Curso Research, Estratégia e Planeamento em Social Media
O curso Research, estratégia e planeamento aborda os Princípios 3i do Digital Marketing Institute™ para uma estratégia digital bem-sucedida, e o papel e responsabilidades do marketing das redes sociais.
Para além disso, este curso de estratégias de social media e gestão de redes sociais abrange os processos essenciais, o planeamento e implementação de uma estratégia de marketing de pesquisa para a sua organização e as melhores práticas para planear e executar uma estratégia e avaliar o desempenho de uma campanha de marketing de pesquisa.
No mundo digital de hoje, a gestão de redes sociais e as estratégias de social media desempenham um papel fundamental na conectividade global e na construção de relacionamentos entre marcas e o seu público-alvo. A crescente importância das redes sociais na vida das pessoas também abriu portas para oportunidades de negócios e marketing. Neste contexto, as estratégias de social media e a gestão das redes sociais tornaram-se essenciais para o sucesso online das empresas. Este curso de Curso Research, Estratégia e Planeamento em Social Media explora a importância dessas estratégias e como podem ser implementadas para impulsionar o alcance, envolvimento e reconhecimento de uma marca.
As estratégias de social media são um conjunto de ações planeadas e coordenadas que as marcas adotam para alcançar os seus objetivos nas redes sociais. Estas estratégias podem variar de acordo com a plataforma escolhida, o público-alvo e os objetivos de negócios.
A gestão eficaz das redes sociais é a chave para executar as estratégias de social media de forma consistente e bem-sucedida. Envolve a administração das contas das redes sociais, o planeamento do conteúdo, o envolvimento com os seguidores e a monitorização contínua.
No final do curso será capaz de:
Utilizar a pesquisa e os dados que obtém do público a favor do seu negócio;
Construir uma comunidade nas redes sociais;
Otimizar a comunicação de acordo com a vertente cultural dos segmentos que procura atingir;
Planear uma estratégia de social media, desde a sua conceção até à orçamentação;
Analisar o mercado em que está inserido o seu negócio e respetiva concorrência;
Definir, criar, executar e medir uma estratégia de social media.
Princípios 3i do DMI
O Digital Marketing Institute™ desenvolveu uma metodologia que ajuda a orientar os profissionais de marketing digital para alcançar os seus objetivos. Esta metodologia, que é central para as componentes-chave do marketing digital, compreende três princípios: iniciar, integrar e iterar.
Esta metodologia designa-se por Princípios 3i. Os princípios são projetados para pensar sobre uma estratégia de marketing digital ou campanha do início ao fim. Isto ajuda a garantir que a campanha ou estratégia atinge o público-alvo pretendido e no fim refletir sobre o que funcionou e compreender o que precisa de ser melhorado.
No essencial, a metodologia Princípios 3i é um sistema para conceber, executar e refletir sobre a sua atividade de marketing digital para impulsionar o melhor desempenho.
Ao longo do curso Research, estratégia e planeamento irá aprender os fundamentos da metodologia e como utilizá-la para aplicar na sua estratégia de marketing digital e na criação de campanhas, de forma mais fácil e com garantia de sucesso.
Ficha Técnica:
Carga Horária: 16 a 17 horas, das quais webinar síncrono de 3 horas;
Nível de Entrada: Profissional;
Nível de Saída: Profissional;
Módulos: Introdução | Construir uma comunidade nas redes sociais | Realizar estudo Cultural | Planear uma estratégia de social media | Conduzir a pesquisa social | Analisar a industria o negócio e a concorrência | Definir objetivos e KPI’s social media | Criar uma estratégia social media | Executar uma estratégia social media | Monitorizar a estratégia de social media | Autoavaliações | Aula Live Online e slides;
Datas das Aulas Live Online: 3ª quinta feira de cada mês das 18h30 às 21h30. Terá a possibilidade de escolher, no mínimo, entre 2 datas para frequentar a aula. Veja no cronograma as datas da próxima edição;
Atividades: 1 aula Live Online, 54 vídeos tutoriais (vídeo de exposição de tema suportado por apresentação e orador), 3 vídeos de demonstração (Vídeo de configuração ou uso de ferramenta ou plataforma digital), 8 autoavaliações, 1 caso prático e slides tutoriais;
Notas de Estudo: Para download (PT);
Duração do Acesso: 45 dias;
Certificado: DGERT;
Linguagem: Português (PT) e Inglês (EN, legendagem em PT) Aula Live Online, notas de estudo e slides em PT.
Importância de research estratégia e planeamento em social media
O objetivo da pesquisa é aprender o máximo possível antes de desenvolver uma estratégia. Muitas vezes entramos no processo estratégico com pressupostos. Quando confrontados com um desafio, muitas vezes sentimos que sabemos a resposta. A pesquisa não é necessariamente para provar que está errado, mas também pode confirmar que está certo e apoiar as suas decisões.
O valor da pesquisa social resume-se a, essencialmente conhecer os clientes, compreender melhor o público e a sua cultura permitindo criar melhor conteúdo e mais direcionado. Aprender a utilizar as ferramentas de social research ajuda a estar mais informado com o seu orçamento e gastos, a criar relações com o seu público-alvo e a identificar tendências de mercado emergentes.
Veja imagens de atividades do curso:
Pesquisa de audiência
A principal pesquisa que todos os profissionais de marketing digital devem utilizar até mesmo antes de pensar na campanha é a pesquisa de audiências. A pesquisa do público é projetada para estabelecer o tamanho, composição e características de um grupo de indivíduos que são ou podem ser potenciais clientes. É importante notar que esta pesquisa é sobre as pessoas e indivíduos que compõem o seu público-alvo.
O objetivo de toda a pesquisa do público é encontrar insights de consumo que possam ajudá-lo a cumprir a sua campanha ou objetivos de negócio. Como o objetivo de uma estratégia de marketing digital é influenciar a jornada do consumidor, é necessário relacionar-se com o público, sabendo o que pensam, como se comportam e quais são os seus interesses.
Um dos principais benefícios para a realização da pesquisa de audiências é a capacidade de identificar obstáculos. Ao estar consciente dos obstáculos, pode então desenvolver conteúdo personalizado apropriado que seja mais relevante para o seu público. Além disso, pretende encontrar formas de se manter à frente dos seus clientes e descobrir soluções que antecipam necessidades futuras que possam ter. A pesquisa de audiência permite compreender os seus clientes e, em última análise, torna-o mais eficaz na entrega da sua estratégia de marketing digital, atendendo às suas necessidades.

Ao longo do curso Research estratégia e planeamento em social media vai aprender a as melhores técnicas para pesquisar a sua audiência, conhecer as suas necessidades e perceber a melhor forma satisfazer essas mesmas necessidades.
Cursos Grátis de Estratégia e Planeamento em Redes Sociais
É abundante e diversificada a quantidade de informação grátis disponibilizada online sobre redes sociais, onde as questões relacionadas com o tratamento de dados, estratégica e de planeamento são também abrangidas. Por isso, a informação que encontra no curso Research, Estratégia e Planeamento em Social Media pode ser obtida de forma grátis.
Qual o motivo que leva o curso Research, Estratégia e Planeamento em Social Media a não ser grátis? Existem 3 motivos:
(i) Garante que toda a informação que está a consultar é atual, relevante e completa. Não perde tempo a procurá-la ou a estudar com informação pouco relevante ou incompleta;
(ii) Poderá de imediato proceder à aplicação prática do conhecimento ao negócio devido à forma como o curso se encontra estruturado. Começa de imediato a fazer o auto estudo e conclui o curso ao seu ritmo;
(iii) Está prevista uma sessão live online de 3 horas que pode utilizar da forma que mais conveniente lhe for, seja para esclarecer questões, obter ideias chave, ou receber insights de aplicação direta ao seu negócio.
Se quer aprender a executar um planeamento nas redes sociais ou a utilizar os dados provenientes delas de forma diferente para melhorar as suas páginas pessoais, então as fontes grátis poderão ser, eventualmente, a melhor opção para si.
Se o seu objetivo passa por aprimorar, do ponto de vista da rentabilidade, a utilização das redes sociais do seu negócio ou dos negócios para os quais presta um serviços, então investir num curso pouco extenso e prático poderá ser a melhor forma de o conseguir.
Apresentação do curso:
Apresentação do curso:
Pesquisa cultural
A pesquisa cultural envolve investigar as formas pelas quais a cultura cria e transforma experiências individuais, a vida quotidiana, as relações sociais e o poder.
A cultura está profundamente ligada às comunidades de interesse. Com cada comunidade de interesse há características e tendências culturais únicas. E estas características e tendências culturais vão ajudá-lo a descobrir insights que levarão a melhores estratégias nas redes sociais para alcançar o seu público. Dentro das culturas, as características únicas que pode procurar são, influências geográficas, língua, notícias históricas e atuais, regras e costumes, etc.
Ao frequentar o curso Research Estratégia e Planeamento irá aprender utilizar ferramentas para realizar pesquisa cultural, tais como: palavras-chave, grupos de Facebook, comunidades do Twitter, hashtags e influenciadores. Cada uma destas ferramentas constitui uma forma de entender como uma comunidade específica está a falar e a interagir, e como estão envolvidas com a sua marca ou produto e poderá aplicá-las no desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital.
Conteúdos originais do Digital Marketing Institute™ apresentados em português em formato webinar síncrono
Pesquisa da concorrência
Pesquisar sobre a concorrência fornece uma visão sobre o que a concorrência está a fazer em termos de marketing, qual é a sua mensagem e posicionamento, a forma como são bem recebidos, que parte do mercado estão a atingir e o sucesso que estão a alcançar online.
Ao longo do curso Research estratégia e planeamento em social media vai aprender a analisar a indústria em está inserido e a conhecer a concorrência para perceber de que forma estão a alcançar o seu público-alvo.