Como criar um mapa de customer journey em 5 passos

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O que é o mapa de customer journey?

O mapa de customer journey (ou mapa de utilizador) é o processo de criação de uma história visual das interações dos seus clientes com a sua marca. Este exercício ajuda as empresas a colocar-se no lugar dos clientes e a ver o seu negócio do ponto de vista do cliente. Permite obter informações sobre pontos comuns das dificuldades do cliente e como melhorá-los.

Elaborar um mapa de Customer journey é importante, porque é uma abordagem estratégica para compreender melhor as expectativas dos clientes e é fundamental para otimizar a experiência do cliente.

O mapa de customer journey é tão importante para as pequenas e médias empresas como para as grandes empresas. As expectativas dos clientes estão a mudar para todas as empresas, independentemente do tamanho.

Um dos aspetos mais importantes da experiência do cliente é a personalização, o mapa de customer journey permite que as empresas criem experiências personalizadas em todos os pontos de contacto, para cada indivíduo, em todos os canais.

Elaborar um mapa de customer journey tem uma série de benefícios tais como:

  • Otimizar o processo de compra do cliente;
  • Comparar a experiência que o cliente deseja com o que recebe na realidade;
  • Compreender as diferenças nas personalidades dos compradores à medida que passam de potencial cliente para a conversão através do funil de compra;
  • Criar uma ordem lógica para a sua customer journey;
  • Compreender os seus clientes e adaptar a experiência às suas necessidades;

Descarregue já o infográfico e saiba como criar um mapa de customer journey em apenas 5 passos.

O mapa de customer journey é fundamental para oferecer aos seus potenciais clientes uma experiência online simples e agradável e ajuda a mantê-los envolvidos enquanto impulsiona as vendas.

Quando compreender as necessidades e preferências dos seus clientes, pode aumentar a sua própria produtividade focando os seus desenvolvimentos de marketing digital nos pontos de contacto que mais precisam de ajuda.

Assim que compreender a experiência do seu cliente com o seu negócio, poderá melhorar todas as fases da sua jornada de compra. Existem muitos fatores que podem afetar a customer journey, incluindo pain points, emoções, pontos de contacto e processos da sua empresa.

Um mapa de customer journey é a forma mais eficaz de visualizar esta informação, quer esteja a otimizar a jornada do cliente ou a explorar uma nova oportunidade de negócio para atender às necessidades não reconhecidas de um cliente.