Marketing digital para começar um negócio
Ao utilizar o marketing digital para começar um negócio, é possível aproveitar uma variedade de canais e plataformas online para promover produtos e serviços, construir uma presença de marca sólida e aumentar a visibilidade.
Uma das principais vantagens do marketing digital é a possibilidade de segmentar o público-alvo de forma mais precisa, permitindo direcionar campanhas de marketing para pessoas que têm maior probabilidade de se interessar pelo que a empresa tem a oferecer.

Marketing digital para criar um negócio oferece uma ampla gama de oportunidades para criar um negócio bem-sucedido. Ao utilizar as estratégias corretas, é possível alcançar e engajar o público-alvo, construir uma presença de marca forte, aumentar a visibilidade e obter resultados mensuráveis.
Deste modo, é fundamental investir tempo e recursos no desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital eficaz para aproveitar ao máximo todas as vantagens que essa abordagem inovadora tem a oferecer.
Neste artigo apresentamos alguma dicas fundamentais de marketing digital para criar um negócio.
Importância do marketing digital para começar um negócio
Quando as pequenas empresas começam, o seu foco geralmente é descobrir como atrair os primeiros clientes. Elas podem confiar em formas tradicionais de publicidade, como anúncios impressos, envio de flyers e brochuras ou até publicidade exterior. As empresas podem acreditar que, uma vez que ofereçam um bom produto ou serviço, é apenas uma questão de tempo até que os clientes cheguem até elas.
Embora essa estratégia possa trazer alguns negócios, existe uma forma mais fácil. As pequenas empresas devem considerar o mercado global de prospects online e beneficiar da convergência entre o marketing tradicional e digital. Nenhuma pequena empresa, por mais nova que seja, deve ignorar os canais digitais como forma de gerar leads e converter o interesse em clientes.
Benefícios do marketing digital para começar um negócio
O grupo de potenciais clientes que pode encontrar online é muito maior do que aquele que poderá atrair apenas localmente. Utilizando técnicas de marketing digital, pode alcançar uma audiência global de forma eficaz, escalável e mensurável.
Alguns dos principais benefícios do marketing digital para começar um negócio incluem:
- A capacidade de interagir com os seus prospects e perceber exatamente o que procuram, ou seja, conhecer melhor os seus clientes!
- A capacidade de chegar a qualquer pessoa e em qualquer lugar, já que não existem limites geográficos com o digital.
- Segmentar o público-alvo correto no momento certo – a personalização é mais simples com o marketing digital.
- Comunicar com os prospects em todas as etapas do processo de compra.
- Poupar dinheiro e alcançar mais clientes por menos.
- Conhecer a audiência e promover o envolvimento para criar fidelização à marca. Retirar alguma inspiração do poder dos programas de fidelização de clientes.
- Monitorizar e acompanhar as respostas às suas iniciativas de marketing de forma fácil e instantânea.
Começar no marketing digital para pequenas empresas
Com infinitas oportunidades, o marketing digital para começar um negócio pode parecer intimidante se nunca o tiver utilizado para um negócio. Existem várias plataformas e termos de marketing digital que podem fazer parecer um projeto maior do que realmente é.
As pequenas empresas podem acreditar que não têm tempo nem dinheiro para competir online. Como resultado, muitas preferem progredir lentamente e manter-se apenas com uma ou duas formas de publicidade tradicional, assumindo que o seu negócio evoluirá com o tempo.
A verdade é que o mercado é competitivo e, embora o boca a boca e as recomendações dos clientes possam ajudar a atrair tráfego, os clientes terão dificuldade em encontrar o seu negócio a menos que você esteja presente nos lugares onde eles passam tempo. Afinal, 4,6 bilhões de pessoas usam a internet por diversos motivos.
Portanto, adiar a criação de uma presença online não é uma abordagem eficaz. A melhor maneira de garantir o sucesso é promover o um negócio em escala global e usar a segmentação para atrair potenciais clientes.
Perceber que os seus clientes estão online
Quando alguém se interessa pelo seu negócio, seja um nicho de mercado ou porque está curioso acerca da sua marca, a primeira coisa que fará é pesquisar online para descobrir o que pode encontrar sobre si.
Na era digital em que vivemos atualmente, os clientes esperam encontrar um website e uma presença nas redes sociais. Podem estar à procura de avaliações para saber o que outras pessoas estão a dizer sobre a sua empresa e se é um bom local para fazer negócios. No caso de negócios locais, 87% dos consumidores lêem avaliações online.
Portanto, se um potencial cliente não o encontrar online, pode concluir que o seu negócio não parece ser legítimo. Existe uma grande probabilidade de muitos destes potenciais clientes decidirem não levar o seu negócio a sério e procurarem rapidamente em outro lugar.
Descobrir o que a concorrência está a fazer online
Para que o seu negócio seja bem-sucedido, é necessário prestar atenção ao que os concorrentes estão a fazer e aprender com isso. Não os encare como alguém para derrotar, mas como pessoas que têm algo a ensinar-lhe.
Ao analisar o que os concorrentes estão a fazer online, permite ter uma ideia do que funciona e do que não funciona. É muito provável que, independentemente do tipo de negócio em que está, os concorrentes tenham estabelecido uma presença na web. Que tipo de conteúdo utilizam, têm um blog ou promovem conteúdo visual, como vídeos?
Como comunicam a sua marca e o que os torna únicos? Como interagem com o público? Pode fazer melhor?
Uma ótima forma de descobrir o que os concorrentes estão a fazer é realizar pesquisas. Descubra que plataformas utilizam, se se concentram em palavras-chave, se existem influenciadores que utilizam para atrair tráfego. Felizmente, existem ferramentas online que podem ajudar a fazer isso:
- Semrush – Classificação de palavras-chave e tráfego de palavras-chave.
- Ahrefs – Descobrir o conteúdo mais atrativo da concorrência.
- Moz – Plataforma para classificação de palavras-chave.
- BuzzSumo – Acompanha os tipos de conteúdo populares e os influenciadores.
- Google Alerts – Ferramenta para acompanhar menções de qualquer concorrente que escolher acompanhar.
- Ontolo – Ferramenta para backlinks e marketing de conteúdo.
Existem também ferramentas para obter informações sobre os clientes para alimentar o desenvolvimento das personas e marketing de conteúdo.
Estar acessível para os clientes
Como já discutimos, um negócio precisa estar presente onde estão os clientes, ou seja, online. Seja qual for o produto ou serviço que uma pessoa procura, é muito provável que comece por pesquisar no Google. Se não tiver presença online, então não será encontrado e não poderá competir.
Se já tiver presença online, mas os seus concorrentes forem mais fáceis de encontrar porque têm uma classificação mais alta nas pesquisas, ainda assim poderá não ser encontrado. Além de criar um website, aprender o que é a Otimização para Motores de Busca (SEO) e por que é importante ajudará a ultrapassar os concorrentes e ser a primeira empresa que um potencial cliente encontra numa pesquisa no Google.
Deve também incluir perguntas simples às quais os potenciais clientes possam querer respostas rápidas, como a localização da sua empresa, o horário de funcionamento e os detalhes do seu produto ou serviço. Ao comparar o seu website com os websites dos concorrentes lado a lado, os seus potenciais clientes devem ser capazes de comparar horários, preços, ofertas especiais e muito mais para tomar a melhor decisão para eles.
Permitir que os clientes venham até si
Pense no marketing digital para criar um negócio como uma forma de se tornar acessível às pessoas que está a tentar alcançar. O alcance do seu negócio pode ir muito além da sua localidade e a escalabilidade torna-se uma realidade.
Através de uma presença online, o seu negócio está aberto mesmo quando não está! Pode criar um ambiente onde os seus clientes podem contactá-lo dia e noite.
Isso significa que os clientes e potenciais clientes podem enviar-lhe e-mails com perguntas, fazer compras e navegar no seu inventário com apenas alguns cliques simples. Além disso, os potenciais clientes que não têm forma de chegar até si fisicamente ainda podem fazer negócios consigo através de uma função de comércio eletrónico ou simplesmente utilizando as redes sociais.
Conhecer o público alvo
A beleza do marketing digital para criar um negócio é que permite interagir com os potenciais clientes. Pode conhecê-los e entender os problemas que têm para oferecer uma solução. Nas redes sociais ou através de um blog, pode iniciar uma conversa ou realizar um inquérito para obter informações. Preste atenção aos comentários ou respostas do inquérito.
Ao interagir com as pessoas online, começará a perceber o que procuram. Quais são os seus problemas ou preocupações? O que os mantém acordados à noite? Utilize essas informações para oferecer soluções através do seu produto ou serviço. O uso do marketing digital ajuda a eliminar as suposições sobre quem são os seus clientes, para que possa personalizar as comunicações e refinar o direcionamento.
Ao fazer isso, irá construir uma relação com os seus clientes. Torna-se muito mais do que um negócio, torna-se um parceiro de confiança. Lembre-se de que as pessoas têm mais probabilidade de comprar de empresas com as quais já fizeram negócios e tiveram uma boa experiência.
Fazer mais publicidade e gastar menos
Poucas formas de publicidade são tão eficazes em termos de custo como o marketing digital. As pequenas empresas e as startups estão sempre a tentar obter o máximo possível com o seu marketing, dentro de um orçamento limitado.
A publicidade online pode esticar o seu orçamento ainda mais e permitir-lhe refinar o seu público-alvo. As redes sociais são especialmente boas nisso, pois permitem definir um orçamento diário para um público específico que tem interesse na sua marca ou nos seus valores. Mais importante ainda, permite que o seu negócio exclua as pessoas que nunca comprariam de si – poupando-lhe tempo e dinheiro!
A chave para fazer anúncios nas redes sociais é selecionar a plataforma que funcionará melhor para si e para a sua marca. Não escolha o TikTok apenas porque está na moda ou anuncie no LinkedIn se não estiver a tentar gerar interesse B2B. Pesquise os canais sociais, consulte um guia sobre as demografias das redes sociais para encontrar um que corresponda ao que procura e faça alguns testes simples para ver qual a mensagem e conteúdo que funcionam.
Marketing Digital para começar um negócio - Perguntas frequentes
Quais as vantagens do Marketing digital para começar um negócio?
Ao utilizar o marketing digital para começar um negócio, é possível aproveitar uma variedade de canais e plataformas online para promover produtos e serviços, construir uma presença de marca sólida e aumentar a visibilidade. Uma das principais vantagens do marketing digital é a possibilidade de segmentar o público-alvo de forma mais precisa, permitindo direcionar campanhas de marketing para pessoas que têm maior probabilidade de se interessar pelo que a empresa tem a oferecer. marketing digital para criar um negócio. Marketing digital para criar um negócio oferece uma ampla gama de oportunidades para criar um negócio bem-sucedido. Ao utilizar as estratégias corretas, é possível alcançar e engajar o público-alvo, construir uma presença de marca forte, aumentar a visibilidade e obter resultados mensuráveis.
Qual a importância do marketing digital para começar um negócio?
Quando as pequenas empresas começam, o seu foco geralmente é descobrir como atrair os primeiros clientes. Elas podem confiar em formas tradicionais de publicidade, como anúncios impressos, envio de flyers e brochuras ou até publicidade exterior. As empresas podem acreditar que, uma vez que ofereçam um bom produto ou serviço, é apenas uma questão de tempo até que os clientes cheguem até elas. Embora essa estratégia possa trazer alguns negócios, existe uma forma mais fácil. As pequenas empresas devem considerar o mercado global de prospects online e beneficiar da convergência entre o marketing tradicional e digital. Nenhuma pequena empresa, por mais nova que seja, deve ignorar os canais digitais como forma de gerar leads e converter o interesse em clientes.