Curso Marketing de Conteúdos – Estratégia e Desenvolvimento
Curso Marketing de Conteúdos – Estratégia e Desenvolvimento
O curso Marketing de Conteúdos – Estratégia e Desenvolvimentos aborda os princípios de content marketing, introduz o conceito de envolver e adquirir clientes através da criação e partilha de conteúdos.
Ao longo do curso de content marketing, ou em português, marketing de conteúdos, irá aprender a escolher o conteúdo certo para os clientes, os diferentes formatos de conteúdo disponíveis nas redes sociais e a plataforma que melhor se adequa ao seu conteúdo. O curso content marketing, no qual irá receber formação em estratégia de conteúdo, abrange as melhores práticas para agendar o seu conteúdo, demonstra técnicas e ferramentas úteis que pode utilizar para desenvolver e aperfeiçoar uma estratégia de content marketing.
Como escolher as melhores palavras-chave para produzir conteúdo?
Descarregue o infográfico e descubra as ferramentas a utilizar para encontrar as palavras-chave certas para as suas campanhas e melhorar os seus resultados de content marketing.
No final do curso de content marketing será capaz de:
Estabelecer os objetivos de comunicação por persona;
Publicar conteúdos relevantes nos formatos adequados;
Criar alertas automáticos em google e redes sociais;
Utilizar ferramentas para testar conteúdos;
Monitorizar e corrigir a performance das publicações;
Promover e reutilizar conteúdo;
Organizar e calendarizar as publicações.
Veja imagens de atividades do curso:
Ficha Técnica:
Carga Horária: 11 a 12 horas, das quais webinar síncrono de 3 horas;
Nível de Entrada: Elementar;
Nível de Saída: Profissional;
Módulos: Introdução | Definir posicionamento e cliente | Definir uma estratégia de marketing de conteúdos | Criar e divulgar conteúdo | Analisar métricas e avaliar o desempenho | Aumentar a criatividade | Autoavaliações | Aula Live Online e slides;
Datas das Aulas Live Online: 1ª terça feira de cada mês das 18h30 às 21h30. Terá a possibilidade de escolher, no mínimo, entre 2 datas para frequentar a aula. Veja no cronograma as datas da próxima edição;
Atividades: 1 aula Live Online, 17 vídeos tutoriais (vídeo de exposição de tema suportado por apresentação e orador), 11 aprendizagens interativas (jogo, exercício ou exposição interativo sobre conceitos ou práticas), 5 vídeos de demonstração (Vídeo de configuração ou uso de ferramenta ou plataforma digital), 7 autoavaliações, 1 caso prático e slides tutoriais;
Notas de Estudo: Para download (PT);
Duração do Acesso: 45 dias;
Certificado: DGERT;
Linguagem: Português (PT) e Inglês (EN, legendagem em PT) Aula Live Online, notas de estudo e slides em PT.
Apresentação do curso Content Marketing:
Apresentação do curso:
O que é Content Marketing?
Content marketing é um método de marketing baseado na criação de conteúdo relevante e valioso, para impulsionar uma chamada específica à ação — geralmente para atrair e reter clientes.
Torna-se cada vez mais importante compreender o content marketing e saber como usá-lo eficazmente, pois existem cada vez mais, fatores que limitam a capacidade para chegar aos consumidores.
No entanto, o content marketing atravessa estas barreiras, porque está centrado na criação de ativos escritos e visuais que tenham um valor genuíno para as pessoas.

O objetivo do content marketing é aumentar as pesquisas orgânicas (usando a otimização do motor de busca, ou SEO) e o envolvimento dos potenciais clientes a partir de um público definido, que pode ser convertido. Os conteúdos são estrategicamente criados e distribuídos em locais chave através da internet para atrair clientes para o website.
Content Marketing e Criação de Conteúdos
O que é a criação de conteúdo?
É o processo de criação de diferentes formatos criativos que atendem às necessidades dos objetivos de estratégia de conteúdo. Envolve as personas das suas campanhas de forma a ajudar a construir, credibilidade e utilidade entre o seu público-alvo e a sua marca.
Ao criar conteúdo que interessa ao seu público está a construir a sua marca em termos de confiança, relevância e credibilidade.
O desenvolvimento de conteúdos deve, naturalmente, ser conduzido pela pesquisa de audiência, concorrentes e palavras-chave. No entanto, é importante lembrar que a criatividade também é necessária para tornar os conteúdos mais interessantes e apelativos.
Existem diferentes formatos de conteúdo que podem ser utilizados numa estratégia de marketing de conteúdos, os conteúdos mais populares são, por exemplo, vídeos, infográficos, blogs, podcasts, webinar, ebooks, etc.

O curso Marketing de conteúdos – Estratégia aborda os principais tipos de conteúdo, como podem ser utilizados e as melhores práticas para criar conteúdo interessante e relevante para ser partilhado pelo seu público-alvo.
Benefícios do Content Marketing
Apostar em content marketing e desenvolver uma estratégia pode trazer bastantes benefícios, nomeadamente:
- Aumentar o alcance da marca;
- Construir confiança junto dos utilizadores, criar e partilhar conteúdo junto do público-alvo transmite uma imagem de especialista na área. As pessoas confiam em especialistas que percebam do assunto e que possam ajudar a resolver problemas;
- Aumentar a visibilidade da marca, e o tráfego para o site;
- Gerar partilha de conteúdo (se for relevante) nas redes sociais;
- Desenvolver relações de longo prazo com o público, fornecendo motivos para as pessoas voltarem a visitar o site;
- Melhorar a reputação da marca, através da construção de uma relação de confiança;
- Melhorar os resultados a pesquisa orgânica (SEO), uma vez que, o conteúdo ajuda a criar a visibilidade orgânica;
- Ajudar a gerar novos negócios e a recrutar novos interesses empresariais.
Conteúdos originais do Digital Marketing Institute™ apresentados em português em formato webinar síncrono
Estratégia de Content Marketing
O Content Marketingvai muito além do que apenas produzir conteúdo para blogs, sites e redes sociais. É preciso pensar na maneira de distribuir este conteúdo, como aumentar a audiência e como medir resultados, tornando fundamental a criação de uma estratégia de marketing de conteúdos.
Ao longo do curso Marketing de conteúdos – estratégia e desenvolvimento irá aprender todas as técnicas e ferramentas para criar uma estratégia de content marketing bem-sucedida utilizando o tipo de conteúdo que melhor se adapta ao seu negócio.
Criar uma estratégia que se adapte ao seu negócio específico torna os materiais de marketing o mais eficazes possível. É importante avaliar cada ativo pelo valor que adiciona à estratégia como um todo, e depois fazer ajustes conforme necessário. Uma estratégia de marketing de conteúdo permite educar os clientes e converter os potenciais interessados.
Cursos Grátis de Marketing de Conteúdos
Se pesquisar, seja de forma online ou offline, encontrará diversa informação disponibilizada de forma grátis relativa à criação de conteúdos aplicados a uma estratégia de marketing digital. Assim, é verdade, que informação como a que irá encontrar no curso Marketing de Conteúdos – Estratégia e Desenvolvimento, pode ser encontrada por meios grátis.
Faria então sentido o curso Marketing de Conteúdos – Estratégia e Desenvolvimento ser grátis? A resposta é não, perceba os 3 principais motivos:
(i) Evita correr riscos relativos à informação, tais como perder tempo a procurá-la, sendo que poderia até estar incompleta levando-o desta forma a tomar decisões pouco acertadas;
(ii) Todos os conteúdos disponibilizados para que possa desenvolver conteúdos relevantes para as suas personas estão orientados para a aplicação prática e imediata ao negócio, facto que leva a que o curso tenha uma duração reduzida e permitir que seja feito ao seu ritmo;
(iii) A sessão live online de 3 horas incluída no curso é uma ótima forma de compilar todo o conhecimento, esclarecer todas as duvidas e principalmente de obter ideias fundamentais para desenvolver conteúdos únicos e eficazes para o seu público-alvo fornecidas por um especialista na área.
Se quer aprender estratégias de criação de conteúdo apenas para ter o conhecimento, então é possível que recorrer a alternativas grátis seja o que melhor se adequa a si!
Se, em contra partida, vê no marketing de conteúdos uma forma de alcançar mais pessoas, aumentar a notoriedade da sua marca ou daquela para a qual trabalha e de, consequentemente, aumentar as vendas, então este é o curso ideal para si, dado não requerer um enorme investimento temporal e financeiro e por permitir o acesso a técnicas reconhecidas para melhorar a sua estratégia de criação de conteúdos.