5 Passos para desenvolver um Business Case

O business case é um documento que explica como os benefícios de um projeto superam os seus custos e por que deve ser executado. Os Business cases são desenvolvidos durante a fase de início do projeto e o seu objetivo é incluir todos os objetivos, custos e benefícios do projeto para convencer as partes interessadas do seu valor.

Os projetos falham sem ter um business case de suporte, uma vez que este documento é necessário para iniciar o projeto e é a base para o project charter e para o plano de projeto. Mas se um business case não está ancorado à realidade, e não aborda uma necessidade que se alinha com os maiores objetivos de negócio da organização, então é irrelevante.

O business case é um documento criado durante a fase de iniciação do projeto e será usado como referência ao longo do ciclo de vida do projeto.

Quer esteja a iniciar um novo projeto ou a meio de um, desenvolver um business case é fundamental para justificar as despesas do projeto e identificar os benefícios para a empresa e para os stakeholders.

Descarregue o guia que o pode ajudar a desenvolver um business case em 5 passos.

O guia 05 passos para desenvolver um business case inclui:

  • O que é um business case e para que serve;
  • Vantagens de criar um business case;
  • Quem pode desenvolver um business case;
  • Estrutura do business case;
  • 5 passos para desenvolver um business case.

O business case pode ser utilizado por diferentes membros de gestão dentro de uma organização. Não só são utilizados para justificar o investimento num projeto individual, como também para ajudar a decidir que projetos irão contribuir para os objetivos estratégicos da organização. Dessa forma, podem filtrar as más ideias para os projetos, e apenas financiar projetos que contribuam para os objetivos estratégicos.

Em todos os casos, o business case deve ser escrito e aprovado antes de qualquer aplicação de recursos.