, Adweek
- Video – Vidyard Blog, Vimeo Blog
- Tendências digitais emergentes & Tecnologia: TechCrunch, AITrends, Think With Google
Desenvolver Projetos Pessoais
As coisas nem sempre são a preto e branco no setor de marketing digital, com muitas áreas cinzentas entre as melhores práticas e o que garante resultados para um negócio.
Todos os profissionais de marketing digital devem ter projetos pessoais para testar teorias, experimentar várias áreas (como SEO, PPC, redes sociais, marketing de conteúdo etc.) e ser capaz de assumir a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso de um projeto. Ter um espaço digital pessoal ou uma publicação também comprova o seu compromisso, enquanto demonstra os seus talentos, o que, por sua vez, o tornará mais visível para potenciais recrutadores.
Aprender a terminologia
Como qualquer profissional de marketing digital lhe dirá, há muita linguagem para aprender quando começa!
É necessário conhecer siglas como ROI, CTR e SEM, assim como estar familiarizado com estratégias como testes A/B, buyer personas, personalização e remarketing.
Construir uma marca pessoal
Se quiser mostrar a um potencial empregador que é capaz de construir a visibilidade da empresa, então precisa mostrar que consegue criar a sua própria marca pessoal.
- Tem uma plataforma social favorita que gosta de usar?
- Tira muitas fotos ou cria vídeos para publicar numa conta do Instagram ou canal do YouTube?
- Ou tem um blog que é atualizado com novos conteúdos regularmente?
Todas estas plataformas oferecem uma oportunidade inestimável para divulgar o seu nome, estabelecer contactos com influenciadores e colegas e mostrar a um empregador que é ativo online. O Seu conteúdo não precisa ser sobre marketing digital, o objetivo é dar uma visão sobre a sua personalidade e mostrar as suas competências digitais. Uma forte presença online pode ser potencialmente o fator decisivo para um empregador indeciso entre dois candidatos que se candidataram ao mesmo cargo.
Conhecimentos de HTML
O marketing digital é muitas vezes percebido como bastante glamouroso, mas verdade seja dita, muitas vezes é mais técnico e orientado por dados do que gostaríamos de admitir. Além disso, como é um departamento que colabora com a maioria dos departamentos dentro de uma empresa, é fundamental manter as suas competências atualizadas.
Assim, embora não esteja a desenvolver websites a partir do zero, estará a comunicar a sua estratégia de marketing a uma equipa de programadores ou designers que têm a responsabilidade de incorporar as suas recomendações. Como resultado, um conhecimento básico de HTML, bem como user experience (UX) e design gráfico irá ajudá-lo a destacar-se entre outros candidatos.
Conhecer os clientes e público-alvo
Mesmo que conheça muito bem o seu produto ou serviço, é essencial conhecer realmente os seus clientes. Isto permite construir uma melhor estratégia de marketing dirigida aos seus clientes e que atraia novos clientes.
É importante fazer a sua própria pesquisa de mercado, enviar pesquisas para clientes existentes e pedir feedback, assim como, estudar as avaliações e comentários para ter uma noção do que eles querem e como pode melhorar.
Depois de recolher estas informações e conhecer os seus clientes, desenvolva as suas personas. Irá utilizá-los para planear a sua estratégia de marketing e a gerir a criação de conteúdo que melhor se adapta as características dos clientes.
Conhecer as métricas
No mundo do marketing digital não há nada mais importante do que métricas. Os dados permitem comprovar o sucesso (ou fracasso) dos seus esforços de marketing e como as equipas aprendem a otimizar campanhas enquanto conhecem melhor os seus consumidores.
Conhece o CPC do CPA?
Ou o CTR do OR?
Algumas das métricas de marketing digital, também conhecidas como Key Performance Indicators (KPIs), que deve conhecer incluem:
- Visitantes únicos
- Impressões
- Taxa de rejeição
- Taxas de conversão
- Taxas de abertura e cliques
- Tempo no site
- Lead to close ratio
- Custo por lead
- Custo por aquisição
- Leads qualificadas
- Tráfego específico do canal
- Taxa de retenção de clientes
- Valor do cliente
- Taxa de Scroll
- Autoridade de domínio
- Retorno do investimento em marketing (ROMI)
Dica: quando se trata de entrevistas, pode destacar-se falando sobre o retorno dos gastos com anúncios para uma campanha que fez. É fácil falar sobre um conceito criativo empolgante que ajudou a desenvolver, mas é fundamental referir o retorno.
Formação em marketing digital para iniciantes
Se procura formação em marketing digital para iniciantes, existem diversas opções disponíveis que permitem aprender as principais técnicas e ferramentas e colocá-las em prática para trabalhar na área ou para alavancar o um negócio online.
Apresentamos uma lista de alguns aspetos que deve considerar antes de escolher um curso de marketing digital para iniciantes:
- Conteúdo: Certifique-se de que o curso de marketing digital para iniciantes abrange os tópicos que deseja aprender como SEO, marketing de conteúdo, publicidade online, redes sociais e muito mais. Verifique a descrição do curso e as avaliações de outros alunos para ter certeza de que atende às suas necessidades.
- Formadores: Procure por cursos ministrados por formadores experientes e qualificados. Verifique as certificações dos formadores, assim como, a experiência na área.
- Formato: Os cursos de marketing digital para iniciantes podem ser ministrados em vários formatos, como aulas presenciais, aulas online ao vivo ou aulas gravadas. Escolha um formato que funcione melhor para si com base na sua agenda e preferências de aprendizagem.
- Preço: Os preços variam bastante, desde cursos gratuitos até cursos pagos. Avalie o valor do curso com base no conteúdo oferecido e no nível de instrução.
- Avaliações: Verifique as avaliações de outros alunos. Procure por avaliações honestas e imparciais, especialmente aquelas que abordam aspetos específicos do curso que está interessado.
Ao escolher um curso de marketing digital para iniciantes, lembre-se de que o objetivo é aprender competências práticas que possam ajudá-lo em situações reias ou para aplicar ao seu negócio. Não se esqueça de aplicar o que aprendeu e praticar regularmente para tornar-se mais experiente.
Cursos de marketing digital para iniciantes:
Curso de Marketing Digital do Google: Este é um curso gratuito oferecido pelo Google que cobre uma ampla gama de tópicos relacionados com marketing digital. Inclui módulos sobre SEO, publicidade online, marketing de conteúdo, redes sociais, análise de dados, entre outros.
Curso de Marketing Digital da HubSpot: A HubSpot é uma das principais plataformas de marketing digital do mundo, e o seu curso gratuito de marketing digital é uma ótima opção para iniciantes. O curso aborda SEO, marketing de conteúdo, redes sociais, e-mail marketing e análise de dados.
Curso de Marketing Digital da Udemy: A Udemy é uma plataforma de cursos online que oferece uma ampla variedade de cursos de marketing digital para iniciantes. Alguns dos cursos mais populares incluem Marketing Digital para Iniciantes, SEO para Iniciantes e Marketing de Conteúdo para Iniciantes.
Curso de Marketing Digital da Rock Content: A Rock Content é uma empresa líder em marketing de conteúdo, e disponibiliza um curso gratuito que abrange temas como SEO, redes sociais, e-mail marketing e análise de dados.
Curso de Marketing Digital da Digital House: A Digital House oferece um curso de marketing digital para iniciantes. O curso é pago e inclui módulos sobre SEO, marketing de conteúdo, redes sociais, publicidade online e muito mais.
Certificação
Para além de um curso em Marketing Digital para iniciantes um fator de destaque para possíveis empregadores é obter uma certificação relevante na área.
As certificações certas não só o ajudarão a aperfeiçoar novas competências ou a atualizar as existentes, mas também demonstram aos empregadores que as suas competências correspondem a um determinado padrão da indústria.
Um dos problemas enfrentados pela indústria de marketing digital é que não há barreiras à entrada, o que significa que qualquer pessoa com conhecimentos básicos da terminologia do setor pode trabalhar na área e obter um cargo numa empresa.
Marketing Digital Para Iniciantes - Perguntas frequentes
Quais as principais dicas de marketing digital para iniciantes?
O marketing digital é uma ótima escolha de carreira neste mundo digital onde os orçamentos de marketing estão a ser, cada vez mais, direcionados para a publicidade digital e longe dos canais de marketing tradicionais. Marketing digital é uma estratégia fundamental para empresas que desejam expandir a sua presença online e alcançar um público mais amplo. Se está agora a dar os primeiros passos nesta área, pode parecer um pouco intimidante, mas com as informações certas, é possível entender e utilizar as principais técnicas: 1. Vontade de aprender; 2. Manter-se atualizado; 3. Desenvolver Projetos Pessoais; 4. Aprender a terminologia; 5. Construir uma marca pessoal; 6. Conhecimentos de HTML; 7. Conhecer os clientes e público-alvo; 8. Conhecer as métricas.
Quais as principais competências de marketing digital para iniciantes?
Com cada vez mais empresas a apostar no digital e a contratar profissionais de marketing digital é importante para quem está a começar, garantir que tem as competências necessárias para se destacar neste mercado tão competitivo. Apresentamos algumas das competências mais procuradas de marketing digital para iniciantes: 1. Análise de dados; 2. Criação de conteúdo; 3. SEO & SEM; 4. CRM; 5. Competências de comunicação; 6. Gestão de redes sociais; 7. Competências Básicas de Design.