Qual é a melhor certificação de Scrum Master – DASM, CSM ou PSM ?

Scrum é uma estrutura de gestão de projetos que ajuda as empresas e organizações a gerir grandes projetos, aumentar a responsabilidade da equipa e reduzir custos.

Um Scrum Master é um profissional ajuda a equipa a usar melhor o scrum na construção do produto ou na execução do projeto.

Tornar-se um Scrum Master certificado não apenas aumenta a credibilidade como melhora as perspetivas de progressão na carreira.

Existem várias certificações scrum e várias entidades certificadoras no mercado.

A certificação Certified Scrum Master® da Scrum Alliance® é uma das primeiras certificações Scrum, no mercado desde 2002. A Scrum Aliiance® foi fundada pelos criadores do Scrum e oferece formação e certificações na área.

A certificação mais conhecida da Scrum Alliance® é a CSM, Certified Scrum Master®.

A certificação CSM é um primeiro passo numa jornada de certificações disponibilizadas pela Scrum Alliance®.

Com a certificação CSM, tem oportunidade de se juntar à comunidade Scrum Alliance®, que pode marcar o seu progresso através de formação contínua e certificações avançadas.

Uma das mais famosas certificações Scrum, a Professional Scrum Master I (PSM™ ) é o primeiro nível de certificações concedidas pela Scrum.org™, a instituição apoiada por um dos co-criadores do scrum Ken Schwaber.

A Scrum.org® foi criada com objetivo de para ajudar pessoas e equipas a resolver problemas complexos.

A certificação PSM permite aplicar Scrum a um nível profissional através de cursos de formação, certificações e aprendizagem contínua, tudo com base num conjunto comum de competências.

O Project Management Institute® oferece uma abordagem diferente de formação e certificação através de um caminho progressivo para o domínio ágil com certificações que se adaptam a cada caso específico e necessidade. Muitas vezes o Scrum não é suficiente para uma única equipa, uma vez que estas evoluem e tentam tornar-se mais eficientes. A certificação DASM® permite reconhecer as práticas adequadas e escolher o que é relevante, dada a situação, contexto ou projeto.

A certificação DASM® é uma certificação Scrum Master mais completa, para além de Scrum explora outros métodos como SAFe® ou XP.

Todas as certificações têm as suas vantagens e diferenças. Independentemente da certificação que pretende obter, o importante é escolher com consciência a que melhor se adequa ao que procura.

Apresentamos uma análise comparativa entre as certificações mais procuradas e relevantes, que existem atualmente no mercado, nomeadamente a certificação DASM do PMI®, a certificação CSM Scrum Alliance® e a certificação PSM da Scrum.org™.

Aqui ficará a saber:

  • As principais características das certificação DASM, CSM e PSM;
  • O que vai aprender em cada uma delas;
  • A quem se destinam;
  • Características do exame de certificação;

Descarregue a brochura e fique a conhecer todas as diferenças e vantagens entre as certificações DASM do PMI®, CSM da Scrum Alliance® e PSM da Scrum.org™.